O modelo que foi comercializado no início dos anos 2000 até hoje é muito querido pela confiabilidade e a base de da sua irmã carenada
Mesmo que conte com modelos da família MT e a representante R3 da sua gama de esportivas, aqui no Brasil a Yamaha já teve épocas mais gloriosas. Um modelo que não nos deixa mentir é a naked Yamaha FZ6, também conhecida como Fazer 600. Essa intermediária esteve por aqui até meados de 2009 e ainda é uma clássica e potente, mesmo sendo uma moto usada.
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Preços da Yamaha FZ600 2009:
A Yamaha FZ6 nasceu do reaproveitamento bem planejado do motor da superesportiva YZF-R6, uma das referências de desempenho da marca. Com isso, a FZ6 ganhou um coração de 600 cm³, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, injeção eletrônica e refrigeração líquida, entregando potência de 98 cv a 12.000 rpm e torque de 6,4 kgfm a 10.000 rpm — desempenho mais do que suficiente tanto para o uso urbano quanto para viagens em estrada.
A proposta era simples: criar uma moto intermediária entre uma naked urbana e uma esportiva carenada, oferecendo desempenho, conforto e um custo relativamente acessível. A resposta foi a FZ6 em duas versões: Naked (FZ6 N), com farol único e sem carenagem, e Semi-carenada (FZ6 S), com faróis inspirados na R6 e uma carenagem parcial que ampliava o conforto aerodinâmico em altas velocidades.
A Yamaha percebeu o potencial do segmento após o avanço de rivais como a Honda Hornet 600 e a modernização da Suzuki Bandit. Para se manter competitiva, nacionalizou a produção da FZ6 em 2009, montando o modelo em Manaus. Com isso, conseguiu reduzir custos e oferecer preços mais atrativos: R$ 32 mil para a FZ6 N e R$ 33.800 para a FZ6 S (valores da época, sem frete ou seguro).
A base mecânica se manteve fiel à versão importada, mas o quadro de alumínio foi desenvolvido especialmente para as FZ6. Sua arquitetura envolvia o motor, contribuindo para uma estrutura mais rígida e leve. A construção empregava técnicas que reduziam a necessidade de soldas, aumentando a durabilidade e desempenho.
Essa naked com motor esportivo amansado se destacava principalmente no conforto para longas viagens. Os fãs de uma pilotagem mais agressiva e colada na pista aderiram muito ao modelo interessante nas estradas.
O guidão mais alto e largo, banco rebaixado a 795 mm e pedaleiras com revestimento de borracha garantiam uma posição de pilotagem confortável tanto para o piloto quanto para o garupa.
Os freios e a relação também eram pontos positivos, muito robustos para a categoria e época da moto. A FZ600 tinha na dianteira discos de 298 mm e 245 mm na traseira.
Infelizmente como não dá para ser perfeito, o Projeto da Yamaha FZ600 também tinha seus probleminhas. Alguns falavam do rolamento da roda dianteira, outros de desgaste prematuro da embreagem e alguns até do chicote elétrico, mas nada que ganhou muita relevância.
Os dois grandes problemas dessa intermediária estavam na suspensão dianteira e no cabo do acelerador. O cabo que ligava o manete era muito fino e fácil de arrebentar, já a suspensão simples e na contramão de uma invertida (o que seria melhor para o desempenho). Porém, mesmo com essas falhas, a moto não contava com nenhum problema de quebra ou recall preocupantes.
Esse é o grande ponto que sempre traz um “depende” na resposta. Como toda moto, essa 600 exige cuidados para se manter boa para o uso. O modelo já saiu de fabricação há vários anos e talvez seja complicado achar peças de reposição.
Quem está preocupado com tecnologia também pode pular fora, pois a mais nova desta é 2009. Mas para quem procura uma boa e potente moto para rodar e até fazer longos percursos, pode ser uma opção.
O que verificar antes da compra de uma Fazer 600?
O que verificar no ato da compra de uma Yamaha FZ600 usada?
O que trocar imediatamente após a compra de uma Yamaha Fazer 600 usada?
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