Produção brasileira de motos tem o melhor maio desde 2012

Foram fabricados 160 mil unidades de motocicletas, constatando a expectativa de alta do mercado de duas rodas no país

Fábrica de motocicleta / Produção de moto
Foram fabricadas 160.389 motocicletas em maio (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Publicado em 11/06/2024 às 11h07

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo – divulgou os resultados da indústria de duas rodas deste mês de maio de 2023 e apontou que a produção de motos continua crescendo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Com 160.389 motocicletas produzidas em maio, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM – alcançaram o melhor resultado para o mês desde 2012.

VEJA TAMBÉM:

Na comparação com o ano passado, o volume foi 3,4% superior. Já em relação a abril, houve queda de 1,8%, resultado do menor número de dias úteis (dois dias a menos), devido aos feriados do Dia do Trabalho e Corpus Christi.

  • De janeiro a produção de motos registrou 761.734 unidades, alta de 13,8% na comparação com o mesmo período de 2023.
  • Nos cinco primeiros meses de 2023, a produção de modelos bicombustíveis cresceu 16,7% e totalizou 497,9 mil unidades.

A associação ainda aponta que no acumulado do ano a indústria também registrou o melhor desempenho dos últimos 13 anos.

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, todas as associadas cumprem o planejamento para atender a demanda do mercado, que segue tendência de alta.

O polo de motocicletas em Manaus mantém seu ritmo de produção e de investimentos para atender aos novos consumidores e àqueles que querem trocar suas motocicletas por modelos mais atualizados e com mais recursos tecnológicos”, afirma o presidente  a respeito da produção de motos.

Vendas no varejo

Os licenciamentos apresentaram alta de 1,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado e somaram 164.533 unidades. Esse foi o melhor resultado para o mês desde 2011. Em relação a abril foi registrado recuo de 3,4%.

A categoria mais emplacada foi a Street, com 77.117 unidades e 46,9% de participação no mercado.

No quinto mês do ano, que teve 21 dias úteis, a média diária de vendas foi de 7.835 motocicletas. As motocicletas de baixa cilindrada foram as mais licenciadas e responderam por 80,4% do mercado. Já os modelos de média cilindrada tiveram 16,8% de participação e os de alta cilindrada, 2,9%.

De janeiro a maio, os licenciamentos cresceram 19,9% e totalizaram 767.281 unidades. De acordo com dados da Abraciclo, esse é o melhor resultado para os primeiros cinco meses do ano, desde 2008.

Exportações

Em maio, as associadas da Abraciclo exportaram 1.476 motocicletas. O volume é 51,1% inferior ao alcançado no mesmo mês de 2023 e 44,3% menor na comparação com abril. No acumulado do ano foram embarcadas 13.503 unidades, retração de 20,4% na comparação com o mesmo período de 2023.

  • Os números de vendas nacionais e internacionais devem seguir acompanhando a produção de motos.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário