Os 10 carros mais vendidos do mundo em 2020
Veja quais foram os modelos mais comercializados em todo o planeta no ano passado; maioria é de carros japoneses e Toyota encabeça a lista
Veja quais foram os modelos mais comercializados em todo o planeta no ano passado; maioria é de carros japoneses e Toyota encabeça a lista
O ano de 2020 foi uma bomba para os negócios dos fabricantes de automóveis em todo o globo, mas alguns modelos continuaram queridinhos do grande público. A consultoria internacional Focus2Move faz regularmente um levantamento dos veículos mais emplacados em diferentes países, e também dos mais comercializados da Terra. Agora, a empresa acaba de revelar quais foram os carros mais vendidos do mundo em 2020. Confira.
Acha que o sedã da Toyota tem uma legião de fãs só no Brasil? Que nada, o Corolla é um sucesso global e foi o carro mais vendido do mundo em 2020. Nos Estados Unidos, onde é considerado um compacto, é um dos automóveis de passeio prediletos da classe média. Também faz sucesso em mercados asiáticos e europeus, a despeito da invasão dos SUVs.
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O detalhe é que as vendas totais do Corolla caíram na ordem de 8%, impacto direto da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, o sedã foi o líder absoluto com uma folga de mais de 160 mil carros de diferença para o segundo colocado. No mercado brasileiro, onde é um médio, foi o líder da categoria, com mais de 41 mil unidades entregues, mais que o dobro do seu arquirrival Honda Civic, que teve 20 mil emplacamentos.
O RAV4 foi o SUV mais vendido do mundo no ano passado e beirou a marca de 1 milhão. Essa quinta geração do modelo, lançada em 2018 mais moderna e tecnológica, manteve o bom desempenho do utilitário esportivo.
Analistas, porém, preveem que essa farra do modelo da marca japonesa pode estar com os dias contados por causa de outro SUV e… Toyota: o Corolla Cross, lançado recentemente e que chegará ao Brasil em março.
Por aqui, o RAV4 virou quase um produto de nicho. Essa quarta geração foi lançada em 2019 sempre com motorização híbrida e preços abaixo dos R$ 200 mil, mas agora sua versão mais em conta já custa R$ 241.990. Assinalou apenas 3.200 unidades entregues no Brasil em 2020.
A tradicional linha de picapes da Ford está no pódio dos carros mais vendidos do mundo 2020. Tudo bem que a Focus2Move não separa os modelos e considera toda a gama (F-150, F-250, F-350…). Mesmo assim, vale lembrar que a F-150 é, há anos, o veículo mais negociado dos Estados Unidos, o segundo maior mercado automotivo do planeta.
Por falar nisso, 98% das vendas da linha F da Ford se concentram nos EUA e no Canadá. No mundo, com as mais de 968 mil unidades, a família detém 16.9% de participação no segmento global de picapes. No Brasil, contudo, a F-150 continua na eterna promessa de ser lançada.
O SUV é o primeiro Honda entre os carros mais vendidos do mundo e o segundo entre os SUVs. Com pouco mais de 700 mil emplacamentos globais, o CR-V goza de uma reputação positiva como a do rival RAV4. Além da confiança mecânica, é um modelo muito bem aceito em mercados como o estadunidense, e visto já como carro de família média, a despeito das minivans que ainda gozam de certa força no país.
Desta forma, conseguiu superar até o companheiro de marca, o Civic, sedã bem mais tradicional e – outrora – popular. No Brasil, é outro crossover que ficou caro pacas. É ofertado em versão única com motor turbo de 190 cv e preço de R$ 239.900.
O Civic foi desbancado pelo CR-V, mas continua a figurar entre os cinco carros mais vendidos do mundo. Com quase 700 mil unidades, ainda é um automóvel forte no segmento de sedãs compactos norte-americano e em mercados da Ásia e Europa. Na comparação com o Corolla, porém, perdeu feio para o seu maior rival.
No mercado brasileiro, foram pouco mais de 20 mil emplacamentos de janeiro a dezembro do ano passado. Foi o segundo sedã médio mais vendido do país, porém, há rumores de que não viverá no Brasil para uma 11ª geração, que seria “substituída” pelo próximo HR-V, que ficará maior.
A picapona da General Motors garantiu a sexta posição no ranking dos veículos mais vendidos do ano passado. Foram mais de 637 mil unidades entregues, a grossa maioria em países – novamente – como Estados Unidos e Canadá.
No Brasil, a Silverado é uma vaga lembrança. Foi importada de 1997 a 1999 da Argentina e produzida no Brasil depois, por apenas dois anos (2000 a 2001).
Como a linha F da Ford, aqui a consultoria considerou o total de vendas da marca de picapes do grupo Stellantis (antigo FCA – Fiat Chrysler). Ou seja, entram no bolo as RAM 1500, 2500… e até as nossas Toro e Strada, vendidas no México e em outros mercados como RAM 1000 e RAM 750. Mesmo assim, perdeu de pouco da Silverado e ficou em sétimo no ranking da Focus2Move dos carros mais vendidos do mundo em 2020. No Brasil, recentemente a montadora lançou a 1500.
O Tiguan foi o Volkswagen de melhor desempenho comercial internacional em 2020. O utilitário esportivo médio teve 607 mil unidades emplacadas globalmente, em meio a uma reestilização na Europa – e que chegará ao Brasil ainda esse ano. Aqui, o SUV é vendido em três versões a partir de R$ 146 mil e com opção de sete lugares. No ano passado, foram 8.300 veículos entregues em território nacional.
O sedã médio-grande é mais um Toyota entre os carros mais vendidos do mundo em 2020. Com maior nível de sofisticação que o parente Corolla, é outro que tem uma legião de fãs entre os estadunidenses com um pouco mais de poder aquisitivo.
No Brasil, virou quase um carro de segmento luxo com o preço de R$ 309.990.
O Sentra garantiu seu lugar na lista dos 10 carros mais vendidos do mundo no ano passado com quase meio milhão de unidades vendidas. O modelo registrou a maior evolução de vendas do levantamento da Focus2Move (superior a 14%) e subiu sete posições em relação à lista de 2019 – desbancou automóveis tradicionais, como o Volkswagen Golf.
O sedã médio faz grande sucesso na China, onde é conhecido como Sylphy. Esta atual e nova geração já roda no mercado da América do Norte desde 2019 e a filial brasileira pode começar a importá-la do México no segundo semestre deste ano. O problema é ter preço para competir com a dupla Corolla e Civic.
Fotos: Divulgação
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Corolla é carro de velho brocha
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Boa tarde!
Gostaria de saber o porquê da ausência dos carros de energia limpa!
Simples, não há interesse governamental, o dólar está alto e não temos e nem estamos planejando a infraestrutura mínima necessária para podermos ter estes tipos de veículos por aqui. Infelizmente
Eu sou mei posso compra um carro com cm p j tA
Tem carros que caem no gosto do povo ainda bem que a Toyota reconheceu o erro sobre o Honda cívic sem comentários a Ford bom carro bom mas que pena que a fábrica fechou
UM PERIGO !!!!