Os 10 carros ‘mais limpos’ do Brasil
Pelo critério de emissão de CO por quilômetro, selecionamos os 10 modelos do Mercosul que menos emitem poluentes
Pelo critério de emissão de CO por quilômetro, selecionamos os 10 modelos do Mercosul que menos emitem poluentes
Muito se fala em automóvel elétrico e híbrido no caminho inevitável rumo à descarbonização. Mas a realidade é que a frota de eletrificados ainda é ínfima por aqui. Por isso, entre os veículos à combustão, surge a questão: quais são os carros mais limpos do Brasil?
VEJA TAMBÉM:
Separamos os modelos de acordo com o nível de emissões de monóxido de carbono em miligramas, por quilômetro rodado, mas apenas modelos puramente a combustão produzidos no Mercosul – ficaram de fora híbridos.
Os dados foram coletados na Tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro e do Conpet. Veja os carros mais limpos do Brasil.
O SUV-cupê montado em Araquari (SC) é o carro mais limpo do Brasil se levarmos em consideração o nível de emissões de monóxido de carbono por km rodado. A variante M Sport é a de entrada do crossover, custa R$ 472.950 e está longe de ter um motor manso.
São 252 cv e 35,7 kgfm oriundos do motor de quatro cilindros, 2.0 com turbo e injeção direta, que contribuem para a boa eficiência. A transmissão é a automática de oito marchas que trabalha com tração integral. O 0 a 100 km/h é prometido em 6,4 segundos.
A chegada do motor turbo fez um bem danado ao estiloso SUV produzido em São José dos Pinhais (PR). Graças ao propulsor 1.3 turbinado e com injeção direta de 170 cv e 27,5 kgfm feito em parceria com a Mercedes-Benz, toda a linha Captur (composta por três versões com preço a partir de R$ 142.990) fica em segundo entre os carros mais limpos do Brasil. O câmbio é o CVT com oito marchas simuladas.
O hatch compacto feito em Piracicaba (SP) fecha o pódio dos carros mais limpos do Brasil. Isso em sua versão Platinum com câmbio automático de seis marchas e o motor 1.0 turbo com injeção direta e 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Esta opção custa R$ 106.390.
O sedã fica pouca coisa atrás do seu irmão hatch. Mas compartilha da mesma plataforma e mesmo conjunto mecânico: o 1.0 tricilíndrico turbinado com injeção direta e 120 cv de potência. Mas a versão Platinum que é a mais limpa e custa R$ 112.990.
A nova geração do City já chegou cheia de banca entre os carros mais limpos do Brasil. A configuração hatch, até então inédita no nosso mercado, é menos poluente em termos de monóxido de carbono que o sedã.
Contribui para isso o motor 1.5 aspirado com injeção direta e 126 cv aliado ao câmbio CVT com sete marchas virtuais que equipa as duas versões do modelo feito em Itirapina (SP). O City hatch começa em R$ 121.200 na versão EXL.
A lógica no City segue a da linha Hyundai. O sedã é um pouco mais poluente que o hatch. Mas a terceira geração do City usa a mesma base e o mesmo conjunto, com o motor 1.5 quatro-cilindros de 126 cv e a transmissão continuamente variável em três versões. Só que os preços começam em R$ 114.300, na EX.
Mais um BMW para ninguém botar defeito entre os carros mais limpos do mercado. Também feito em Santa Catarina, o X3, neste caso, usa motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha com 387 cv e 51 kgfm, ministrado pela caixa de oito velocidades e tração integral. O 0 a 100 km/h é cumprido em 4,5 segundos.
O motor 1.5 aspirado produzido no Brasil garante mais um Honda na lista de carros mais limpos do país. Agora é a segunda geração nacional do HR-V. O SUV compacto se garante na unidade aspirada com 126 cv e caixa CVT de sete marchas virtuais. Recentemente lançado, tem preços a partir de R$ 184.500 (EX).
Mais um BMW na relação de carros que menos emitem monóxido de carbono. Desta vez, o carro mais famoso e vendido da marca alemã por aqui. Também montado em Araquari (SC), usa o motor 2.0 ActiveFlex, com quatro cilindros, turbo, injeção direta, 184 cv e 30,6 kgfm.
O câmbio é o mesmo automático de oito marchas, com tração traseira. O Série 3 brasileiro mais barato começa em R$ 307.950.
O SUV compacto da marca coreana, também feito no interior paulista, fecha a lista dos carros mais limpos do Brasil. O motor 1.0 turbo com injeção direta e 120 cv e 17,5 kgfm é o mesmo da linha HB20. O Creta parte dos R$ 123.790 na versão de entrada Comfort.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |