Os 10 carros que menos valorizaram desde 2020 – análise dos modelos

A gente viu uma disparada de preços nos últimos dois anos, mas alguns modelos quase passaram incólumes por essa onda. Quase...

por que preco do carro esta subindp
Valores dos veículos seminovos assustou os consumidores (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 08/08/2022 às 09h31

Novo levantamento da Mobiauto revela os modelos que até ficaram mais caros nos dois últimos anos, pero no mucho

Preço de automóvel virou tema de mesa de bar. A alta desenfreada no preço dos veículos novos e seminovos continua a assustar o mercado e especialmente aos clientes. E você já leu aqui no AutoPapo algumas listas com os modelos que mais aumentaram de valor. Mas chegou a hora também de conhecer os carros que menos desvalorizaram.

Novo levantamento da Mobiauto aponta os modelos que ficaram “menos caros” ao longo dos últimos anos. O site especializado na compra e venda de automóveis pegou a média de preços das linhas de veículos quando 0 km no primeiro semestre de 2020 e comparou com a média dos valores pedidos nos anúncios da mesma gama no primeiro semestre deste ano.

VEJA TAMBÉM:

O mais impressionante é que na lista dos 10 carros que menos valorizaram, não dá nem para dizer que a alta foi modesta ou que o dono perdeu dinheiro. Afinal, os índices de aumento vão de 26% a mais de 40%.

1º BMW 320i

bmw 320i gp 2022 branco visto de frente rodando em estrada
  • 1º Semestre 2020: R$ 248.213,91
  • 1º Semestre 2022: R$ 314.842,83
  • Variação: 26,84%

A linha de entrada do Série 3 teve a menor valorização nestes dois últimos anos, segundo o estudo da Mobiauto. Esta sétima geração do sedã, que já era produzida em Araquari (SC) no primeiro semestre de 2020, teve ganho de “apenas” 26% no período pesquisado.

A gama usa, desde então, o mesmo motor turbo quatro cilindros de 184 cv. Curiosamente, a versão M Sport, espécie de opção intermediária com o pacote de estilo da divisão esportiva da marca alemã, foi a que puxou a valorização para baixo: encareceu “só” 21% de 2020 para cá.

2º Volkswagen Voyage

volkswagen voyage prata frente
  • 1º Semestre 2020: R$ 61.571,13
  • 1º Semestre 2022: R$ 80.359,32
  • Variação: 30,52%

A partir daqui os carros que menos valorizaram já passam da casa dos 30% de acréscimo entre os primeiros semestres de 2020 e deste ano. No caso, o veterano Voyage, que pena por ser um dos sedãs que mais ficou defasado na categoria – que reúne rivais mais espaçosos, modernos e equipados.

Há dois anos o Voyage ainda tinha mais duas opções, além da 1.0 sobrevivente nos dias de hoje. Inclusive foi a 1.6 de 104/101 cv e câmbio manual de cinco marchas que registrou a valorização mais baixa da linha no período, de cerca de 30%.

3º Caoa Chery Tiggo 7

caoa chery tiggo 7 2021 2
  • 1º Semestre 2020: R$ 118.224,23
  • 1º Semestre 2022: R$ 158.306,67
  • Variação: 33,90%

O SUV médio da Caoa Chery figura entre os três carros que menos valorizaram desde 2020. Nesse meio tempo o Tiggo 7, inclusive, não só foi reestilizado e ganhou sobrenome Pro, como trocou o motor 1.5 turbo por outro igualmente turbinado, só que 1.6 e mais potente, com 187 cv, o que pode explicar a baixa valorização da linha antiga.

4º Volkswagen Jetta

novo jetta r line 250 tsi 22
  • 1º Semestre 2020: R$ 158.628,38
  • 1º Semestre 2022: R$ 213.697,91
  • Variação: 34,72%

Outro sedã da VW entre os carros que menos valorizaram e outro modelo cujas versões foram ficando pelo caminho. Mesmo assim, e com a mudança recente do modelo importado do México, a média de preço das três configurações do Jetta (Comfortline 200 TSI, R-Line 200 TSI e a esportiva GLi com motor 2.0) encareceu quase 35% no período de dois anos.

5º Citroën C4 Cactus

Citroen C4 Cactus Fotos Alexandre Carneiro
  • 1º Semestre 2020: R$ 88.959,00
  • 1º Semestre 2022: R$ 120.051,33
  • Variação: 34,95%

Detalhe é que o C4 Cactus foi praticamente o único automóvel de passeio vendido pela Citroën no período pesquisado. O solitário modelo é o quinto entre os carros que menos valorizaram, também próximo dos 35%. A configuração intermediária Feel Pack, com o motor 1.6 aspirado, ficou bem abaixo dessa média, com aumento de apenas 27% no preço nos últimos dois anos.

6º Hyundai Tucson

hyundai new tucson branco com placa verde visto de frente
Hyundai | Divulgação
  • 1º Semestre 2020: R$ 138.116,87
  • 1º Semestre 2022: R$ 187.773,57
  • Variação: 35,95%

A então terceira geração do Tucson montada no Brasil tinha apenas uma versão no primeiro semestre de 2020, a GLS. Com motor turbo de 177 cv e design arrojado, essa fase do SUV contudo não repetiu o mesmo sucesso que seus antecessores (incluído aí, o ix35, o Tucson de segunda geração). Mesmo assim, assinalou ganho de quase 36% no preço.

7º Hyundai ix35

Hyundai iX35 Imagem 02 alta resolucao
O porte é de SUV médio, mas o preço fica entre os compactos e os médios
  • 1º Semestre 2020: R$ 105.345,72
  • 1º Semestre 2022: R$ 145.529,44
  • Variação: 38,15%

Por falar no ix35, olha ele aí entre os carros que menos valorizaram entre o primeiro semestre de 2020 e igual período deste ano. A menor valorização dentro da categoria pode ser explicada também pelo fato de que o SUV médio deixou de ser feito em Anápolis (GO), em dezembro de 2021, o que acaba refletindo de certa forma no mercado de seminovos.

8º Kia Cerato

kia cerato 2020
  • 1º Semestre 2020: R$ 93.615,00
  • 1º Semestre 2022: R$ 130.257,78
  • Variação: 39,14%

A quarta geração do sedã médio coreano foi lançada em 2019, não mudou de lá para cá, mas também – vamos combinar – não emplacou no mercado. O que explica estar entre os carros que menos valorizaram nos últimos dois anos, segundo a Mobiauto, apesar de ter ficado quase 40% mais caro, em média, no período.

9º Volkswagen T-Cross

vista lateral do t cross 2021 branco rodando na cidade
VW T-Cross
  • 1º Semestre 2020: R$ 104.350,95
  • 1º Semestre 2022: R$ 148.400,36
  • Variação: 42,21%

O primeiro SUV considerado da categoria de compactos que aparece na relação de carros que menos valorizaram é o T-Cross. E foi justamente a opção de entrada com motor 1.0 turbo de até 128 cv e câmbio automático de seis velocidades a que mais “prejudicou” a valorização do modelo no período, com aumento de 36%, contra 42% da gama, em média.

10º Volkswagen Saveiro

volkswagen saveiro robust cd prata frente
Saveiro segue em produção sem novidades
  • 1º Semestre 2020: R$ 67.892,22
  • 1º Semestre 2022: R$ 97.320,00
  • Variação: 43,35%

A única picape a figurar entre os carros que menos valorizaram é o modelo compacto da Volkswagen. Pesa contra a Saveiro as surras em vendas que ela leva de sua principal rival, a onipresente Fiat Strada. De qualquer forma, valorizou 43%, em média, nestes dois últimos anos.

Outros 5 carros que menos valorizaram

Além dos 1o modelos acima, estes veículos completam o ranking.

11º Renault Logan

  • 1º Semestre 2020: R$ 52.964,47
  • 1º Semestre 2022: R$ 77.064,29
  • Variação: 45,50%

12º Chevrolet Onix

  • 1º Semestre 2020: R$ 63.162,24
  • 1º Semestre 2022: R$ 92.268,32
  • Variação: 46,08%

13º Peugeot 2008

  • 1º Semestre 2020: R$ 83.275,08
  • 1º Semestre 2022: R$ 122.469,62
  • Variação: 47,07%

14º Suzuki Jimny

  • 1º Semestre 2020: R$ 86.040,00
  • 1º Semestre 2022: R$ 126.545,60
  • Variação: 47,08%

15º Volkswagen Fox

  • 1º Semestre 2020: R$ 51.127,84
  • 1º Semestre 2022: R$ 75.735,00
  • Variação: 48,13%
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Lorena 19 de outubro de 2022

Só valorizaram pra arrecadar mais com IPVA, o problema é que o seguro foi lá pras alturas tbm. Comprei uma Toro 2019, meu IPVA desse ano aumentou mil reais e o seguro tbm. Um verdadeiro absurdo isso.

Avatar
Jo 8 de agosto de 2022

Acho bem esquisito carro usado “valorizar” pois é bem de consumo durável e não investimento, mesmo com inflação de 2 digitos. Quem quiser que pague, mas não contém comigo kkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário