Deputado quer proibir corredores de motocicletas em determinadas vias

O Projeto de Lei 1549/2023 defende que circular entre os automóveis é mais arriscado e pode causar até acidentes fatais

moto no corredor
Apenas faixas exclusivas permitirão a açã (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 10/04/2023 às 17h02

O Projeto de Lei 1549/2023, apresentado à Câmara dos Deputados, prevê uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para proibir o corredor de moto. Segundo o PL, motocicletas, motonetas e ciclomotores não poderão circular entre as faixas, a menos que sejam locais demarcados.

VEJA TAMBÉM:

No artigo 1º do documento que foi apresentado à câmara, está expresso que:

Art. 1º. Esta Lei acrescenta dispositivos à Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, para proibir o tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes, tornando obrigatório o tráfego desses veículos nas faixas de circulação utilizadas por automóveis e faixas exclusivas de motocicletas em avenidas ou vias em que a velocidade ultrapasse 50km/h.

  • Além desta regra, o PL que proíbe o corredor de moto afirma que a circulação se dará exclusivamente nas faixas utilizadas por automóveis. Caso a via de trânsito tenha limite superior a 50km/h, deverá ser criada faixa exclusiva para tais veículos pelo órgão competente.
  • Outro ponto descrito é que quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita.

Como justificativa, o deputado Marcos Soares:

A principal razão para isso é a diferença de velocidade da moto em relação aos outros veículos, que geralmente é abusiva. Isso porque muitas pessoas passam no corredor na mesma velocidade que na pista, pilotando até mesmo acima de 100 km/h. Nesse caso, basta um simples descuido para que um acidente fatal aconteça.

O que a atual legislação diz sobre o corredor?

Não há restrições expressas a respeito do corredor de moto. Dessa forma fica claro que a prática pode ser realizada.

Entretanto, um motociclista no corredor pode estar exposto a outras turbulências e até infrações, como ultrapassagem em fila (artigo 211), ultrapassagem pela direita (artigo 199) e “distância de segurança lateral e frontal” (artigo 192). O piloto tem que ficar atento a não cometê-las.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edicelio Alcântara 1 de outubro de 2023

Se o problema do trânsito fosse somente o tráfego nos corredores mas não existe farol vermelho, calçada, mão de tráfego, uso pouco consciente da buzina, violência e……
É preciso acabar com o tráfego no corredor para começar a educar este pessoal.

Avatar
Paulo 20 de maio de 2023

Pensando assim Rodrigo,não devia existir leis,pq ngm fiscaliza.eu pessoalmente iria achar bom,as motos passam levando tudo,não param para vera mer… que fizeram.acho um absurdo!!!

Avatar
JO 13 de abril de 2023

Sugiro que todas as motos tirem um dia pra andar junto com os carros. Vamos ver o tamanho do engarrafamento. Vamos ver se os que estão ao volante vão curtir.

Avatar
Rodrigo 12 de abril de 2023

Mais uma lei inócua, se aprovada/criada efetivamente. Alguém vai fiscalizar??? Ou existe alguma alma inocente que acredita que vão parar de andar espremidos entre os carros, muitas vezes danificando-os ou podendo causar acidentes???
Pura balela, perda total de tempo…

Avatar
Deixe um comentário