Os 10 carros híbridos mais econômicos do Brasil em 2024

Carros sul-coreanos dominam a lista e análises seguem o padrão de referência do Inmetro; o que menos consome faz quase 20 km/l

kia niro frente branco portal
Kia Niro é o carro híbrido mais econômico do Brasil (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 23/03/2024 às 13h03

Os carro híbridos são considerados a ponte mais curta para a eletrificação total e por isso mesmo vendem a imagem de serem mais econômicos. E nós resolvemos te ajudar a ver quais são realmente os 10 carros híbridos mais econômicos.

Para tal, recorremos à tabela atualizada (em março de 2024) do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que segue os novos padrões do Inmetro. Lembre-se que essa planilha é uma referência de consumo. Conforme o jeito de dirigir, uso do veículo e sua manutenção, os carros híbridos podem até ser mais econômicos – como também menos.

VEJA TAMBÉM:

Bom observar também que o fato de ser híbrido não significa necessariamente que ele vai ser mais econômico que modelos puramente a combustão. Ainda mais quando falamos de carros com tecnologia híbrida-leve ou mesmo com mais equipamentos, motores a combustão mais potentes, mais pesados e menos aerodinâmicos.

Veja agora os 10 híbridos mais econômicos do Brasil em 2024. A classificação foi baseada no consumo com gasolina no ciclo urbano em médias por km/l – médias rodoviárias serviram como critério de desempate. Os preços foram levantados em março deste ano.

1. Kia Niro – o carro híbrido mais econômico do Brasil

kia niro rio open na estrada
  • Consumo urbano: 19,8 km/l
  • Consumo rodoviário: 17,7 km/l
  • Tipo de híbrido: regular
  • Motor elétrico: 44 cv
  • Motor a combustão: 1.6 16V a gasolina de 105 cv
  • Potência combinada: 141 cv
  • Torque combinado: 27 kgfm
  • Preços: de R$ 199.990 a R$ 229.990

O SUV compacto da Kia lançado no ano passado já como o híbrido mais econômico do Brasil e mantém a liderança em 2024. Pelos novos padrões de medição, o Niro faz médias de quase 20 km/l na cidade. O modelo combina o 1.6 aspirado da família Kappa, com injeção direta, a um motor elétrico de 44 cv e a um outro pequeno, de 48V, que faz as vezes de gerador.

Desta forma, segundo a Kia Motors, o Niro é capaz de rodar até 58 km em modo 100% elétrico. A transmissão é a DCT, de dupla embreagem e seis marchas. Nos equipamentos,  desde a EX recebe frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência na faixa, ar automático bizona, câmera de ré, banco do motorista com ajustes elétricos e instrumentos integrados à multimídia em duas telas de 10”.

2. Hyundai Kona

kona hev 05
  • Consumo urbano: 19,6 km/l
  • Consumo rodoviário: 17,4 km/l
  • Tipo de híbrido: regular
  • Motor elétrico: 43,5 cv
  • Motor a combustão: 1.6 16V a gasolina de 105 cv
  • Potência combinada: 141 cv
  • Torque combinado: 27 kgfm
  • Preço: R$ 169.990

Em julho de 2023 o Grupo Caoa iniciou sua ofensiva eletrificada no Brasil com o Kona. A opção híbrida do SUV com jeito de hatch parrudo logo se tornou um dos carros mais econômicos do país e perde por pouco para o Kia Niro.

Curiosamente, o conjunto é mesmo do rival. Além do Kona Hybrid, a Caoa começou a importar na mesma época a variante 100% elétrica do crossover. As unidades em estoque da linha ainda estão à venda nas revendas da empresa. Com o novo acordo com a Hyundai Motor Brasil (HMB), contudo, o futuro do modelo é incerto no nosso mercado.

3. Hyundai Ioniq

hyundai ioniq preto frente parado
  • Consumo urbano: 18,9 km/l
  • Consumo rodoviário: 18,8 km/l
  • Tipo de híbrido: regular
  • Motor elétrico: 43,5 cv
  • Motor a combustão: 1.6 16V a gasolina de 105 cv
  • Potência combinada: 141 cv
  • Torque combinado: 27 kgfm
  • Preço: R$ 149.990

Só dá coreano no pódio dos carros híbridos mais econômicos. E outro que usa o mesmo conjunto híbrido convencional do Kia Niro. Lançado em 2022 como carro por assinatura pela Caoa Locadora, passou a ser vendido nas concessionárias da Hyundai e recentemente teve o preço reduzido em 25% – R$ 50 mil.

Meio crossover e meio cupê, é vendido no Brasil com alerta de ponto cego, monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor eletrocrômico e ar-condicionado automático com duas zonas independentes. Retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos de couro, painel eletrônico em tela de 7” e central multimídia com monitor de 10” também fazem parte do recheio do Ioniq.

Assim como os demais modelos da Hyundai, sua importação e venda agora ficarão a cargo da HMB.

4. Toyota Corolla

toyota corolla hybrid altis premium 2024 branco polar frente parado
  • Consumo urbano: 18,5 17,9 km/l
  • Consumo rodoviário: 15,7 15,4 km/l
  • Tipo de híbrido: regular
  • Motor elétrico: 72 cv
  • Motor a combustão: 1.8 16V flex de 101/98 cv
  • Potência combinada: 122 cv
  • Torque combinado: 16,6 kgfm
  • Preços: R$ 187.790 e R$ 198.890

A chegada do arquirrival Civic em variante híbrida tinha desbancado o Corolla do pódio no ano passado. Mas o sedã médio da Toyota melhorou seu consumo na tabela 2024 do PBEV (o ciclo urbano passou de 17,9 km/l para 18,5 km/l) para ficar na quarta posição entre os carros híbridos mais econômicos.

Além disso, o Corolla pode se gabar de ser o híbrido nacional mais econômico do país em 2024 – além de ser o primeiro eletrificado flex do mundo. O conjunto está nas versões mais caras do sedã, que recebem o Toyota Safety Sense.

Trata-se do pacote de assistência à condução, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência automática, assistente de pré-colisão, farol alto automático e sistema ativo de manutenção em faixa.

5. Honda Civic Hybrid

civic hibrido estatica 2
Volume de emplacamentos não é a prioridade da Honda com o novo Civic, que chegou para ser porta-bandeira da eletrificação da marca (Foto: Honda | Divulgação)
  • Consumo urbano: 18,3 km/l
  • Consumo rodoviário: 15,9 km/l
  • Tipo de híbrido: regular
  • Motor elétrico: 184 cv
  • Motor a combustão: 2.0 16V a gasolina de 143 cv
  • Potência combinada: NI
  • Torque combinado: NI
  • Preço: R$ 265.900

O Civic deixou de ser produzido no Brasil e voltou em nova geração este ano e eletrificado. Ficou bem mais caro, porém bem tecnológico e integra de cara a relação dos carros híbridos mais econômicos do Brasil em 2024. Isso graças ao seu sistema e:HEV, que permite ao carro rodar de três formas.

Com um propulsor a combustão e outros dois elétricos, o sedã médio é capaz de rodar em modo zero combustão. Também funciona como um híbrido, no qual a unidade elétrica alimenta as baterias para que o motor elétrico principal tracione as rodas. Ou ainda como um veículo puramente a combustão.

Importado da Tailândia, o Civic Hybrid chega bastante completo. Destaque para o Honda Sensing, com piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente ativo de permanência em faixa, farol alto automático e o sensor de ponto cego com imagens reproduzidas na central multimídia.

6. Honda Accord

honda accord advanced hybrid 2023 prata esterlina metalico frente parado
Novo Accord estreia com preço de BMW Série 3 e sistema híbrido impressionante (Foto: Honda | Divulgação)
  • Consumo urbano: 17,8 km/l
  • Consumo rodoviário: 16,1 km/l
  • Tipo de híbrido: regular
  • Motor elétrico: 184 cv
  • Motor a combustão: 2.0 16V a gasolina de 146 cv
  • Potência combinada: 207 cv
  • Torque combinado: NI
  • Preço: R$ 332.400

A Honda relançou o Accord Hybrid no Brasil em outubro de 2023 com o mesmo conjunto do Civic. O sedan médio-grande também acompanhou seu parente menor na boa eficiência energética para ser um dos carros híbridos mais econômicos em 2024, assim como no preço bastante salgado.

O sistema híbrido do Accord também tem funcionamento semelhante ao do Civic Hybrid com três modos de condução. Na parte de equipamentos, oito airbags, Honda Sensing, quadro de instrumentos eletrônico e configurável em tela 10,2”e funções configuráveis, head up display, multimídia com display de 12,3”, som premium da Bose, carregador de celular por indução, entre outros.

7. Toyota Corolla Cross

toyota corolla cross xrx hybrid branco dianteira parado garagem
  • Consumo urbano: 17,8 km/l
  • Consumo rodoviário: 14,7 km/l
  • Tipo de híbrido: regular
  • Motor elétrico: 72 cv
  • Motor a combustão: 1.8 16V flex de 101/98 cv
  • Potência combinada: 122 cv
  • Torque combinado: 16,6 kgfm
  • Preços: R$ 202.690 e R$ 210.990

O SUV médio usa o mesmo sistema híbrido do sedã que lhe empresta o nome para figurar entre os cinco mais econômicos do país em 2024. Mesmo sem o mesmo requinte e espaço interno do “parente”, e com uma aerodinâmica desfavorável, o Corolla Cross é só 0,1 km/l menos eficiente na cidade. Mas é bem mais caro…

8. Toyota RAV4

RAV4 é um dos modelos da Toyota que terá produção prejudicada
  • Consumo urbano: 17,1 km/l
  • Consumo rodoviário: 14,5 km/l
  • Tipo de híbrido: regular
  • Motor elétrico: dois dianteiros de 120 cv e um traseiro de 54 cv
  • Motor a combustão: 2.5 16V a gasolina de 172 cv
  • Potência combinada: 222 cv
  • Torque combinado: 27,9 kgfm
  • Preço: R$ 349.290

Mais um Toyota entre os híbridos mais econômicos de 2024. Desta vez o crossover médio importado do Japão, bastante equipado e com conjunto avançado, que inclui dois motores elétricos dianteiros, mais um traseiro que auxilia na tração 4×4, e a unidade a combustão de quatro-cilindros.

Com um tanque cheio de gasolina e em modo Eco, a marca japonesa fala em autonomia na casa dos 1.000 km para o seu SUV médio eletrificado. Esta geração do RAV foi lançada no Brasil em 2019 apenas híbrido e hoje é vendida em versão solitária, bastante equipada e com o pacote completo do Toyota Safety Sense.

9. Lexus UX 250h

Lexus UX250h
  • Consumo urbano: 16,6 km/l
  • Consumo rodoviário: 14,7 km/l
  • Tipo de híbrido: regular
  • Motor elétrico: 107 cv
  • Motor a combustão: 2.0 16V a gasolina de 145 cv
  • Potência combinada: 181 cv
  • Torque combinado: NI
  • Preços: R$ 273.990 e R$ 313.990

Saímos da Toyota, mas não do Grupo Toyota. A divisão de luxo da montadora japonesa foi a primeira a ter um portfólio eletrificado amplo no Brasil, e também figura entre os carros híbridos mais econômicos de 2024. No caso do menor SUV da marca, vem com conjunto mais simples, com o motor 2.0 aliado a um propulsor elétrico.

O UX 250h se destaca pelo acabamento mais caprichado e o design diferentão. Entre os itens de série, leva o Lexus Safety Sense, o kit de auxílio à condução igual ao da Toyota, com piloto automático adaptativo, alertas de colisão frontal e de tráfego cruzado com frenagem autônoma, assistente ativo de permanência em faixa, entre outros.

10. Lexus NX 350h

Lexus NX350h
Foto: Lexus | Divulgação
  • Consumo urbano: 15,3 km/l
  • Consumo rodoviário: 12,9 km/l
  • Tipo de híbrido: plug-in
  • Motores elétricos: um dianteiro de 182 cv e um traseiro de 54 cv
  • Motor a combustão: 2.5 16V a gasolina de 192 cv
  • Potência combinada: 246 cv
  • Torque combinado: NI
  • Preços: de R$ 373.990 a R$ 447.990

O SUV chegou ao Brasil renovado em 2023 e garantiu seu lugar entre os carros híbridos mais econômicos de 2024. O NX usa o mesmo motor a combustão do RAV, só que com potência maior. Além disso, leva a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive, com dois motores elétricos: um na frente e outro posicionado no eixo traseiro.

São três os modos de condução: puramente elétrico, Auto EV (alterna elétrico e combustão) e Normal – a versão topo de linha F-Sport tem a opção Sport+. Na atualização, ganhou retrovisor digital e sistema de som Mark Levinson, com 23 alto-falantes e 2.400 watts de potência.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
LF 11 de outubro de 2024

faltou o byd king, byd song plus e pro, fazem mais que o 1 e 2 juntos qualquer um desse

Avatar
Fabio 9 de outubro de 2024

Vcs deixaram deavaliar o Maverick Hibrid, que é mais econômico que alguns testados

Avatar
Edson Pereira 23 de julho de 2024

Legal, mas a Honda tá vindo aí com o Prius que a média deixa esse aí no chinelo.

Avatar
Timão 18 de novembro de 2024

O Prius não é Toyota?

Avatar
Edson 18 de novembro de 2024

Timão, vc tá certíssimo….confundi os japoneses, o Prius é Toyota sim. Desculpe meu erro e grato pela correção.

Avatar
Aristóteles 9 de julho de 2024

Certo e cadê os chineses, como Tiggo 8 plug-in, haval entre outros hibridos.

Avatar
Deixe um comentário