Os 10 carros elétricos mais econômicos do Brasil
Modelos com motor 100% elétrico também têm médias de consumo equivalente aos litros por quilômetros do modelos movidos a combustão
Modelos com motor 100% elétrico também têm médias de consumo equivalente aos litros por quilômetros do modelos movidos a combustão
A gente escreve e fala aos borbotões sobre a autonomia dos carros elétricos. Mas nem sempre o alcance maior de um veículo zero emissões significa que ele é propriamente é o mais econômico. Tanto que o Inmetro, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, faz a conversão de consumo parecida com a de um modelo a combustão.
A conta complexa leva em consideração o tempo de recarga, o custo da energia elétrica para alimentar as baterias dos carros elétricos e o quanto o carro consome em kW/100 km na comparação com um similar a combustão. Aí, faz uma conversão para km/le, ou seja, quilômetros por litros equivalentes – daí o “e” depois do “l”.
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Com base na mais recente tabela 2022 de consumo veicular publicada no Inmetro, trazemos então os carros elétricos mais econômicos. O principal critério foi a média urbana e o limite de preço dos modelos listados foi de até R$ 350 mil. Confira.
Ele nem bem chegou – na verdade, só está em pré-venda – e, além de ser o elétrico mais barato do país, também é o veículo zero combustão mais econômico do momento. O iCity, que começa a ser importado da China pela Caoa Chery, roda quase 70 quilômetros por litro equivalente de gasolina de um carro a combustão.
Com a maior quantidade de EVs em seu portfólio, não admira que a Jac emplaque bastante carros elétricos entre os mais econômicos do Brasil. O E-JS1é o antigo iEV20 reestilizado e remodelado. O hatch compacto tem uma versão aventureira EXT, que registra o mesmo consumo relativo na tabela do Inmetro.
A configuração elétrica do Kwid chegou após a remodelação da linha subcompacta da Renault e já teve, inclusive, todas as 750 unidades de pré-venda negociadas em cerca de dois meses. Importada da China, a opção e-Tech é mais equipada que os modelos a combustão e promete recarga completa em menos 9 horas em tomada aterrada comum de 220V.
O i3 é o mais caro desta lista (beira os R$ 350 mil), mas também é o mais equipado e o que entrega o requinte de uma marca premium. Além, é claro, de um desempenho mais arrojado graças ao seu motor de 170 cv. Em carregadores super rápidos, 80% das baterias podem ser carregadas em 40 minutos.
A variante zero combustão do charmoso Cinquecento foi o primeiro veículo 100% elétrico vendido pela Fiat no Brasil. Lançado no ano passado, na versão solitária Icon, é equipado com itens de auxílio à condução e pode ser carregado em até quatro horas nos aparelhos do tipo Wallbox.
O SUV tem um excelente torque instantâneo, o que lhe garante retomadas bastante arrojadas, e autonomia prometida superior a 400 km. Além disso, a derivação EV do T40 aparece entre os carros elétricos mais econômicos, com 46,1 km por litro equivalente, de acordo com os dados do programa de etiquetagem.
Considerado um dos automóveis elétricos mais populares do mundo, o Leaf também aparece entre os mais econômicos do país. O exemplar da Nissan promete alcançar 80% da capacidade da bateria com apenas 40 minutos na tomada de estações super rápidas. Além disso, é um dos mais completos deste ranking, com direito a itens de auxílio ao motorista.
Outro carro elétrico que, além de econômico, esbanja charme e estilo. O Cooper tem bom desempenho, lista de equipamentos empolgante, acabamento primoroso na cabine, mas não anima muito na autonomia. Em carregador do tipo super rápido, precisa de menos de meia hora para atingir 80% da capacidade das baterias.
Se o hatch a combustão já é bonito, esse aqui abusa do estilo, já que é importado da França com entradas de ar diferentes das versões comuns, assim como com rodas aro 17” exclusivas e molduras no para-lamas. Ainda oferece um belo acabamento e pegada esportiva no acerto dinâmico e na calibragem da direção.
A segunda geração do EV da marca francesa fecha a lista dos carros elétricos mais econômicos do mercado brasileiro.Lançado no ano passado, o novo Zoe passou a ser vendido em versão única Intense, a mais completa, inclusive com kit para carregamento rápido que adiciona 157 km de alcance em 30 minutos ligado a uma tomada de 50 kW.
Uma dica interessante para mensurar o consumo de um carro elétrico calcular o custo do quilômetro rodado. Essa conta basicamente é feita com o custo da recarga. No entanto, a conta pode variar por diferentes fatores. Se for recarregado na rede doméstica, é necessário saber qual é o valor do kWh cobrado pela companhia energética, e considerar também as bandeiras de sobretaxas aplicadas.
Em tese, se um carro tem baterias de 50 kWh e tem autonomia de 300 km, ele irá consumir esse volume de energia para reabastecer. Ou seja, ele irá consumir, em média, 1 kWh a cada 6 km. Assim, hipoteticamente, se o custo do quilowatt for R$ 1, o custo do quilômetro rodado será de R$ 0,16.
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