Pneu da moto furando muito? Pode ser a câmara de ar ou a falta dela
Cada tipo de pneu de moto vai depender também da motocicleta, da roda e até do tipo de uso e terreno que o piloto está rodando
Cada tipo de pneu de moto vai depender também da motocicleta, da roda e até do tipo de uso e terreno que o piloto está rodando
Ter que levar a moto para o borracheiro por conta de um pneu furado ou vazio é para acabar com o dia do piloto. Porém isso pode ser culpa do pneu que você está usando em sua moto e trocar ele pode resolver as constantes idas à borracharia.
Além dos tipos de propostas que os pneus carregam, como pneus para off-road ou pista, os pneus são definidos em basicamente dois tipos: com câmara de ar e sem câmara de ar.
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Para saber qual o melhor pneu para moto é importante também entender a proposta de cada um dos dois pneus apresentados.
Os pneus de moto com câmara de ar são o tipo mais comum e tradicional. Eles são compostos de duas partes: a câmara de ar, que é um saco de borracha que contém o ar, e o pneu, que é a parte externa que entra em contato com o solo.
Sendo mais encontrados em motos menores, os pneus de moto com câmara de ar costumam ser mais baratos do que os sem câmara, além de serem mais fáceis de reparar, pois qualquer remendo na câmara a cola.
Entretanto esta também é uma desvantagem já que a câmara, fácil de arrumar, costuma furar muito mais do que o pneu sem câmara.
Os pneus de moto com câmara de ar costumam ser usados em terrenos mais irregulares, onde as pedras podem amassar a roda. Neste caso, mesmo com a roda desajeitada, o ar fica preso na câmara do pneu.
Os pneus de moto sem câmara são compostos de um único componente, o pneu, que possui uma camada interna de borracha que ajuda a vedar o ar.
Estes costumam ser mais caros do que os com câmara até porque têm de ser mais precisos, para vedar bem o ar. Em suas desvantagens está a manutenção que é mais trabalhosa.
Isso acontece pois a borracha de pneus é bem resistente, diferente da câmara de ar. Assim como o ar está dentro do próprio pneu, apenas situações mais críticas vão tirar o ar de lá.
Os pneus de moto sem câmara de ar costumam ser usados em terrenos mais regulares, principalmente nas pistas de performance, já que buracos e objetos não estão presentes para entortar a roda e fazer com que o ar vaze.
Como dito, o tipo de pneus vai depender do uso. Segundo o coordenador de Marketing Moto Pirelli para América Latina, Vitor Rosinholi:
O conceito de “melhor” varia de acordo com cada tipo de moto, cada tipo de condutor e necessidade. Por isso, não existe um pneu melhor do que o outro. O que existe é um pneu mais adequado para cada situação.
Por exemplo, para uma utilização mais focada no off-road, em que o piso é mais irregular, boa parte dos condutores optam por utilizar pneus com câmara de ar. Já em motos de maior performance e uso on-road, é preferido o uso dos pneus sem câmaras.
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