10 carros de R$ 50 mil muito melhores do que o ‘novo’ popular

Modelos usados são mais equipados e mais potentes do que os futuros automóveis acessíveis querem ser na chamada onda do novo carro popular

honda cr v 2010 duas unidades uma de frente e uma de traseira paradas na fabrica da honda
Um CR-V usado ou popular novo? (Foto: Honda/Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 06/05/2023 às 09h03

Com o carro popular de volta à pauta do setor, surge o debate de como esses modelos chegariam aliviados em equipamentos. Se hoje os automóveis já são obrigados a sair com airbag duplo, ABS e ESC, no que seriam depauperados para entrarem na categoria? Para nem se assustar com essa possibilidade, é prudente procurar carros por R$ 50 mil que  são melhores do que o novo popular.

VEJA TAMBÉM:

Separamos 10 modelos que obviamente são usados. Mas tem hatch, sedã e SUV equipados e com motores bem dispostos. Como todo modelo de segunda mão, é preciso ficar atento ao histórico de manutenção e ao estado de conservação do veículo. Mas vale considerar esses carros de R$ 50 mil melhores do que o novo popular.

Renault Duster Dynamique 2.0

  • Ano: 2012
  • Motor: 2.0 16V de 142/138 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Bom: espaço interno e robustez
  • Ruim: posição de dirigir e consumo
renault duster dynamique 2012 prata frente e lateral
Entre o novo carro popular e um Duster 2011, o veterano leva a melhor por ser espaçoso, ter motor potente e tração 4×4 (Foto: Renault | Divulgação)

O SUV tem espaço de sobra e custo benefício interessante para a categoria. O motor 2.0 é bem mais valente que o 1.6 para mover o utilitário de 1.270 kg, que oferece robustez para encarar tanto a buraqueira da cidade como uma estrada de terra “normal”. São 21 cm de vão livre do solo e ângulo de entrada de 33 graus. Destaque ainda para o porta-malas de 475 litros.

Principais equipamentos: airbag duplo dianteiro, freios com ABS, ar-condicionado, trio elétrico, ajuste de altura do volante, som com CD player, Bluetooth e USB, capô com amortecimento, rodas de liga leve aro 16” e faróis de neblina

Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6

  • Ano: 2014
  • Motor: 1.6 16V turbo 173/166 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Bom: conforto, acabamento interno e desempenho
  • Ruim: acerto da suspensão
frente do citroen c4 lounge 2015 branco
Citroën C4 é um sedã qualificado, com bom acabamento e com a vantagem do motor 1.6 turbo de 173 cv que garante ótima performance (Foto: Citroën | Divulgação)

Uma opção turbo e com nível de conforto apurado entre os carros melhores que um novo popular. O sedã médio pode ter sido uma decepção quando zero e ter desvalorização mais acentuada, mas tem bom nível de equipamentos, isolamento acústico eficiente e nível de sofisticação superior a qualquer compacto.

Principais equipamentos: controles de estabilidade e tração, seis airbags, freios com ABS, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de ponto cego, Isofix, retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado automático bizona, trio elétrico, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial, bancos de couro, retrovisores rebatíveis eletricamente, ajustes de altura e de profundidade do volante, central multimídia com GPS, CD player, Bluetooth e USB, rodas de liga leve aro 17” e faróis de neblina

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6

  • Ano: 2014
  • Motor: 1.6 16V 128/122 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Bom: desempenho e ergonomia
  • Ruim: acerto da suspensão
hyundai hb20 2014 prata frente e lateral
O Hyundai HB20 oferece bom pacote de conteúdos e potência de sobra com seu motor 1.6 de 128 cv, que dará um banho no novo carro popular (Foto: Hyundai | Divulgação)

É um compacto, mas é um carro bem melhor que qualquer futuro popular que pintar por aí. Isso porque o HB20, para início de conversa, usa motor 1.6 da família Gamma acertado para entregar força na estrada e certa eficiência na cidade. O acabamento é interessante para a categoria e o custo de manutenção é baixo, mas a Comfort Plus vem com o básico para se sobreviver.

Principais equipamentos: airbag duplo dianteiro, freios com ABS, Isofix, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, som com CD player, Bluetooth e USB e alarme

Volkswagen Golf Sportline 2.0

  • Ano: 2010/11
  • Motor: 2.0 8V 120/116 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Bom: desempenho, dinâmica e posição de dirigir
  • Ruim: custo de manutenção
130720211626205506volkswagen golf sportline branco ms cvhrwpkctr
O Sapão não perde sua majestade e dificilmente seria preterido pelo novo carro popular, por oferecer bom acabamento e ótima dirigibilidade (Foto: VW | Divulgação)

O hatch é um carro cultuado e, mesmo nesta antiga geração “deturpada” pela reestilização à brasileira, é um modelo melhor que qualquer futuro popular. O Golf “4,5” usa o motor EA 113, que entrega boa força em baixos giros e ainda combina desempenho com o acerto firme de carroceria do modelo.

Principais equipamentos: airbag duplo dianteiro, freios com ABS, sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, bancos de couro, ajuste de altura do volante, som com CD player, Bluetooth e USB, rodas de liga leve aro 16” e faróis de neblina

Kia Soul 1.6

  • Ano: 2011/12
  • Motor: 1.6 16V 128/122 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Bom: posição de dirigir e conforto
  • Ruim: espaço e custo de manutenção
kia soul 2012 marron frente e lateral
O novo carro popular certamente não terá o charme do Kia Soul original, que mesmo depois de duas gerações ainda agrada pelo visual (Foto: Kia | Divulgação)

O carro tem no design o principal apelo, mas guarda outros detalhes interessantes. A posição de dirigir elevada e o conforto no rodar são alguns destaques, além do mesmo motor 1.6 confiável do HB20. Atributos que fazem o Soul ser uma opção para quem não quer gastar com um carro popular pelado.

Principais equipamentos: airbag duplo dianteiro, freios com ABS, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado, trio elétrico, ajustes de altura e de profundidade do volante, som com CD player, Bluetooth e USB, rodas de liga leve aro 16” e faróis de neblina

Nissan Versa SV 1.6

  • Ano: 2017
  • Motor: 1.6 16V 111 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Bom: espaço, porta-malas e manutenção
  • Ruim: acabamento e posição de dirigir
nissan novo versa 1 1 easy resize.com carro popular
Não espere o espaço farto do Nissan Sentra no novo carro popular brasileiro (Foto: Nissan | Divulgação)

Opção mais nova de carro melhor que o novo popular e com bom espaço interno em nossa lista. O Versa de primeira geração produzido no Brasil se destaca pelo aproveitamento inteligente da cabine e pelo porta-malas de 460 litros. O motor 1.6 dá mais do que conta do recado, apesar do comportamento um pouco áspero, e o sedã tem fama de manutenção simples.

Principais equipamentos: airbag duplo dianteiro, freios com ABS, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, ajuste de altura do volante, som com CD player, Bluetooth e USB e rodas de liga leve aro 15”

Fiat Punto T-Jet 1.4

  • Ano: 2011
  • Motor: 1.4 16V turbo 152 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Bom: desempenho e estabilidade
  • Ruim: espaço e conforto
fiat punto t jet branco frente carro popular
O novo carro popular certamente não será esportivo e nem vistoso como o Fiat Punto T-Jet com seu motor 1.4 turbo de 152 cv (Foto: Fiat | Divulgação)

Tem carro com ares esportivos nesta relação de modelos melhores que o novo popular. A configuração T-Jet do Punto entrega motor turbo bastante esperto junto com o bom acerto dinâmico do hatch. Além disso, tem receio interessante – é possível achar exemplares com seis airbags, teto solar e espelho eletrocrômico, que eram opcionais -, mas não espere por um compacto espaçoso.

Principais equipamentos: airbag duplo dianteiro, freios com ABS, sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, bancos de couro, ajustes de altura e de profundidade do volante, som com subwoofer, CD player, Bluetooth e USB, descansa-braço para o motorista, rodas de liga leve aro 17” e faróis de neblina

Honda CR-V EXL 2.0 com preço do carro popular

  • Ano: 2011
  • Motor: 2.0 16V de 150 cv
  • Câmbio: automático de cinco marchas
  • Bom: conforto, estabilidade e equipamentos
  • Ruim: custo de manutenção
honda cr v carro popular
O Honda CR-V é um SUV de alto padrão e mesmo com o peso da idade oferece muito conforto e comodidade (Foto: Honda | Divulgação)

Nesta época o CR-V era um dos SUVs mais vendidos do país, especialmente pelo custo/benefício (era importado do México). A terceira geração do crossover médio carrega a reputação da marca japonesa, além de uma lista de itens de série bastante generosa. Ainda oferece espaço e conforto no rodar, o que o credencia a um dos carros bem melhores que o novo popular.

Principais equipamentos: controles de estabilidade e tração, seis airbags, assistente de partida em rampas, freios com ABS, câmera de ré, ar-condicionado automático bizona, trio elétrico, sensores de chuva e crepuscular, bancos de couro, retrovisores rebatíveis eletricamente, descansa-braço, ajustes de altura e de profundidade do volante, som com CD player e USB, teto solar, rodas de liga leve aro 17” e faróis de neblina

Ford Focus Titanium 2.0

  • Ano: 2014
  • Motor: 2.0 16V de 178/175 cv
  • Câmbio: automatizado de seis marchas
  • Bom: desempenho e comportamento dinâmico
  • Ruim: manutenção
ford focus titanium 2014 azul frente lateral movimento carro popular
O Focus foi um modelo injustiçado no mercado brasileiro, a versão Titanium oferece muito conteúdo, mas é preciso ficar atento com a conservação da transmissão (Foto: Ford | Divulgação)

A terceira geração do Focus tirou um pouco de emoção ao volante, mas continua um carro com dinâmica apurada, desempenho garantido pelo 2.0 com injeção direta, bom acerto de suspensão e bem melhor que o novo popular. A variante Titanium era uma das mais completas, contudo é preciso ficar atento ao câmbio Powershift: teve dono do hatch que nunca teve problema, mas teve gente que penou e teve de fazer recall da Ford.

Principais equipamentos: controles de estabilidade e tração, seis airbags, assistente de partida em rampas, freios com ABS, câmera e sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, faróis com regulagem de altura, monitoramento dos pneus, Isofix, ar-condicionado automático bizona, trio elétrico, sensores de chuva e crepuscular, bancos de couro, retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, chave presencial, ajustes de altura e de profundidade do volante, central multimídia com som premium da Sony, GPS, CD player, Bluetooth e USB, rodas de liga leve aro 17” e faróis de neblina

Toyota Corolla XEi 2010/11 ou um carro popular?

  • Ano: 2010/11
  • Motor: 2.0 16V de 153/142 cv
  • Câmbio: automático de quatro marchas
  • Bom: conforto, estabilidade e manutenção
  • Ruim: acerto do câmbio
toyota corolla xei 2011 prata frente e lateral carro popular
Com fama de indestrutível, o Toyota Corolla jamais seria superado pelo novo carro popular brasileiro (Foto: Toyota | Divulgação)

O Corolla sempre vai ser um carro melhor que o novo popular. Sedã médio mais vendido do país há anos, o modelo é sinônimo de conforto ao rodar e confiabilidade mecânica. Mesmo com mais de uma década de uso, costuma ser um carro que não dá problema e a versão XEi tem equipamentos bacanas. Só mesmo o câmbio automático de quatro marchas depõe contra.

Principais equipamentos: quatro airbags, assistente de partida em rampas, freios com ABS, retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado automático, trio elétrico, sensor crepuscular, retrovisores rebatíveis eletricamente, descansa-braço, ajustes de altura e de profundidade do volante, som com CD player, rodas de liga leve aro 16” e faróis de neblina

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ulisses 8 de maio de 2023

Quem foi o inteligente que “rotulou” que R$ 50.000,00 é preço popular? Só cego não vê que isso ajuda a justificar o juro alto dos outros modelos e as taxas. Engana trouxa. Isso é Brasil.

Avatar
Paulo 17 de maio de 2023

Infelizmente é o que temos no Brasil. A matéria compara carros “populares” zero com carros usados mais completos. Vejam as tabelas de carros zero km e constatarão que na verdade não existe o carro de $50.000. Um Renault Kwid Zen 1.0 e Fiat Mobi Like 1.0 custam o mesmo preço, $68.990. e são os carros mais baratos. Posso não concordar 100% com a lista, mas a lógica da matéria faz sentido para mim: um usado mais completo em bom estado é muito melhor que um zero km 1.0 “pelado”.

Avatar
Lilian 6 de junho de 2023

Verdade

Avatar
Helio 8 de maio de 2023

Daí quebra o SUV e você deixa o valor de um “popular” no mecânico ?

Avatar
Robert Fritz's 7 de maio de 2023

Percebe-se que quem criou essa listinha não entende absolutamente nada de carro. Colocar na lista Citroen, Focus, Fiat Punto, da fabricante Fiat, digo, (Fui – iludido – agora – é tarde) não cola. A Fiat nunca me convenceu com sua carroças e ainda não me convence. Quem seguir as sugestões do “expert” em veículos, certamente o bolso vai funcionar como nunca na manutenção dessas carrocinhas. Quer um carro completo que não precisa de manutenção, verdadeiros tanques de guerra, vai de SUV da Hyundai, pega um Vera Cruz, Santa fé, Tucson, ou Kia Sportage e sem esquecer do Suzuki Vitara.. certamente esses veículos não vão deixar vc no reboque e raramente frequentam oficina mecânica..

Avatar
Marcio 7 de maio de 2023

Crv exl 2011 em bom estado só acima de 60k. Honda é confiável, sim, mas não se iluda. Manutenção é muito cara, o carro bebe bastante, seguro é complicado. E carros com mais de 10 anos já não tem a mesma confiabilidade, mesmo os japoneses.

Avatar
Silvério Cruz 7 de maio de 2023

Populares que atingiram elevados patamares com “opcionais que deveriam ser obrigatórios de serie no mercado brasileiro.
Matérias como está iludem, levando consumidores escravos do mercado auto peças paralelas.

Avatar
Geraldo 7 de maio de 2023

50k?onde?desta lista só presta o crv, corolla e golf.
Vamos atualizar a lista:(oha o estado de conservação antes)
Honda civic
Honda Fit
Corolla
Corolla fielder
Etios
Palio últimos modelos
Palio weekend
Gol motor ap
Parati motor ap
Tem outros mas foi ficar por aqui.
A lista de vcs só tem bomba, citroen, renault, ford, punto….

Avatar
Wellington 8 de maio de 2023

Eu concordo com vc.

Avatar
Gerson 6 de maio de 2023

Sim aí quebra qualquer coisa no sub aí vc senta na graxa. São uma piada essas postagens. Tem Mercedes por 50 mil. Mas a lâmpada do farol custa 3mil reais.

Avatar
Josemar 6 de maio de 2023

Só tem um problema nessa lista. É tudo carro velho. Só vale a pena se não tiverem mais de 20 mil quilômetros rodados. Caso contrario, o novo será melhor, mesmo sendo popular.

Avatar
Paulo 6 de maio de 2023

Não diga!

Avatar
Santiago 6 de maio de 2023

Veículos já bem rodados. E aí tem a questão da manutenção.
Será mesmo vantagem???

Avatar
Diego 6 de maio de 2023

Listinha meio velha!!!

Avatar
Paulinho 6 de maio de 2023

50K meu amigo!!

Avatar
Deixe um comentário