Pelo critério de emissão de CO por quilômetro, selecionamos os 10 modelos do Mercosul que menos emitem poluentes
Muito se fala em automóvel elétrico e híbrido no caminho inevitável rumo à descarbonização. Mas a realidade é que a frota de eletrificados ainda é ínfima por aqui. Por isso, entre os veículos à combustão, surge a questão: quais são os carros mais limpos do Brasil?
VEJA TAMBÉM:
Separamos os modelos de acordo com o nível de emissões de monóxido de carbono em miligramas, por quilômetro rodado, mas apenas modelos puramente a combustão produzidos no Mercosul – ficaram de fora híbridos.
Os dados foram coletados na Tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro e do Conpet. Veja os carros mais limpos do Brasil.
O SUV-cupê montado em Araquari (SC) é o carro mais limpo do Brasil se levarmos em consideração o nível de emissões de monóxido de carbono por km rodado. A variante M Sport é a de entrada do crossover, custa R$ 472.950 e está longe de ter um motor manso.
São 252 cv e 35,7 kgfm oriundos do motor de quatro cilindros, 2.0 com turbo e injeção direta, que contribuem para a boa eficiência. A transmissão é a automática de oito marchas que trabalha com tração integral. O 0 a 100 km/h é prometido em 6,4 segundos.
A chegada do motor turbo fez um bem danado ao estiloso SUV produzido em São José dos Pinhais (PR). Graças ao propulsor 1.3 turbinado e com injeção direta de 170 cv e 27,5 kgfm feito em parceria com a Mercedes-Benz, toda a linha Captur (composta por três versões com preço a partir de R$ 142.990) fica em segundo entre os carros mais limpos do Brasil. O câmbio é o CVT com oito marchas simuladas.
O hatch compacto feito em Piracicaba (SP) fecha o pódio dos carros mais limpos do Brasil. Isso em sua versão Platinum com câmbio automático de seis marchas e o motor 1.0 turbo com injeção direta e 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Esta opção custa R$ 106.390.
O sedã fica pouca coisa atrás do seu irmão hatch. Mas compartilha da mesma plataforma e mesmo conjunto mecânico: o 1.0 tricilíndrico turbinado com injeção direta e 120 cv de potência. Mas a versão Platinum que é a mais limpa e custa R$ 112.990.
A nova geração do City já chegou cheia de banca entre os carros mais limpos do Brasil. A configuração hatch, até então inédita no nosso mercado, é menos poluente em termos de monóxido de carbono que o sedã.
Contribui para isso o motor 1.5 aspirado com injeção direta e 126 cv aliado ao câmbio CVT com sete marchas virtuais que equipa as duas versões do modelo feito em Itirapina (SP). O City hatch começa em R$ 121.200 na versão EXL.
A lógica no City segue a da linha Hyundai. O sedã é um pouco mais poluente que o hatch. Mas a terceira geração do City usa a mesma base e o mesmo conjunto, com o motor 1.5 quatro-cilindros de 126 cv e a transmissão continuamente variável em três versões. Só que os preços começam em R$ 114.300, na EX.
Mais um BMW para ninguém botar defeito entre os carros mais limpos do mercado. Também feito em Santa Catarina, o X3, neste caso, usa motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha com 387 cv e 51 kgfm, ministrado pela caixa de oito velocidades e tração integral. O 0 a 100 km/h é cumprido em 4,5 segundos.
O motor 1.5 aspirado produzido no Brasil garante mais um Honda na lista de carros mais limpos do país. Agora é a segunda geração nacional do HR-V. O SUV compacto se garante na unidade aspirada com 126 cv e caixa CVT de sete marchas virtuais. Recentemente lançado, tem preços a partir de R$ 184.500 (EX).
Mais um BMW na relação de carros que menos emitem monóxido de carbono. Desta vez, o carro mais famoso e vendido da marca alemã por aqui. Também montado em Araquari (SC), usa o motor 2.0 ActiveFlex, com quatro cilindros, turbo, injeção direta, 184 cv e 30,6 kgfm.
O câmbio é o mesmo automático de oito marchas, com tração traseira. O Série 3 brasileiro mais barato começa em R$ 307.950.
O SUV compacto da marca coreana, também feito no interior paulista, fecha a lista dos carros mais limpos do Brasil. O motor 1.0 turbo com injeção direta e 120 cv e 17,5 kgfm é o mesmo da linha HB20. O Creta parte dos R$ 123.790 na versão de entrada Comfort.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |