Na lista dos 10 carros que mais gastam combustível, SUVs lideram
SUVs dominam lista dos menos eficientes do Brasil, mas cuidado com certos carros de passeio que também estão entre os que mais gastam combustível
SUVs dominam lista dos menos eficientes do Brasil, mas cuidado com certos carros de passeio que também estão entre os que mais gastam combustível
Nem só de eficiência vive o mercado automotivo. As medições de consumo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) também escancaram os carros mais beberrões. Nesse Top 10 pouco nobre, os utilitários esportivos dominam entre os carros que mais gastam combustível.
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Mas calma lá que tem também alguns carros que parecem inofensivos. Uma minivan resistente e um sedã médio com alma esportiva acabam pagando o preço – seja pela aerodinâmica pouco favorável, seja pelo desempenho aguçado do motor.
Antes de revelar os 10 carros mais beberrões do Brasil em 2023, vamos aos critérios. Destacamos apenas carros de passeio flex ou a gasolina, de até R$ 300 mil, vendidos no mercado brasileiro.
O principal critério foi o consumo na cidade com gasolina pelos padrões do Inmetro na tabela 2023 do PBEV. O ciclo urbano com etanol serviu de “desempate”. Carros só movidos pelo combustível fóssil também perdem no desempate.
Confira agora quais são os carros que mais gastam combustível.
O utilitário esportivo da Ford desembarcou no Brasil em 2021. No ano passado, teve a potência do motor 2.0 Ecoboost elevada para 253 cv e hoje lidera os carros mais beberrões do país. Lembrando que esta é a versão mais civil da nova geração do tradicional jipão da marca norte-americana.
Mesmo assim, a vocação off-road está no DNA do SUV. O modelo pesa mais de 1,7 tonelada, tem elevados graus de entrada e saída, mais de 22 cm de vão livre do solo, pneus 225/65 R17 todo terreno, além de tração integral sob demanda. Aí, não tem milagre.
Importado do México, renovado em 2022 e com motor turbo a gasolina, o utilitário esportivo médio da General Motors é um dos carros mais beberrões do país. Justamente na versão topo de linha Premier.
A opção mais cara do Equinox usa o mesmo motor 1.5 turbo do restante da gama. Porém, a tração integral sob demanda faz o utilitário esportivo beber mais. Mesmo assim, a variante com tração dianteira está longe de ser referência em consumo: faz 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l, na estrada.
Todo mundo reclamava que o velho 1.8 E.torQ, além de áspero e fraco para o jipinho, tinha uma sede fenomenal no Renegade. Quando o modelo ganhou o moderno 1.3 turboflex, os fãs do Jeep se animaram.
Porém, o modelo continua como um dos carros mais beberrões do país. Justiça seja feita, nas versões com tração 4×4. Mas nada justifica uma média urbana tão alta. Só se salvou do posto de segundo menos eficiente porque o Equinox não é flex – porém,o Renegade é o veículo de passeio feito no Brasil menos econômico.
E olha que esta opção usa o elogiado câmbio automático de nove marchas da ZF. As opções com tração dianteira e câmbio de seis velocidades fazem 11,0 km/l, na cidade, com gasolina.
Outro SUV que paga a conta na bomba por ter tração integral. Azar. O SUV montado em Catalão (GO) na versão HPE-S AWD está entre os quatro carros mais beberrões do mercado brasileiro.
As demais versões do Eclipse Cross, pelo menos, não fazem tão feio. As médias no ciclo urbano do SUV médio, com o mesmo conjunto mecânico, porém com tração dianteira, ficam em 10,9 km/l.
A gente até esquece que o Territory é comercializado por aqui, já que as vendas são bem baixas. Mas os seus poucos consumidores devem sofrer. O SUV chinês é um dos carros mais beberrões, isso com seu motor turbo que só aceita gasolina, e caixa CVT.
Se serve de consolo, o Territory deve sair de linha em breve. A Ford prepara a importação do Equator, que foi recentemente apresentado lá fora. O modelo chegará com novo motor – também 1.5, mas com 170 cv – para o lugar do crossover médio.
O motor 1.3 turboflex de origem FCA – Fiat Chrysler Automóveis faz mais uma vítima. O Commander foi lançado em agosto de 2021 e já está entre os carros mais beberrões do Brasil.
Tudo bem que o SUV de sete lugares é um dos mais pesados da lista. Mas o motor é moderno e poderia ser menos sedento. As outras variantes do Commander usam motor diesel e fazem médias de 10,6 km/l…
O motor mais velho desta relação paga o pato e coloca a única minivan ainda feita no Brasil entre os carros mais beberrões. O GM Família 1 de quatro cilindros se ressente de um projeto velho e da aerodinâmica nada funcional da Spin.
O velho motor THP sempre foi cultuado nos carros da Peugeot e da Citroën, mas a verdade é que sempre foi um dos mais beberrões. Apesar do turbo e do desenvolvimento em conjunto com a BMW, sobra em desempenho, peca em eficiência.
O propulsor turbo ainda equipa versões do C4 Cactus e do 2008. Mas no 3008 sofre com o maior peso do SUV médio. De qualquer forma, com o advento da Stellantis, o THP tende a ser descontinuado na parte francesa do grupo.
Vamos combinar que o dono de um Jetta GLI está pouco interessado se ele é um carro beberrão. O cara está ligado é no desempenho e na dinâmica da versão esportiva, e agora única, do sedã médio trazido do México.
Mas o motorzão EA888 com turbo e calibragem esportiva faz o carro consumir bem. Ainda mais na linha 2023, que trouxe um Jetta GLI mais potente, acima dos 230 cv. Sem falar em todo acerto de suspensão e freios para acompanhar a fera.
O SUV que é alguma coisa melhor do mundo também pode dizer que é um dos carros mais beberrões do pedaço. Claro que não falamos da versão híbrida lançada no ano passado na carona da renovação da linha. Mas sim da puramente a combustão.
O motor 1.6 turbo tem potência acima dos 180 cv. Com câmbio automatizado de dupla embreagem, oferece desempenho bacana. Contudo, está bem longe de ser eficiente.
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O Jetta com consumo de 9,9km/L na cidade é beberrão? Então, tá…rs
Os proprietários do CHEVROLET EQUINOX 2.0 turbo, cambio automático com 9 marchas, não estão preocupados com o consumo se é beberrão ou não, já o EQUINOX 1.5 tem o mesmo consumo e é manca.
Pelo menos o Bronco tem motor! O resto é tudo motorzinho com preço nas alturas!
a gasolina e o alcool que temos nos postos de combustivel, a maior parte vem batizado, se o carro ja e gastao, com as falcatruas dos postos, ai esta o problema do gasto do combustivel nos veiculos.
O povo tem que cair na real, para quem tem grana de mais de 150k em um carro não está preocupado com o valor do combustível e outra, esse negócio de achar carro grande espaçoso, com motor potente e consumo de Kwid não existe em nenhum lugar do mundo, caiam na real e parem de mimimi.
acertou em cheio mano kkkkkkk boa !!
De fato SUV pode não ter bom consumo quem tem dinheiro ? tá nem aí ah tem muitos modelos menores não e tão bom em consumo nossa gasolina e uma bosta batizada aí já viu né
Essas médias de consumo, tanto na cidade ou estrada, estão bem fora da realidade. Alguns modelos citados, fazem em média com gasolina 5,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. São pesados, câmbio automático e péssimo coeficiente aerodinâmico . Deveria citar o VW Tiguan com mesmo motor do Jetta, Kia Sportage 2.0 16v, Land Rover Evoque, SW4, New Tucson, etc.
Exatamente! Os números são bem piores nos veículos listados. E faltou muito fabricante e seus modelos beberrões.
A reportagem é legal, mas está se baseando em números de Inmetro e eles não servem para nada. Números reais são do dia a dia na rua. Testes em metros são feitos em condições controladas e por se tratar de órgão público não confio.
Taos, 13km/l velocidade110km/h com duas pessoas, porta-malas cheio e ar ligado
16km/l a 80km/h idem (duas pessoas, porta-malas cheio e ar ligado)
Obrigado pelas informações, muito importantes, mas quem compra um SUV não compra para economizar combustível, senão escolheria um Kwid. Quem escolhe um SUV, escolhe pelo estilo e características não encontradas em outro modelo de carro.
SUV é uma compra burra e puramente emocional. É um carro inferior em TUDO, exceto por um pouco mais de altura do solo.
Comcordo. Comprei uma SUV Outlander V6 2012 Zero, pra dar um refresco para minha BMW 528, mas acabou que nos ultimos dois anos a SUV ta parada na garagem, melhor.dizendo, uso ela quase nada, a 528 eh que continua sendo meu braço direito
Não sei, questão de opinião, normalmente quem não pode comprar um critica. Compra burra é comprar um carro pela opinião dos outros, que não foi o meu caso. Tenho simpatia pelo modelo específico que eu tenho hoje e estou plenamente satisfeito pois ele me entrega o que o meu antigo sedan não entregava. Obrigado pelo comentário, mas essa é apenas a sua opinião, o que não significa estar certo.
Concordo plenamente com você Rafael. Nunca comprei nem comprarei SUV. É carro para quem não sabe nem gosta de dirigir. Pesadões, beberrões, ocupam um espaço enorme, estabilidade ruim, uma calamidade sobre rodas.
Exato, com gol city álcool 76cv fazia 600km com tanque. Mas SUV é outro nível, e carros com mais de 150cv é difícil fazer média.
Pra mim era Ecosport, barata e muito econômica, tive duas 1.6 (8,5km/l álcool) e agora 1.5 (9,5 álcool, 13 gasolina).
Maikon, concordo contigo.
Ótima matéria. Mas não entendo, por exemplo, a ausência do Compass. Ele tem o mesmo motor que o Renegade e é muito mais pesado. Tanto que o Commander foi incluído na lista (que também tem o mesmo motor que os outros dois). Pela lógica deveria estar na lista.
Eu li a reportagem e pensei a mesma coisa que você.
Boa lista, mas deixar de fora qualquer veículo com motor ETORQ 1.8 da Fiat é sacanagem. Na cidade , com transito livre e sem ar, faço no máximo 8km/l de gasolina. E dirijo como idosa
Se pra mim o problema fosse apenas esse consumo aí mostrado na maioria dos SUVs, eu teria um. Os carros 1.0 e 1.4 fazem até menos na cidade. Acho que não bate isso aí com a realidade.
Sinceramente, não teria um SUV. Principalmente pelo consumo exagerado. E outra, é que estão querendo nos enfiar goela a baixo, essa ideia de modinha, como se fosse a preferência da maioria e não é. Não passa de uma jogada de marketing. E disso eu entendo. Vivo de marketing há mais de 40 anos. Essa galera não me engana não!… Tenho um Peugeot 308 THP que tem um excelente Power Train e é bem econômico.
Quanto à Stellantis, já está fechando no Brasil, junto com a Citroën, Jeep e várias outras, devido ao momento político ruim.
Eu bem que desconfiei que essa junção, não iria vingar. Tomara que a Peugeot resista.
Olá, Esdras. Obrigado pelo seu comentário. Não há qualquer indício de que a Stellantis (que controla as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, entre outras) esteja fechando no Brasil.
https://autopapo.uol.com.br/curta/stellantis-toyota-fora-brasil/
“Momento político ruim”.
De onde você tirou isso?
Ford Bronco Sport (o pior da lista)
Cidade: 8,6 km/l
Estrada: 10,5 km/l
A maioria dos carros 1.0 que são/eram vendidos como populares, fazem mais ou menos estas médias.
Não vejo muito sentido nesta lista. São consumos bem razoáveis, pelo que os carros entregam em comparação aos “populares”, os quais têm interiores de plástico duro e sem nenhuma segurança.
Meu Pulse 1.0 Turbo deveria estar no 1º lugar desse podium. Não faz mais do que 6,2 Km por litro de gasolina e 5,1 Km por litro no álcool. Na cidade. Esses dados da etiquetagem são para enganar o consumidor. Cada vez que vou no posto de combustível me arrependo mais e mais de ter investido em um carro 1.0 que gasta mais que um ford Bronco….
Tenho uma Tucson 2.0 2015 Flex que faz média de 6km/l na Estrada com Etanol e 7 com gasolina. É um horror.
Eu acho que esses dados de consumo da maioria dos veículos citados aqui está completamente fora da realidade. Não acredito em nenhum SUV fazendo mais de 8.5 ou 9.0Km litro com gasolina, tráfego urbano. Tenho uma Toyota RAV 4 2014 que possui o mesmo motor do Corolla nacional, mas não é Flex. Na estrada, não passando de 120Km/hora dá para fazer uma média de 14 KM/litro. Na cidade, o máximo que se consegue é 7,5 a 8 km/litro.
Esses valores de consumos que são apresentados são de testes padronizados com a finalidade de comparação apenas. Não tem nenhuma relação como o consumo que nós consumidores obtemos no dia a dia, que é diferente pra cada um, dependendo do percurso, congestionamento e técnica do motorista.
Há 2/3 versões mas acho que a que vale mesmo é a opinião de quem tem ou teve é usou na real o carro é tive um compass longitude 2022, 1.3 turbo e nunca fez mais que 4 km com litro inclusive óleo de motor 1 litro a cada mil km. Hoje tenho um corolla cross faz 9km litro.
Boa noite!
Uma dúvida.. como é realizado o teste de consumo na estrada?
Todos os carros que tive o consumo na cidade é inferior ao informado.. mas é próximo até, porém na estrada as médias são muito superiores às informadas.
Ex.compass 2017 gasolina.. na cidade 8,1, porém eu fazia uns 6.. e na estrada 10,5 e eu fazia uns 14 a 110km/h
Valeuu
Este consumo do RENEGADE não está correto, eu tenho um 2023, minhas médias misto cidade/estrada ficam sempre acima dos 11,5, na estrada, acima de 14 sempre com gasolina.
Convenhamos que 99,9% dos proprietários desses carros maos se preocupam com gasolina… É o tal do custo vs benefício.
É igual dizer que um dono de Ferrari se preocupa com gasolina, IPVA, seguro, etc.