Os 10 carros mais econômicos de 2023, segundo o Inmetro
Tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBEV) confirma Kwid como o modelo mais eficiente e lista tem novatos e até sedã no pódio
Tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBEV) confirma Kwid como o modelo mais eficiente e lista tem novatos e até sedã no pódio
Em meio à polêmica da margem de erro para o consumo de veículos elétricos e a combustão, o Brasil já conheceu seus 10 carros mais econômicos. A tabela 2023 do PBEV revela os automóveis mais eficientes do mercado, com algumas confirmações e outras novidades.
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O Kwid confirmou que é o carro mais econômico do país. Pelos padrões do Inmetro, o subcompacto se saiu bem nas médias urbanas e rodoviárias, com gasolina ou etanol.
O fim de alguns modelos, contudo, mexeu nas demais posições dos carros mais econômicos do país. A descontinuação dos Volkswagen Gol e Voyage, e do Renault Sandero, abriu espaço para outros modelos.
A saída de cena da versão mais básica do Mobi ainda fez o carro de entrada da Fiat despencar entre os mais econômicos de 2023. Lembrando que nossa relação adota como critério principal a média urbana com gasolina. O ciclo na cidade com etanol serve como desempate.
Além disso, consideramos apenas veículos puramente a combustão. E sempre a configuração mais eficiente dentro de cada linha. Independentemente de motorização, câmbio ou nível de equipamentos. Confira agora os 10 carros mais econômicos de 2023.
Na remodelação no início do ano passado, o motor 1.0 três-cilindros do Kwid ganhou nova calibragem para se enquadrar no Proconve L7. Além disso, o carro passou a oferecer de série em toda a linha start/stop e pneus de baixa resistência à rolagem.
Tudo para se garantir como o carro mais econômico do país em 2023. O subcompacto ainda assegura a melhor eficiência entre os veículos com motor a combustão também com etanol – na cidade.
Graças ao motor três-cilindros de origem FCA – Fiat Chrysler Automóveis, o Peugeot 208 figura nas cabeças dos carros mais econômicos de 2023. O hatch compacto estreou o 1.0 Firefly no ano passado, o que o ajudou a impulsionar as vendas e esbanjar eficiência. Principalmente na estrada.
Em julho o Cronos ganhou o mesmo motor 1.0 Firefly já citado no 208. O suficiente para o modelo da Fiat não só aparecer no pódio dos carros mais econômicos do país, como também ser o sedã mais eficiente do pedaço. Isso em ciclo urbano, com gasolina.
Gol e Voyage chegaram ao fim, mas o Polo garante a Volkswagen entre os carros mais econômicos do país. Ainda mais que na linha 2023 o hatch trouxe de volta a opção turbo com câmbio manual. Contribui para a boa eficiência a redução da potência do motor TSI no compacto.
Desta forma, é o veículo turbo mais eficiente do mercado. As médias de consumo são melhores até que as da variante com propulsor aspirado. Inclusive, empatou com o Cronos no ciclo urbano com gasolina, mas ficou atrás na média com etanol.
O sedã compacto da Renault consegue um lugar ao sol entre os carros mais econômicos graças aos números de consumo na cidade. O motor é o 1.0 SCe três canecos com potência maior que no Kwid. A eficiência na estrada, especialmente com etanol, decepciona.
Se for para avaliar o consumo na estrada, não tem para ninguém. O Onix Plus é o carro mais econômico do país em ciclo rodoviário. Porém, no ambiente urbano, é o sexto colocado. Isso com o motor 1.0 aspirado. Detalhe é que o sedã é mais eficiente que seu irmão de plataforma hatch.
O Mobi era para estar melhor neste ranking dos carros mais econômicos de 2023. Mas na virada 2021 para 22, o subcompacto perdeu a versão peladona Easy, e as restantes Like e Trekking bebem um pouco mais. O motor é o velho Fire 1.0 e a eficiência em ciclo rodoviário é bem fraca.
Mais um turbinado entre os carros mais econômicos do país. O HB20 é representado aqui pela configuração Comfort, a única que casa o motor três-cilindros turbo com a opção de câmbio manual. O hatch da Hyundai supera o Argo no critério de desempate, o consumo na cidade com etanol.
O motor Firefly mais uma vez aparece nos carros que estão entre os mais econômicos do país. Com a nova calibragem para o Proconve, o três-cilindros assegura o Argo no Top 10 do consumo urbano. Perdeu a oitava posição para o HB20 no desempate com etanol.
O hatch, que já é o carro mais vendido do país em 2023, fecha a lista dos mais econômicos. É equipado com o mesmo conjunto mecânico do sedã. E assim como o irmão de plataforma, tem eficiência exemplar na estrada, segundo as medições aferidas pelo Inmetro para o PBEV.
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Notícia incompleta. Afirma que o Kwid está vindo com o pneu com menor resistência a rolagem. Qual pneu ? Os anteriores vem com pneu da continental com nota péssima de resistência a rolagem. E o 2024 vem com qual pneu e qual nota do Inmetro ?
Esses teste que fazem não sei se é o Inmetro ou a fábrica eles devem usar gasolina boa não batizada de postos de gasolina
Parece que o Kwid reestilizado está bem melhor que o primeiro
Essas medições do inmetro não servem para nada, pode por pelo menos 25% a mais de consumo em todos esses carros…. Eles tem que divulgar consumo real com o carro circulando, medição de laboratório somente induz o consumidor ao erro. Eu comprei um Pulse com classificação B e é pior que uma classificação F de consumo….
Tenho um kwid, o que eu economizei em combustível gastei para fazer o motor pela 2ª vez, detalhe “motor NÃO ficou bom, não tem força e gasta 1 litro de óleo a cada 800 km”.
Parece que o Kwid reestilizado está bem melhor que o primeiro