Yamaha Star Venture 1900: motor elétrico e mordomia a vista

Equipada com motor elétrico para manobras, malas integradas e sistema de informação e entretenimento, a Star Venture encara longas viagens

18 venture red 0a8
Por Teo Mascarenhas
Publicado em 02/10/2017 às 14h24
Atualizado em 29/01/2020 às 19h46

A Yamaha Star Venture 1900, foi lançada, inicialmente para o mercado americano, com vocação para longas viagens, de preferência com asfalto lisinho. Com porte pra lá de avantajado e malas integradas, tem todo tipo de mordomia para o piloto e garupa, além de muita eletrônica embarcada e um clássico motor de dois cilindros em vê, com 1.854 cm3.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Na terra do Tio Sam, vai disputar a preferência, principalmente com as tradicionais Harley-Davidson Ultra Limited e Indian Roadmaster também vendidas aqui e igualmente equipadas com o motorzão V2.

A “coincidência” também abre a possibilidade para a nova Star Venture 1900 desembarcar aqui. O visual segue os padrões transatlânticos ianques, com um reforço. A carenagem frontal e o conjunto de faróis têm inspiração nos volumosos carros americanos dos anos 1960, e do mesmo modo, com enormes motores. Por outro lado, a modernidade dos leds está presente sem economia. Na dianteira são quatro faróis e mais dois auxiliares inferiores. Na traseira, quatro conjuntos horizontais distribuídos nas malas e rabeta, além das setas dianteiras, incorporadas aos retrovisores.

Yamaha Star Venture 1900

Mordomias

Para rodar nas estradas com a Star Venture 1900, a partir de setembro, já como modelo 2018, o piloto vai contar com chave inteligente, com sensor de presença, pára-brisa regulável, aquecimento de banco e manoplas, abertura por controle remoto das malas, assistente de manobras, com motor elétrico para frente e para trás, regulagem remota da pré-carga da suspensão traseira, controle automático de velocidade (piloto automático), ajustes na altura do banco e uma tela colorida de sete polegadas sensível ao toque que também atende voz, do sistema de informações e entretenimento.

Yamaha Star Venture 1900

O sistema conta com Bluetooth e tomada USB, som com quatro caixas, computador de bordo, inclusive com monitoramento da pressão dos pneus. O pacote Transcontinental acrescenta sistema de navegação por satélite, rádio CB (para comunicação de longa distância), caixas de som adicionais com duas zonas (piloto e garupa), que permite selecionar músicas distintas, ou atender ao celular, além de intercomunicador e alarme de série. Além da tela, conta com comandos no guidão e para o passageiro que também acessam o sistema.

Yamaha Star Venture 1900
Pés e braços esticados na pilotagem (Yamaha/Divulgação)

Motor da Yamaha Star Venture 1900

O tradicional propulsor de dois cilindros em vê, veio herdado da linha Star, porém, com aperfeiçoamentos e tem refrigeração a ar com radiador de óleo, oito válvulas, duas velas por cilindro e um câmbio de seis marchas, com transmissão final por correia, fornecendo 14,7 Kgfm de torque. Também conta com embreagem deslizante e o sistema de ajuste de velocidade de abertura do acelerador eletrônico, que funciona como uma espécie de controle de tração, deixando o comportamento das respostas mais nervoso, ou manso, conforme as condições de peso, piso e da tocada.

Leia também: saiba como usar freio motor para desacelerar a motocicleta

A suspensão dianteira é convencional com tubos de 46 mm de diâmetro e 130 mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com 109 mm de curso. As rodas são em liga leve, com aro de 18 polegadas na dianteira e 16 na traseira. O tanque de combustível, tem capacidade para 25 litros, ampliando a autonomia. Já os freios, para brecar a “locomotiva”, contam com duplo disco de 298 mm na dianteira e curiosamente, simples ainda maior, com 320 mm na traseira (em função do maior peso de 434 kg a seco), equipados com sistema ABS e de distribuição de frenagem entre as rodas.

Yamaha Star Veture 1900

Veja também: vídeos com testes e comparativos no nosso canal do Youtube

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário