Suzuki Escudo Pikes Peak: o unicórnio de Gran Turismo
Presente desde os primeiros games da franquia, Suzuki Escudo Pikes Peak é quase que um troféu de platina em Gran Turismo
Presente desde os primeiros games da franquia, Suzuki Escudo Pikes Peak é quase que um troféu de platina em Gran Turismo
Esqueça o Toyota Supra, Nissan GT-R, McLaren F1 ou Honda NSX, o carro mais bruto de “Gran Turismo” sempre foi e será um Suzuki Vitara. No caso o Escudo Pikes Peak projetado por Nobuhiro Tajima, o Monstro.
Tudo bem, todo mundo que curte “Gran Turismo” sabe que o Escudo é o carro definitivo, que quase ninguém conquista, mas todo mundo quer ter. Com ele se pode ganhar quase tudo, afinal é um carro de corridas perfeito (no videogame). Mas por que esse assunto agora, na véspera de Natal?
Simples, o Escudo tem sido uma espécie de unicórnio na minha vida. Só consegui esse carro em “Gran Turismo 4”, mas pouco depois o Memory Card deu problema e nunca mais corri com ele novamente. Mas há uma forma mais acessível de conseguir, pelo menos um pedaço desse carro em “Gran Turismo 7”, mas é preciso um pouco de sorte.
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Curiosamente por benevolência, ou por “Forza” da concorrência, a Polyphony Digital resolveu liberar cartões fartos de sorteios neste Natal. São prêmios que não vemos com frequência. Entre eles, motores.
Motores são itens muito caros em “GT7”, o velho Kaz Yamauchi, tem se mostrado bastante avarento ultimamente e faz de tudo para que seus jogadores gastem fortunas com créditos. Mas estes prêmios estão lá, basta logar diariamente e colher as cartinhas.
Numa dessas, tem só motores. Eles são iguais no desenho. E você só descobre qual é quando abre o “presente”. E geralmente, a Polyphony dá peças de carros muito caros. Tenho um monte de pedaços de carros como Ferrari Enzo, por exemplo. E surgiu o motor V6 2.5 do Suzuki Escudo Pikes Peak.
“Opa!, mais um gift inútil!”, pensei. Mas estava redondamente enganado. Isso porque os motores permitem montagem em outros carros, que não são propriamente o modelo em questão. E para o bloco satânico de quase 1.000 cv do Escudo, é possível instalar em um “modesto” Mitsubishi GTO ou em um Lancer Evo X.
Isso mesmo, enquanto um Suzuki Escudo Pikes Peak custa uma fábula de quase 2 milhões de créditos e aparece esporadicamente na loja de carros raros, um GTO pinta a todo instante na loja de usados e o Evo X está disponível para compra na concessionária do game.
Daí, bastou instalar o motor e temos um GTO ou Evo X de quase 1.000 cv. Claro que será necessário gastar um monte de grana com freios, suspensão, alívio de peso e aerodinâmica para o carro ter performance na pista, mas pelo menos o motor tá no jeito.
Mas por que o Suzuki Escudo Pikes Peak é tão bom? Essa versão do Vitara foi desenvolvida nos anos 1990, por Tajima para correr a prova de subida de montanha, que é realizada há mais de um século no Colorado.
Tajima que comandava uma equipe da divisão esportiva da Suzuki, construiu um carro com chassi tubular e um bolha inspirada no Escudo (Vitara, no Brasil), mas acrescido de imensos apêndices aerodinâmicos para manter o carro preso à estrada e suportar os fortes ventos no alto da montanha.
Na primeira tentativa, Tajima montou dois motores 1.6 turbo no carro. Um para cada eixo. Hoje isso é comum nos elétricos, mas dois motores a combustão operando de forma sincronizada é algo um tanto complexo, mas tem sido tentado desde os anos 1930. No entanto, a versão definitiva recebeu um motor V6 2.5 biturbo de 995 cv e quase 100 kgfm de torque.
Infelizmente, Tajima não conseguiu vencer o Pikes Peak com seu Suzuki voador, mas o Escudo se tornou um ícone em “Gran Turismo”. Isso porque desde o segundo game da Franquia, o carro tem sido disponibilizado, sempre a preços aviltantes, mas quando se consegue o Escudo, a grana começa a jorrar.
Isso porque o carro é leve, muito potente e tem uma aerodinâmica surpreendente. Assim, nas provas em que pode ser inscrito, o jogador tem uma grande vantagem diante dos demais carros e pode acumular sua fortuna em créditos do jogo.
Mas só o Suzuki Escudo Pikes Peak é esse carro? Que nada, há outros, mas depois eu conto.
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