Breque invisível

Saiba como usar o freio motor para auxiliar na desaceleração da moto

Por Teo Mascarenhas18/07/17 às 09h18

As motocicletas equipadas com motor do tipo quatro tempos possuem um recurso extra na hora de brecar. Ao lado do sistema convencional de freio, seja a disco ou a tambor, o piloto pode utilizar o chamado freio motor. Nas desacelerações o motor do tipo quatro tempos “freia” a moto como conseqüência da grande depressão gerada no interior do cilindro, ou dos cilindros. Este recurso pode ser usado em conjunto com o freio normal, economizando seus componentes e melhorando a eficiência da brecada.

Muito utilizado nos motos do tipo fora-de-estrada, em descidas acentuadas e com pouca aderência, também pode ser utilizado no dia a dia dos deslocamentos urbanos, nas estradas, serras, ou grandes declives. No trânsito, antes dos sinais ou cruzamentos é só reduzir as marchas, engatando as mais fortes sucessivamente, auxiliando os freios convencionais. Nas descidas de serra ou aclives é só conservar uma marcha mais forte engatada, o que também evita o desgaste prematuro dos freios e aumenta a segurança

Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário