Tirar o filtro de ar da moto aumenta a velocidade… do estrago
Quem retira este equipamento querendo andar mais rápido esquecer da principal função que ele tem para o motor e sistema de admissão de ar
Quem retira este equipamento querendo andar mais rápido esquecer da principal função que ele tem para o motor e sistema de admissão de ar
O filtro de ar da moto é um item fundamental para garantir o bom funcionamento do motor. Como o próprio nome aponta ele segura as impurezas e deixa que apenas o ar siga em direção ao motor, porém condutores apressadinhos têm o hábito de retirá-lo para ganhar mais potência e velocidade com a moto o que irá garantir além disso, vários problemas.
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Para que haja a combustão dentro do motor, além de combustível é necessário calor – que é gerado pelas velas – e também de um comburente, o oxigênio. Sendo assim todo motor de moto tem um sistema de admissão de ar para que tudo isso se misture lá dentro e o veículo se movimente.
Porém, como sabemos há muitas partículas de sujeiras na atmosfera, que caso entrem no motor irão comprometer a queima, movimentação das engrenagens e todo o funcionamento dele.
O filtro de ar é a barreira mais importante contra o vento antes dele adentrar o motor e por todos os motivos citados acima ele tem a função de segurar a sujeira que entraria no conjunto.
Muitos condutores retiram o filtro de ar da moto para que a admissão de ar seja maior e aí ter aumento de potência. Entretanto, apenas esta manutenção não garante muito ganho nas velocidades finais. Quem quiser realmente melhorar a moto tem que fazer outras modificações nela.
Mesmo que possa haver um ganho mínimo na cavalaria, os riscos de ter o motor danificado pelas impurezas são bem maiores que este aumento na velocidade.
Além de problemas com sujeira no motor, essa maior admissão de ar pode gerar consumo de combustível elevado. O primeiro motivo para isso é a mistura destas partículas com o combustível, que irá queimar de forma mais irregular, provocando assim maior injeção e logo consumo.
O segundo ponto é que o maior fluxo de ar exigirá, naturalmente, que mais combustível seja injetado.
Neste ponto não há segredos. Basta manter o filtro no prazo de validade e trocá-lo conforme indica o manual. Jamais se deve limpar o filtro e o reutilizar, pois isso pode sim retirar muita sujeira, mas as pequenas partículas continuam e as chances de danificá-lo sem perceber são enormes – filtro danificado deixa que as sujeiras passem.
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Por isso que a minha tá sem nada nem filtro nem caixa de ar e nem condutor só o carbura, o motor é meu e quem paga a conta também sou eu Kkkkkk na verdade não dá pra regular ela direito com filtro, da muito excesso e se regular assim ele embola em alta, então é na raça mesmo… Mão na bomba e na dúvida acelera!!!