Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2021: preços e análises
Na espiral do aumento dos preços dos veículos zero-quilômetro, ainda há poucos modelos que custam até... R$ 70 mil!
Na espiral do aumento dos preços dos veículos zero-quilômetro, ainda há poucos modelos que custam até... R$ 70 mil!
O aumento sucessivo de preços dos automóveis tem pego muita gente de surpresa na hora de comprar o 0 km. Hoje, está cada vez mais raro encontrar modelos abaixo dos R$ 70 mil no mercado. Preços inferiores a R$ 60 mil, então, contam-se nos dedos de uma das mãos. Se a régua for R$ 50 mil, aí só o polegar e o indicador… Tempo de verificar quais são os carros mais baratos do Brasil na atualidade para que você veja logo se o modelo sonhado cabe no orçamento – ou, se preferir, os menos caros.
E corra para comprar antes de um novo reajuste. Consideramos sempre o modelo pela versão mais barata da linha com base nos preços públicos sugeridos pelas montadoras (exceto para os estados de São Paulo e Paraíba) em 19 outubro de 2021.
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O Kwid é o carro mais barato do Brasil! Lançado em 2017, o subcompacto sempre figurou entre os automóveis de entrada do país. Na estreia, inclusive, carregava a fama de modelo mais em conta do mercado, só que abaixo de R$ 30 mil! Isso mesmo, o carrinho custava R$ 29.990 na pré-venda de quatro anos atrás, ou seja: aumentou mais de 50% nesse tempo.
Mas não ache que os reajustes vão frear por agora, não. O modelo ultrapassou a barreira dos R$ 40 mil no ano passado, e do mês passado para cá já sofreu reajuste de novo. Esta versão Life custava R$ 42.690 no início de maio e em junho ficou mais cara que o Mobi Easy. Depois, o concorrente da Fiat o ultrapassou novamente.
Vale ressaltar que esta configuração é aquela famosa pé de boi: sequer recebe ar-condicionado e assistência elétrica da direção. De destaque mesmo só os quatro airbags, preparação para som, abertura interna da tampa do porta-malas e indicador de troca de marcha.
O modelo lançado em 2016 alterna com o Kwid no posto de carro mais barato do Brasil. Inicialmente, era incomodado também pelo falecido chinês Chery QQ. O Mobi, inclusive, chegou a “desbancar” o rival da marca francesa no último mês de junho.
A versão que custa menos de R$ 50 mil tem o mínimo para se sobreviver – mas sem muita dignidade também. Banco rebatível, tomada 12V, calotas nas rodas e comando interno dos espelhos retrovisores. Ar e direção hidráulica não figuram nem entre os opcionais e o motor é o velho 1.0 Fire.
Para fechar o pódio dos carros mais baratos do país, não tem jeito: temos de ultrapassar a régua dos R$ 50 mil – e ultrapassar com folgas. Recentemente, o Uno passou a ser comercializado em versão única de acabamento Attraction por mais de R$ 56 mil.
Triste que o Uno foi condenado a usar apenas o velho motor Fire – as duas outras opções do hatch eram equipadas com o 1.0 Firefly tricilíndrico. Pelo menos, o filho único tem o mínimo para se viver no trânsito: ar-condicionado, direção com assistência hidráulica e vidros dianteiros e travas elétricos.
A dieta na linha Uno não é ocasional. O compacto com quase 40 anos de mercado está para se aposentar. Esta segunda geração, lançada em 2010, apesar de ter figurado entre os 20 mais emplacados de 2020, vem registrando queda nas vendas.
Enfim, um projeto um pouco mais novo nesta relação. A segunda geração do compacto da marca sul-coreana consegue se manter abaixo dos R$ 60 mil com esta configuração de entrada Sense. Em meio a tantas opções de conjunto mecânico da linha, o modelo de entrada usa o eficiente – e até esperto, guardada as devidas proporções – motor três canecos aspirado.
E olha que legal: é o carro mais barato do Brasil atualmente a oferecer, de série, controles de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas. Completam a lista os airbags laterais além dos frontais obrigatórios, ar, direção elétrica, som com Bluetooth, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos.
A velha geração do hatch continua à venda para ser o primeiro GM entre os carros mais baratos do país. Contudo, resiste também mais pela produção interrompida da segunda geração do compacto há meses, devido à falta de componentes. O antigo Onix, rebatizado de Joy, a propósito, sobrevive no mercado para tapar esse buraco deixado na linha, pois vende pouco em comparação ao irmão mais moderno.
O custo/benefício não é dos melhores. É vendido apenas com o velho motor 1.0 com câmbio manual de seis marchas e o esperado em equipamentos: ar, direção elétrica, alarme, computador de bordo, limpador e desembaçador traseiros, vidros dianteiros e travas elétricos, regulagem de altura do farol e chave tipo canivete. É outro que pode sair de linha após a normalização da produção do Onix.
O veterano hatch compacto, ex-líder de mercado, consegue se manter entre os 10 carros mais baratos do país graças a esta configuração básica. Usa o também velho motor 1.0 EA111, bem disposto e com o bem escalonado câmbio manual de cinco marchas, com engates bastante precisos.
É outro que pouco empolga na lista de itens de série. Chega às lojas com ar, direção hidráulica, suporte para celular, chave tipo canivete e vidros dianteiros e travas elétricos. Lançado em 2008 e feito sobre a plataforma do Fox (de 2002), o Gol é um dos modelos considerados mais defasados do país e sobrevive à base de reestilizações e (boas) vendas diretas. Uma nova geração (ainda) é aguardada para 2023.
Mais um Fiat veterano na lista dos carros mais baratos do país, só que este desponta como o sedã mais em conta do pedaço. O Grand Siena também é outro que usa o manjado motor 1.0 Fire, contudo oferece espaço superior aos figurantes do pódio do ranking. Além de bom vão para as pernas no banco de trás, tem um generoso porta-malas de 520 litros.
Esse custo/benefício é que faz do modelo, inclusive, se manter no mercado. Também tem uma lista de itens de série básica. Sai de fábrica com ar, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, luzes de leitura na cabine, computador de bordo e desembaçador traseiro.
Tal qual o “irmão” hatch, o Joy Plus, convive com a atual geração do Onix Pus, mas também pode sair de linha após a normalização da produção nas fábricas da Chevrolet. Vale lembrar que, antes de ser rebatizado, esse sedã era conhecido como Prisma.
O conjunto de equipamentos do Joy Plus é igual ao do hatch, formado por motor 1.0 de quatro cilindros e câmbio manual de seis marchas. O pacote de equipamentos também é idêntico: ar, direção elétrica, alarme, computador de bordo, limpador e desembaçador traseiros, vidros dianteiros e travas elétricos, regulagem de altura do farol e chave tipo canivete.
Quem fecha a nossa lista de carros mais baratos do mercado brasileiro é a segunda geração do compacto da General Motors, que padece na linha produção pela falta de semicondutores. Pelo menos, ao lado do HB20, é um dos modelos mais modernos da relação, e um dos mais equipados.
Desde esta versão de entrada, o Onix entrega seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, ar-condicionado, direção elétrica, som com Bluetooth, computador de bordo, chave tipo canivete, vidros (nas quatro portas) e travas elétricos e até o que podemos considerar “mimos” dentro deste ranking, como sistema de luz “siga-me” dos faróis e luzes de cortesia na cabine e no porta-malas.
O mais caro da lista dos carros mais baratos do Brasil é o HB20S. No caso do sedã, a versão de entrada é a Vision, que já supera, por pouco, a barreira dos R$ 70 mil. Assim como o hatch, o sedã tem revisões com preços fixos bastante competitivos e, claro, leva vantagem no porta-malas, que tem 475 litros.
Sob o capô, hatch e sedã são idênticos, com motor 1.0 três-cilindros e câmbio manual de cinco marchas. A lista de equipamentos inclui airbags laterais de tórax, além de ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo, alarme e travas elétricas com controle remoto na chave.
*Preços relativos ao período em que os veículos ainda eram comercializados.
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R$ 60.000,00 reais? Tenho família pra cuidar, não um sonho louco pra realizar. Minha realidade é essa, quem tem outra realidade…parabéns!
Que cidadao? Eu nao sei kkkk
Com todo respeito Senhores/as.
O governo , tem que diminuir os impostos sobre os carros. Muito caro os carros.
No meu caso só usado e lhe lá…!
O carro mais barato do Brasil é 50 mil? Não existe mais carro popular novo. Quem tem 50 mil pra dar em um bem que desvaloriza no instante em que se compra? O Brasil já deu errado. Tem que explodir tudo e esperar ter mais sorte que dá última vez com Cabral.
Se o mercado Brasileiro não fosse tão fechado e as taxas de importação tão altas, talvez o preço seria mais justo. Lembre disso na hora de votar.
Mano do céu! Quem pagaria tudo isso por um Kwid, Uno ou Mobi? Se ta loco!!!
Tem que encalhar todas essas porcarias nas agências trouxa do cara que paga 50 mil numa porcaria dessas carro 1.0 não pode custar mais que 20 mil se passar disso é roubo , deixem de ser otários não comprem essas carroças a preço de ouro
Como devo fazer para comprar esse chevrolet onix como taxista? Tenho quantos % de desconto?
Quanto tenho que pagar de entrada? Posso financiar o resto em quantas parcelas? Estou perguntando sobre o chevrolet onix.
prefiro continuar andando de transporte público mesmo sai muito mais barato
Deus do céu…Em que mundo vivemos?
Querer ter um bom carro todo mundo quer, agora aceitar que os preços atuais são justos e sustentar isso é demais!
Não tenho dúvidas do porque o ser humano não evolui e não sai do lugar. aqui no Brasil tudo é normal e acaba em pizza1
Concordo com quase tudo que você falou, exceto pela parte “Não tenho dúvidas do porque o ser humano não evolui e não sai do lugar”. Acho que você se expressou errado… temos essas “carroças” extremamente caras EXATAMENTE por que o ser humano evolui demais… kkkk
Mas realmente, esses carros são feitos de plastico, valores absurdos.
QUEM CONSEGUI LER ALGO COM TANTA TARJA DE PROPAGANDA? ..LIXO
Tenho em Siena EL 1.4 ano 2013. O carro foi tirado zero km na concessionária pelo meu pai. Atualmente está com apenas 59.000 km. Acho que ainda ficarei no mínimo mais uns 6 anos.
O preço dos carros Zero KM e feito através do poder aquisitivo do brasileiro e não pelo custo de produção portanto quanto mais comprem mais caro fica.
Considero o “maior mal” do Brasileiro a tal hipocrisia!! Comentários redundantes, alguns inclusive incompatíveis, de várias pessoas que com certeza se tivessem tal dinheiro correriam para as tão apavorantes filas para ter seu lindo e sonhado “zero” na garagem!! Então, cada um que compre o carro que quiser, ou couber no seu orçamento, e pronto e ponto!!!
As montadoras agradecem o seu apoio. São consumidores como você que as sustentam. Parabéns!
Exatamente isso!
50 a 70 mil Reais é barato ?
Meu carro tem 23 anos e tá melhor que muito carro novo aí
Se a população se organizasse e segurasse seus carros velhos até eles se acabarem, as montadoras diminuiriam drasticamente os valores de seus produtos.
Mas, mesmo com gasolina a 7,00, e carros populares a partir de 60,000, o consumidor gera filas para adquiri-los, a indústria automotiva jamais fará esforço algum para baixar seus preços!
Vamos nos unir, nós somos a maioria, e não é vergonha nenhuma andar em um carro com 10 ou 15 anos de uso não.
Pense nisso!!!!!!!!
…o meu carro vai pra os 14 anos em dezembro e nao me envergonho nem um pouco de esta com ele ate agora, pelo contrario, me orgulho de esta conservado e estou aguardando para troca-lo, mais infelizmente vc tem razão, os preços subindo e as pessoas fazendo filas… e oh, vc nao está só, eu tbem penso assim….
Concordo plenamente! Trocar um automóvel somente porque ele foi lançado há alguns anos, é assinar atestado de burrice! E isso, só brasileiro faz! Americano troca o carro porque já está muito rodado e vai começar a dar despesa em manutenção!
concordo plenamente
O meu é um Peugeot 307 ano 2008,estamos quase casados.
Concordo com você!!!
Desde 1998, que eu quito carro, vendo compro outro,e pela primeira vez estou com um carro desde 2016/2017.
Aquela história que comprei em novembro de 2016, pois bem até o momento não troquei, se tivesse esse pensamento, que tenho hoje.
Teria dinheiro, não penso em trocar de carro, penso no futuro comprar um semi novo e nunca mais carro zero.
Vivemos em um país em que cada um só pensa em si! Aqui tudo pode e tudo virou normal!
As montadoras se aproveitando da crise delas para ganhar mais. Isso acontece na lei da oferta e procura. Porém, quando a tal desculpa do semi condutor se normalizar a gente vai ter se acostumado com esse preço. Vai ser aquele ciclo com preço estagnado e só daqui vários anos voltaremos a pagar o preço justo.
Nunca pagamos o preço Justo!
Não compensa.Carro só para os endinheirados. Comprar carro, nesse preço, com combustível, ipva e impostos, pneus pela hora da morte. Definitivamente, melhor alugar quando precisar e usar aplicativo.
Concordo com você José! Estava olhando um carro para comprar. Mas prefiro continuar usando aplicativo e se precisar alugar um carro. Compensa mais.
“Usa o também velho motor 1.0 EA111” faz anos que o gol não usa mais esse motor …
Só porcaria a preços absurdos, país de 5º mundo é assim mesmo.
Qual seria o quarto mundo? Pergunta que não quer calar
Olha,ter carro novo tá virando de novo coisa de rico,lembro-me que na decada de 80 quem comprava carro zero km era só rico e isso tá voltar de novo os carros estão ficando caros,a pessoa que se empolga e não tem renda suficiente, compra e o Banco toma depois.um abraço.
Não compensa ter carro hoje em dia com esses preços altos. Tem mais as despesas com combustível, Seguro, IPVA licenciamento, manutenção, multas, depreciação do carro etc… fora o trabalho para manter o carro sempre limpo.
Com todo esse dinheiro gasto pra ter um carro dá pra andar de Uber a vida inteira e sem estresse e preocupação.
Comentarista,
O bom em ter carro é que posso sair de casa a qualquer hora do dia ou da noite e sem ter um motorista para torrar a minha paciência.
Outro detalhe e que considero muito importante, e que talvez você nem saiba que exista, é sair de casa sem motivo algum e passear pelas ruas da cidade, pelos campos, morros e vales, a curtir a vida, sem parada e sem destino.
Falou tudo, a liberdade não tem preço, poder sair a hora que quiser sem depender de outras pessoas.
Calatrava,
Quem disse que o motorista vai torrar sua paciência? Só ficar caladinho no carro. Sair sem motivo algum também dá pra ir de Uber. Se mesmo assim quiser ir onde o Uber não vai, alugue um carro. Não faz sentido ter carro. Pagar isso tudo? Você tá procurando justificativa para suas más decisões.
Parabéns… Xará. Tenho até dúvidas se não fui eu quem escrevi esse comentário. ?
Isso se você fizer todos os dias, mas se for só uma vez por mês da pra alugar um carro que é bem mais vantajoso.
O cara aí comentando de ter carro alugado, uber… pow como vc vai sair 2h da manhã procurando um lugar aberto pra bater uma feijoada? Nem todo mundo é assim mergulhado em app pra tudo que faz fora que depender disso aí na quebrada é complicado. O cara deve usar app pra tudo… compras, carro, comida, namorada… tudo na vida do cara deve ser app. Se acabar a bateria no meio da estrada, esquece não acha mais.
Se eu tivesse agora um bom dinheiro para manter, eu compraria ,fazermos um bom seguro ,etc…
Que bom que pra você tá sobrando grana a ponto de gastar gasolina pra “passear pelas ruas da cidade, pelos campos, morros e vales, a curtir a vida, sem parada e sem destino”. Porquê graças ao Bozo, muitos brasileiros não tem nem o que comer. Ou melhor, segundo ele mesmo disse, podem comer mangas, já que no Brasil tem um pé a cada esquina.
Não fala bobagem bozo não tem nada haver com isso
A liberdade TEM preço e bem caro.
Fica a questão de querer pagar o que estão cobrando ou mesmo escolher ficar livre de locomoção e preso ao banco.
Não compensa ter carro hoje em dia com esses preços altos. Tem mais as despesas com combustível, Seguro, manutenção, multas, depreciação do carro etc… dá pra andar de Uber a vida inteira e sem estresse e preocupação.
Uber nem sempre está disponível e por vezes o valor é caro.
Vá de taxi então.
Acho que se fizer as contas de tudo que gasta com carro no ano, o Uber vai acabar compensando pra muitas coisas.
No verão de 2016, assisti um cidadão de certo estado brasileiro e que veio em férias curtir as praias de Santa Catarina, reclamar do trânsito caótico das rodovias e principalmente a criticar que “todo o mundo” viajava para as praias, impedindo-o de fazer uma viagem decente, como se só ele e abonados pudessem curtir a vida.
Pois bem, esse momento está a chegar e nem vejo razão de terminar o comentário, porque sei que quem leu até aqui entendeu.
“Ar e direção hidráulica não figuram nem entre os opcionais e o motor é o velho 1.0 Fire”… Nossa velho, esse Mobi é pior do que um Pé de Boi…. kkkkk, e pior ainda é pagar 55mil no Fiat UNO!!!!! MEU DEUS, em 2015 compramos um Linea zero por 51.000…. nosso mercado de novos é uma bizarrice mesmo!!! Dale importação independente!!
Boris, o CTB prevê o recolhimento da CNH em alguns casos como nas infrações por embriaguez, por exemplo. Qual será o procedimento se o infrator apresentar apenas a CNH digital numa infração que permita apreensão? O Celular do motorista será apreendido?
O número será registrado e não há a entrega física, numa nova blitz policial ao exibir o sistema identificará que a mesma estará “recolhida”