10 caminhonetes com maiores capacidades de carga no Brasil
Volume na caçamba e dimensões não são documentos para ter mais carga útil e provamos isso com as 10 caminhonetes mais cascudas a praça
Volume na caçamba e dimensões não são documentos para ter mais carga útil e provamos isso com as 10 caminhonetes mais cascudas a praça
No passado, não tinha essa coisa de picape, era caminhonete e pronto. E não se tinham 10 caminhontes, era Chevrolet D10 ou a Ford F-1000. Hoje o cenário é outro. As picapes se diversificam cada vez mais no mercado. Basta ver os recentes lançamentos de modelos com várias propostas. Médio-compactas mais para o lazer, médias para brigar nos nichos de luxo, compactas com vocação para o trabalho. Mas para transportar coisas para lá e para cá, a capacidade de carga é fundamental na hora de escolher o veículo.
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Neste segmento, todavia, o volume e o tamanho da caçamba não garantem nada. Tem muita picape média com dimensões generosas, mas cuja capacidade de carga é menor que de muitos modelos pequenos. O melhor exemplo é a Ram Classic recentemente mostrada, que tem entre-eixos maior que um Mobi e carga útil de 530 kg. E vamos mostrar quais são as mais cascudas do mercado.
Mas temos nossos critérios. Consideramos só as versões com maior carga útil das picapes cabine dupla até R$ 300 mil, para termos um nível de comparação mais justa. Ainda mais que as Ram e a Jeep Gladiator mostradas recentemente têm capacidades de carga boa, porém têm propostas diferentes e etiquetas bem salgadas.
As versões XLS e Ranger são as picapes médias com maior capacidade de carga do segmento de médias e lidera nossa lista das 10 caminhonetes mais fortes à venda. São as configurações 4×2 e com motor menos potente da linha da Ford que oferecem maior possibilidade de transportar peso. No caso, o 2.2 com 160 cv, que se mostra mais robusto que o 3.2 cinco cilindros de 200 cv e 4×4 (que levam até 1.040 kg).
Curiosamente, as falecidas versões 2.5 flex eram ainda mais para a labuta, pois tinham carga útil de 1,3 tonelada. De qualquer forma, a caçamba da Ranger é uma das maiores do segmento. Tem 1,48 metro de comprimento e 51 cm de altura é outro destaque para a Ranger ser uma boa picape para o trabalho.
Só 12 kg. Esta é a capacidade de carga que faz a Amarok perder o título de picape com maior carga útil para a Ranger (curiosamente, a próxima geração das duas médias compartilharão o mesmo chassi). Enquanto elas não chegam (coisa para depois de 2024), se tem algo que a Volkswagen pode se vangloriar é da caçamba, com 100 litros a mais que a concorrente.
A Amarok é uma das com as maiores potências do segmento. Usa motor V6 turbodiesel combinado com a tração 4Motion. A picape ainda é a apontada na categoria como a que oferece a melhor dirigibilidade.
A nova opção Z71 chegou para ser a S10 com a maior da capacidade da linha da General Motors. A picape média foi a primeira a receber, no Brasil, a sigla que diferencia projetos personalizados da montadora norte-americana.
Em carga, a variante cheia de adereços off-road da picape S10 supera em 2 kg a LT de entrada – até então a com mais capacidade. O motor, contudo, é o mesmo 2.8 turbodiesel 200 cv com surpreendentes 51 kgfm de torque. Curiosamente, a caçamba da Chevrolet não é lá essas coisas em dimensões: 1,48 metro de comprimento, 1,53 m de largura, 46 cm de altura e 1.061 litros de volume.
A picape produzida em Catalão (GO) faz a cabeça de trilheiros como boa parte do portfólio da marca japonesa. A Sport usa motor quatro-cilindros de 190 cv e tem carga útil de 1.055 kg. Na gama, porém, há um empate técnico com a L200 Triton GLS, que tem design diferente e simples, porém é mais barata: R$ 241.729.
Recentemente remodelada, a Nissan Frontier agora tem na XE 3 kg a mais de capacidade de carga do que a Attack tinha antes da virada para a linha 2023 Desta forma, o modelo da Nissan figura bem entre as picapes com maior capacidade de carga.
Destaque ainda para as dimensões da caçamba, que ganhou em largura (agora, com 1,56 metro). Ao mesmo tempo, tem mais de 1,5 metro de comprimento e 47 cm de altura, o que confere a Frontier também uma faceta trabalhadora.
Apesar de toda a boa reputação e fetiche que a Hilux exerce, ela é o modelo do segmento de picapes médias cabine dupla com a menor capacidade de carga e caçamba com menos volume. Mesmo assim, só nesta versão STD, voltada justamente para o trabalho e com transmissão manual.
Detalhe é que na configuração o motor 2.8 oferece a mesma potência, mas o torque é menor: 42,8 kgfm a 3.400 rpm ante 50,9 kgfm a 2.800 rpm das variantes com transmissão automática de seis velocidades.
Apesar da estrutura de monobloco de carro de passeio, a picape médio-compacta oferece carga útil de 1 tonelada em suas versões turbodiesel. A Freedom só mereceu destaque por ser mais barata, já que a capacidade das configurações Volcano, Ranch e Ultra é a mesma.
As opções mais baratas da Toro, com o motor 1.3 GSE turboflex – que estreou na linha na carona da reestilização de 2021 – têm capacidade de carga de 750 kg, 100 kg a mais que a falecida versão aspirada 1.8 E.torQ.
A nova versão de entrada da picape médio-compacta superou a Strada. A Oroch Pro tem carga útil de 660 kg, 30 kg a mais que a capacidade de carga das demais versões do modelo baseado no SUV Duster, que empataria com a Strada, mas perderiam no volume da caçamba.
A Oroch Pro usa o mesmo motor 1.6 SCe. Detalhe é que na remodelação deste ano, a Oroch ganhou opção com motor 1.3 turboflex, mas com capacidade de carga de 600 kg.
Mesmo com o motor 1.3 Firefly, a picape não perdeu sua boa capacidade de carga de 650 kg em suas configurações cabine dupla e aparece na nossa lista das 10 caminhonetes mais “parrudas”. Veículo mais emplacado do país no ano e líder supremo entre as picapes compactas, a Strada CD ainda acomoda bons 844 litros no compartimento externo.
Desta forma, não só a Freedom, mas a Volcano CD também leva 650 kg. A exceção fica para as novas opções da Strada com o câmbio automático do tipo CVT e sete marchas virtuais, nas quais a capacidade de carga cai para 600 kg.
Com o Proconve L7, a Saveiro passou a usar apenas o motor EA 211, multiválvulas e mais moderno que o velho EA 111. Acontece que a capacidade de carga da picape compacta da Volks caiu para 641 kg, o que deixou o modelo atrás de Oroch e Strada – com o 1.6 8V anterior das versões mais baratas, levava 687 kg, mesmo assim garantiu seu lugar na lista das 10 caminhonetes mais fortes do mercado.
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Não lembro de ter visto uma D-10. Lembro que existia a C-10 e a D-20, Além da Ford F-1000.
Olá,
temos uma empresa de pulverização com drones agrícolas, a VOAR Agricultura e estamos olhando pickups medias 4×4 para comprar para nossa frota. No comparativo ai faltaram as medidas de todas as caçambas.
Será que poderiam fazer um atualizado agora em janeiro de 2024 com os lançamentos do mercado que ocorreram e colocar as medidas comprimento x largura da caçamba, visto que volume não interessa muito e pode mascarar a capacidade real com uma caçamba funda mas que não cabe muita coisa no assoalho.
Outro comparativo interessante seria sobre as versões cabine simples disponíveis, na mesma pegada e se tem alguma que ainda oferece três lugares, muitas abandonaram, Amarok não tem mais a CS, a Hilux desde 2013 abandonou o terceiro assento. Seria uma opção também interessante 3 lugares para deslocamentos curtos.
Para esse ano teremos rampage, nova nova novissima ranger rsrs, entre outros modelos.
Abraço