Os 10 carros com a manutenção mais barata em 2022
Hatches compactos lideram os planos de revisão com preços mais em conta, qule também tem espaço para SUVs e sedãs
Hatches compactos lideram os planos de revisão com preços mais em conta, qule também tem espaço para SUVs e sedãs
Automóvel exige planejamento na hora de comprar, mas também é preciso considerar os custos do pós-venda. Ainda mais 0 km ou seminovo, os quais é preciso manter as revisões obrigatórias para não perder a garantia de fábrica. Por esta razão, é importante sempre observar quais são os carros com a manutenção mais barata.
Obviamente os modelos compactos, em especial hatches e sedãs, oferecem as revisões mais acessíveis. Mas a lista dos 10 carros com a manutenção mais barata do país tem três SUVs. Os preços foram apurados junto às montadoras na primeira semana de dezembro de 2022 e levam em consideração as primeiras revisões até 60 mil km.
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Desde o lançamento da primeira geração, em 2012, o HB20 se vale de um custo de revisão baixo. Sempre disputou os primeiros lugares entre os carros com manutenção mais barata com outros modelos de entrada, mas o fim de rivais como Nissan V-Drive e Toyota Etios deixou o caminho mais livre para a linha da marca sul-coreana.
Com motor 1.0 aspirado de 80/75 cv, tanto o hatch como o sedã da Hyundai são os carros com manutenção mais barata. Já as versões turbo do HB20 deixam a conta bem mais salgada: R$ 4.420,16 ao fim das seis primeiras revisões.
A Citroën avisou que o C3 chegaria com custo de revisão entre os mais baixos da categoria, e cumpriu. A terceira geração do hatch compacto tem a segunda manutenção mais em conta do país. Curiosamente, com o velho motor 1.6 de 120/117 cv. As opções com o 1.0 tricilíndrico Firefly da Fiat cobram mais: R$ 4.002 no total.
Um dos automóveis mais acessíveis do país é o terceiro entre os carros com manutenção mais barata. Remodelado no início de 2022 e com mais equipamentos, o subcompacto da marca francesa é bem mais em conta de revisão do que seu concorrente direto, o Mobi. São R$ 3.840 após seis visitas do Renault, contra mais de R$ 5 mil do Fiat.
Com o mesmo motor três-cilindros de 82/79 cv, a dupla Stepway (o Sandero “civil” deixou de ser feito e agora a marca só faz o aventureiro com propulsor 1.0) e Logan cobra pouquíssima coisa a mais pelas seis primeiras revisões obrigatórias que o pequenino Kwid.
A Nissan sempre se vangloriou de ter carros com manutenção mais barata, mas com a saída de cena de modelos de entrada, ficou difícil para veículos maiores. Mesmo assim, o Kicks aparece neste seleto ranking, com custo de revisões pouco acima dos R$ 4 mil nas seis primeiras visitas. É o SUV mais acessível do mercado em termos de pós-venda.
O V-Drive, a primeira geração do Versa, foi por muito tempo o carro com manutenção mais barata do país. Mas a segunda geração do sedã importada do México conseguiu manter preços competitivos de revisões, apesar de ser vendida apenas com o motor 1.6 16V de 113 cv e 110 cv. O modelo honra as tradições da Nissan com um valor total de seis visitas pouca coisa acima da do SUV.
A linha compacta da General Motors tenta normalizar a produção e as vendas, mas mantém um programa de revisões razoável. Isso para as versões com motor 1.0 aspirado, porém o curioso é que com a variante turbo do tricilíndrico a diferença nem é tão grande: cada uma das seis manutenções na concessionária custa exatamente R$ 8 a mais, totalizando R$ 4.320.
O SUV, seja com o 1.0 ou 1.2, tem o mesmo preço total de revisões que a linha Onix turbinada. Desta forma, o Tracker é o segundo utilitário esportivo com a manutenção mais barata do mercado. E supera por algumas dezenas de reais um rival direto, o Jeep Renegade.
O modelo da Jeep se vale do intervalo das revisões para se estabelecer entre os carros com manutenção mais barata. Enquanto os prazos na maioria dos carros é a cada 10 mil km, o do Renegade é em espaços de 12 mil km, o que lhe confere uma “vantagem”, já que são cinco visitas para atingir os 60 mil km. Mas, para o bolso do dono, esses prazos maiores podem fazer a diferença.
O novato crossover se garante entre os carros com manutenção mais barata em suas versões com motor aspirado 1.3 Firefly de quatro cilindros e até 107 cv, com câmbio manual ou automático do tipo CVT. Detalhe é que as derivações com o 1.0 turbo são apenas R$ 4 mais cara no custo total de seis revisões, o que deixaria o SUV empatado com o Peugeot 208 1.0.
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Aconselho a consultar o preço da manutenção do HB20 nas concessionárias, os valores não estão corretos.