Os 10 carros híbridos mais econômicos do Brasil em 2024
Carros sul-coreanos dominam a lista e análises seguem o padrão de referência do Inmetro; o que menos consome faz quase 20 km/l
Carros sul-coreanos dominam a lista e análises seguem o padrão de referência do Inmetro; o que menos consome faz quase 20 km/l
Os carro híbridos são considerados a ponte mais curta para a eletrificação total e por isso mesmo vendem a imagem de serem mais econômicos. E nós resolvemos te ajudar a ver quais são realmente os 10 carros híbridos mais econômicos.
Para tal, recorremos à tabela atualizada (em março de 2024) do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que segue os novos padrões do Inmetro. Lembre-se que essa planilha é uma referência de consumo. Conforme o jeito de dirigir, uso do veículo e sua manutenção, os carros híbridos podem até ser mais econômicos – como também menos.
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Bom observar também que o fato de ser híbrido não significa necessariamente que ele vai ser mais econômico que modelos puramente a combustão. Ainda mais quando falamos de carros com tecnologia híbrida-leve ou mesmo com mais equipamentos, motores a combustão mais potentes, mais pesados e menos aerodinâmicos.
Veja agora os 10 híbridos mais econômicos do Brasil em 2024. A classificação foi baseada no consumo com gasolina no ciclo urbano em médias por km/l – médias rodoviárias serviram como critério de desempate. Os preços foram levantados em março deste ano.
O SUV compacto da Kia lançado no ano passado já como o híbrido mais econômico do Brasil e mantém a liderança em 2024. Pelos novos padrões de medição, o Niro faz médias de quase 20 km/l na cidade. O modelo combina o 1.6 aspirado da família Kappa, com injeção direta, a um motor elétrico de 44 cv e a um outro pequeno, de 48V, que faz as vezes de gerador.
Desta forma, segundo a Kia Motors, o Niro é capaz de rodar até 58 km em modo 100% elétrico. A transmissão é a DCT, de dupla embreagem e seis marchas. Nos equipamentos, desde a EX recebe frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência na faixa, ar automático bizona, câmera de ré, banco do motorista com ajustes elétricos e instrumentos integrados à multimídia em duas telas de 10”.
Em julho de 2023 o Grupo Caoa iniciou sua ofensiva eletrificada no Brasil com o Kona. A opção híbrida do SUV com jeito de hatch parrudo logo se tornou um dos carros mais econômicos do país e perde por pouco para o Kia Niro.
Curiosamente, o conjunto é mesmo do rival. Além do Kona Hybrid, a Caoa começou a importar na mesma época a variante 100% elétrica do crossover. As unidades em estoque da linha ainda estão à venda nas revendas da empresa. Com o novo acordo com a Hyundai Motor Brasil (HMB), contudo, o futuro do modelo é incerto no nosso mercado.
Só dá coreano no pódio dos carros híbridos mais econômicos. E outro que usa o mesmo conjunto híbrido convencional do Kia Niro. Lançado em 2022 como carro por assinatura pela Caoa Locadora, passou a ser vendido nas concessionárias da Hyundai e recentemente teve o preço reduzido em 25% – R$ 50 mil.
Meio crossover e meio cupê, é vendido no Brasil com alerta de ponto cego, monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor eletrocrômico e ar-condicionado automático com duas zonas independentes. Retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos de couro, painel eletrônico em tela de 7” e central multimídia com monitor de 10” também fazem parte do recheio do Ioniq.
Assim como os demais modelos da Hyundai, sua importação e venda agora ficarão a cargo da HMB.
A chegada do arquirrival Civic em variante híbrida tinha desbancado o Corolla do pódio no ano passado. Mas o sedã médio da Toyota melhorou seu consumo na tabela 2024 do PBEV (o ciclo urbano passou de 17,9 km/l para 18,5 km/l) para ficar na quarta posição entre os carros híbridos mais econômicos.
Além disso, o Corolla pode se gabar de ser o híbrido nacional mais econômico do país em 2024 – além de ser o primeiro eletrificado flex do mundo. O conjunto está nas versões mais caras do sedã, que recebem o Toyota Safety Sense.
Trata-se do pacote de assistência à condução, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência automática, assistente de pré-colisão, farol alto automático e sistema ativo de manutenção em faixa.
O Civic deixou de ser produzido no Brasil e voltou em nova geração este ano e eletrificado. Ficou bem mais caro, porém bem tecnológico e integra de cara a relação dos carros híbridos mais econômicos do Brasil em 2024. Isso graças ao seu sistema e:HEV, que permite ao carro rodar de três formas.
Com um propulsor a combustão e outros dois elétricos, o sedã médio é capaz de rodar em modo zero combustão. Também funciona como um híbrido, no qual a unidade elétrica alimenta as baterias para que o motor elétrico principal tracione as rodas. Ou ainda como um veículo puramente a combustão.
Importado da Tailândia, o Civic Hybrid chega bastante completo. Destaque para o Honda Sensing, com piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente ativo de permanência em faixa, farol alto automático e o sensor de ponto cego com imagens reproduzidas na central multimídia.
A Honda relançou o Accord Hybrid no Brasil em outubro de 2023 com o mesmo conjunto do Civic. O sedan médio-grande também acompanhou seu parente menor na boa eficiência energética para ser um dos carros híbridos mais econômicos em 2024, assim como no preço bastante salgado.
O sistema híbrido do Accord também tem funcionamento semelhante ao do Civic Hybrid com três modos de condução. Na parte de equipamentos, oito airbags, Honda Sensing, quadro de instrumentos eletrônico e configurável em tela 10,2”e funções configuráveis, head up display, multimídia com display de 12,3”, som premium da Bose, carregador de celular por indução, entre outros.
O SUV médio usa o mesmo sistema híbrido do sedã que lhe empresta o nome para figurar entre os cinco mais econômicos do país em 2024. Mesmo sem o mesmo requinte e espaço interno do “parente”, e com uma aerodinâmica desfavorável, o Corolla Cross é só 0,1 km/l menos eficiente na cidade. Mas é bem mais caro…
Mais um Toyota entre os híbridos mais econômicos de 2024. Desta vez o crossover médio importado do Japão, bastante equipado e com conjunto avançado, que inclui dois motores elétricos dianteiros, mais um traseiro que auxilia na tração 4×4, e a unidade a combustão de quatro-cilindros.
Com um tanque cheio de gasolina e em modo Eco, a marca japonesa fala em autonomia na casa dos 1.000 km para o seu SUV médio eletrificado. Esta geração do RAV foi lançada no Brasil em 2019 apenas híbrido e hoje é vendida em versão solitária, bastante equipada e com o pacote completo do Toyota Safety Sense.
Saímos da Toyota, mas não do Grupo Toyota. A divisão de luxo da montadora japonesa foi a primeira a ter um portfólio eletrificado amplo no Brasil, e também figura entre os carros híbridos mais econômicos de 2024. No caso do menor SUV da marca, vem com conjunto mais simples, com o motor 2.0 aliado a um propulsor elétrico.
O UX 250h se destaca pelo acabamento mais caprichado e o design diferentão. Entre os itens de série, leva o Lexus Safety Sense, o kit de auxílio à condução igual ao da Toyota, com piloto automático adaptativo, alertas de colisão frontal e de tráfego cruzado com frenagem autônoma, assistente ativo de permanência em faixa, entre outros.
O SUV chegou ao Brasil renovado em 2023 e garantiu seu lugar entre os carros híbridos mais econômicos de 2024. O NX usa o mesmo motor a combustão do RAV, só que com potência maior. Além disso, leva a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive, com dois motores elétricos: um na frente e outro posicionado no eixo traseiro.
São três os modos de condução: puramente elétrico, Auto EV (alterna elétrico e combustão) e Normal – a versão topo de linha F-Sport tem a opção Sport+. Na atualização, ganhou retrovisor digital e sistema de som Mark Levinson, com 23 alto-falantes e 2.400 watts de potência.
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faltou o byd king, byd song plus e pro, fazem mais que o 1 e 2 juntos qualquer um desse
Vcs deixaram deavaliar o Maverick Hibrid, que é mais econômico que alguns testados
Legal, mas a Honda tá vindo aí com o Prius que a média deixa esse aí no chinelo.
O Prius não é Toyota?
Timão, vc tá certíssimo….confundi os japoneses, o Prius é Toyota sim. Desculpe meu erro e grato pela correção.
Certo e cadê os chineses, como Tiggo 8 plug-in, haval entre outros hibridos.