Os 10 carros mais econômicos de 2023, segundo o Inmetro

Tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBEV) confirma Kwid como o modelo mais eficiente e lista tem novatos e até sedã no pódio

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Com pelo pluma, o Kwid se desloca bem sem gastar combustível (Foto: Renault | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 04/02/2023 às 09h03

Em meio à polêmica da margem de erro para o consumo de veículos elétricos e a combustão, o Brasil já conheceu seus 10 carros mais econômicos. A tabela 2023 do PBEV revela os automóveis mais eficientes do mercado, com algumas confirmações e outras novidades.

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O Kwid confirmou que é o carro mais econômico do país. Pelos padrões do Inmetro, o subcompacto se saiu bem nas médias urbanas e rodoviárias, com gasolina ou etanol.

O fim de alguns modelos, contudo, mexeu nas demais posições dos carros mais econômicos do país. A descontinuação dos Volkswagen Gol e Voyage, e do Renault Sandero, abriu espaço para outros modelos.

A saída de cena da versão mais básica do Mobi ainda fez o carro de entrada da Fiat despencar entre os mais econômicos de 2023. Lembrando que nossa relação adota como critério principal a média urbana com gasolina. O ciclo na cidade com etanol serve como desempate.

Além disso, consideramos apenas veículos puramente a combustão. E sempre a configuração mais eficiente dentro de cada linha. Independentemente de motorização, câmbio ou nível de equipamentos. Confira agora os 10 carros mais econômicos de 2023.

1º Renault Kwid – O carro mais econômico do Brasil

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Levinho como um carrinho de picolé, o Kwid é o carro mais econômico do mercado (Foto: Renault | Divulgação)
  • Versões: Zen e Intense
  • Motor: 1.0 12V flex de 68/71 cv e 9,4/10,0 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 15,3 km/l
  • Gasolina estrada: 15,7 km/l
  • Etanol cidade: 10,8 km/l
  • Etanol estrada: 11,0 km/l

Na remodelação no início do ano passado, o motor 1.0 três-cilindros do Kwid ganhou nova calibragem para se enquadrar no Proconve L7. Além disso, o carro passou a oferecer de série em toda a linha start/stop e pneus de baixa resistência à rolagem.

Tudo para se garantir como o carro mais econômico do país em 2023. O subcompacto ainda assegura a melhor eficiência entre os veículos com motor a combustão também com etanol – na cidade.

2º Peugeot 208

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Motor do Firefly fez bem ao 208 que se firmou como o segundo modelo mais eficiente do país (Foto: Peugeot | Divulgação)
  • Versão: Like
  • Motor: 1.0 6V flex de 71/75 cv e 10,0/10,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 14,7 km/l
  • Gasolina estrada: 16,3 km/l
  • Etanol cidade: 10,4 km/l
  • Etanol estrada: 11,3 km/l

Graças ao motor três-cilindros de origem FCA – Fiat Chrysler Automóveis, o Peugeot 208 figura nas cabeças dos carros mais econômicos de 2023. O hatch compacto estreou o 1.0 Firefly no ano passado, o que o ajudou a impulsionar as vendas e esbanjar eficiência. Principalmente na estrada.

3º Fiat Cronos

  • Versão: 1.0
  • Motor: 1.0 6V flex de 71/75 cv e 10,0/10,7 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 14,0 km/l
  • Gasolina estrada: 16,1 km/l
  • Etanol cidade: 9,9 km/l
  • Etanol estrada: 11,4 km/l

Em julho o Cronos ganhou o mesmo motor 1.0 Firefly já citado no 208. O suficiente para o modelo da Fiat não só aparecer no pódio dos carros mais econômicos do país, como também ser o sedã mais eficiente do pedaço. Isso em ciclo urbano, com gasolina.

4º Volkswagen Polo

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Regime acabou ajudando o Polo, que ficou mais eficiente (Foto: VW | Divulgação)
  • Versão: TSI
  • Motor: 1.0 12V turboflex de 109/116 cv e 16,8 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 14,0 km/l
  • Gasolina estrada: 16,4 km/l
  • Etanol cidade: 9,6 km/l
  • Etanol estrada: 11,5 km/l

Gol e Voyage chegaram ao fim, mas o Polo garante a Volkswagen entre os carros mais econômicos do país. Ainda mais que na linha 2023 o hatch trouxe de volta a opção turbo com câmbio manual. Contribui para a boa eficiência a redução da potência do motor TSI no compacto.

Desta forma, é o veículo turbo mais eficiente do mercado. As médias de consumo são melhores até que as da variante com propulsor aspirado. Inclusive, empatou com o Cronos no ciclo urbano com gasolina, mas ficou atrás na média com etanol.

5º Renault Logan

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Quase esquecido pela Renault, o Logan ainda se mostra uma opção para quem busca um sedã de acesso (Foto: Renault | Divulgação)
  • Versões: Zen e Life
  • Motor: 1.0 12V flex de 79/82 e 10,2/10,5 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 13,6 km/l
  • Gasolina estrada: 14,4 km/l
  • Etanol cidade: 9,6 km/l
  • Etanol estrada: 9,8 km/l

O sedã compacto da Renault consegue um lugar ao sol entre os carros mais econômicos graças aos números de consumo na cidade. O motor é o 1.0 SCe três canecos com potência maior que no Kwid. A eficiência na estrada, especialmente com etanol, decepciona.

6º Chevrolet Onix Plus

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Na estrada, as médias do Onix Plus 1.0 manual são impressionantes (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
  • Versão: LT MT
  • Motor: 1.0 12 flex de 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Gasolina cidade: 13,6 km/l
  • Gasolina estrada: 17,5 km/l
  • Etanol cidade: 9,5 km/l
  • Etanol estrada: 12,4 km/l

Se for para avaliar o consumo na estrada, não tem para ninguém. O Onix Plus é o carro mais econômico do país em ciclo rodoviário. Porém, no ambiente urbano, é o sexto colocado. Isso com o motor 1.0 aspirado. Detalhe é que o sedã é mais eficiente que seu irmão de plataforma hatch.

7º Fiat Mobi

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O uso do velho motor Fire EVO fez do Mobi menos eficiente que Argo e Cronos (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
  • Versões: Like e Trekking
  • Motor: 1.0 8V flex de 71/74 cv e 9,3/9,7 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 13,5 km/l
  • Gasolina estrada: 15,0 km/l
  • Etanol cidade: 9,6 km/l
  • Etanol estrada: 10,4 km/l

O Mobi era para estar melhor neste ranking dos carros mais econômicos de 2023. Mas na virada 2021 para 22, o subcompacto perdeu a versão peladona Easy, e as restantes Like e Trekking bebem um pouco mais. O motor é o velho Fire 1.0 e a eficiência em ciclo rodoviário é bem fraca.

8º Hyundai HB20

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O face-lift feito em tempo recorde salvou o visual a segunda geração (Foto: Hyundai | Divulgação)
  • Versão: Comfort
  • Motor: 1.0 12V turboflex de 120 cv e 17,8 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Gasolina cidade: 13,4 km/l
  • Gasolina estrada: 14,6 km/l
  • Etanol cidade: 9,4 km/l
  • Etanol estrada: 10,6 km/l

Mais um turbinado entre os carros mais econômicos do país. O HB20 é representado aqui pela configuração Comfort, a única que casa o motor três-cilindros turbo com a opção de câmbio manual. O hatch da Hyundai supera o Argo no critério de desempate, o consumo na cidade com etanol.

9º Fiat Argo Drive

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Argo também perfila na lista dos menos beberrões, mas na versão Drive 1.0 (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Versão: 1.0
  • Motor: 1.0 6V de 72/77 cv e 10,4/10,9 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade:13,4 km/l
  • Gasolina estrada: 14,6 km/l
  • Etanol cidade: 9,3 km/l
  • Etanol estrada: 10,3 km/l

O motor Firefly mais uma vez aparece nos carros que estão entre os mais econômicos do país. Com a nova calibragem para o Proconve, o três-cilindros assegura o Argo no Top 10 do consumo urbano. Perdeu a oitava posição para o HB20 no desempate com etanol.

10º Chevrolet Onix

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Onix fecha a lista entre os carros mais econômicos do mercado (Foto: GM)
  • Versão:1.0
  • Motor: 1.0 12 flex
  • Potência: 78 e 82 cv
  • Torque: 9,6 e 10,6 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Gasolina cidade: 13,3 km/l
  • Gasolina estrada: 16,6 km/l
  • Etanol cidade: 9,4 km/l
  • Etanol estrada: 11,6 km/l

O hatch, que já é o carro mais vendido do país em 2023, fecha a lista dos mais econômicos. É equipado com o mesmo conjunto mecânico do sedã. E assim como o irmão de plataforma, tem eficiência exemplar na estrada, segundo as medições aferidas pelo Inmetro para o PBEV.

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6 Comentários
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Fabio 15 de maio de 2024

Notícia incompleta. Afirma que o Kwid está vindo com o pneu com menor resistência a rolagem. Qual pneu ? Os anteriores vem com pneu da continental com nota péssima de resistência a rolagem. E o 2024 vem com qual pneu e qual nota do Inmetro ?

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Elioricardoalves 22 de junho de 2023

Esses teste que fazem não sei se é o Inmetro ou a fábrica eles devem usar gasolina boa não batizada de postos de gasolina

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Alexandre 24 de abril de 2023

Parece que o Kwid reestilizado está bem melhor que o primeiro

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Reynaldo 23 de março de 2023

Essas medições do inmetro não servem para nada, pode por pelo menos 25% a mais de consumo em todos esses carros…. Eles tem que divulgar consumo real com o carro circulando, medição de laboratório somente induz o consumidor ao erro. Eu comprei um Pulse com classificação B e é pior que uma classificação F de consumo….

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José Sebastião Porto Teixeira 5 de fevereiro de 2023

Tenho um kwid, o que eu economizei em combustível gastei para fazer o motor pela 2ª vez, detalhe “motor NÃO ficou bom, não tem força e gasta 1 litro de óleo a cada 800 km”.

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Alexandre 24 de abril de 2023

Parece que o Kwid reestilizado está bem melhor que o primeiro

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