As 10 versões de carros que mais valorizaram: Moby Easy é o campeão!
Apesar de o mercado ter registrado uma alta generalizada, estudo mostra os modelos específicos que anotaram os maiores aumentos, entre eles o Mobi Easy
Apesar de o mercado ter registrado uma alta generalizada, estudo mostra os modelos específicos que anotaram os maiores aumentos, entre eles o Mobi Easy
Recentemente você leu aqui no AutoPapo sobre as 10 linhas de veículos de passeio que mais valorizaram do início da pandemia para cá. Agora, chegou a hora de ver as versões, nominalmente, que mais ganharam valor nesses dois últimos anos. Carros como Mobi Easy, HB20 Vision e Chevrolet Joy.
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A Mobiauto fez um estudo e comparou os preços de todos os automóveis e comerciais leves disponíveis 0 km em maio de 2020 com o valor médio da mesma versão em maio de 2022. Veja quem mais fez o proprietário “ganhar dinheiro”.
Um dos carros mais simples e aliviados em equipamentos do mercado foi o que teve maior valorização nestes dois últimos anos. O detalhe é que a configuração de entrada Easy do Mobi é aquela a qual chamamos de básica mesmo, com “bê maiúsculo”..
Foram quase 53% de aumento de maio de 2020 para cá e cerca de R$ 16 mil a mais pedidos pela versão do subcompacto que não torna a vida do condutor nada “easy”. O modelo sequer tem assistência hidráulica da direção, vidro elétricos ou ar-condicionado, e mesmo ar quente, travas elétricas e limpador traseiro eram opcionais.
O sedã compacto da marca sul-coreana também se destaca em sua versão básica Vision. O modelo já é o de segunda geração e usa o motor 1.0 três cilindros aspirado de 80/75 cv que entrega um desempenho bastante surpreendente.
A variante Vision é a de entrada, mas recebe ar-condicionado, direção elétrica, som com Bluetooth, banco do motorista com ajuste de altura e desembaçador, limpador e lavador traseiros. Chama a atenção o comando elétrico dos retrovisores e vidros traseiros, ausentes em boa parte dos seus rivais diretos.
A geração antiga do hatch compacto fecha o pódio dos carros que mais valorizaram nos últimos dois anos. O Joy saiu de linha recentemente com o motor 1.0 8V Família I da GM, mas ficou cerca de 40% mais caro de maio de 2020 para cá.
O modelo foi posicionado para ser o veículo mais acessível da Chevrolet no país. Traz o mínimo de itens de série, como monitoramento dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, mas sequer vem com som.
A picape que mais valorizou entre 2020 e 2022 foi também de uma variante básica. A XLS é uma das opções básicas da linha Ranger e com o menor motor turbodiesel da linha, de 160 cv, e na variante com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2, mas com uma boa dose de equipamentos.
O modelo valorizou 40% no período, segundo a Mobiauto. Teoricamente, quem comprou a picape em maio do ano retrasado “embolsou” mais de R$ 50 mil neste tempo. Na lista de itens de fábrica, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera de ré, ar automático bizona e central multimídia.
A segunda versão de picape mais valorizada não chega a ser básica e sim uma das mais completas, e “rendeu” 39% ou mais de R$ 60 mil para o seu dono em dois anos – se isso fosse um investimento. Além dos controles de estabilidade, tração e de subidas, a S10 LTZ 2020 tem alertas de colisão frontal e de mudança de faixa, câmera de ré, sensores de estacionamento na frente e atrás, retrovisor eletrocrômico só na parte de segurança.
Ar automático, banco do motorista elétrico, revestimento de couro, acionamento remoto do motor, rebatimento elétrico dos retrovisores e central multimídia com DVD player, conexão com Android Auto e Apple CarPlay e GPS nativo fazem parte dos equipamentos. O motor é o 2.8 turbodiesel com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 com reduzida.
O hatch compacto da Hyundai repete o sedã e tem na Vision a derivação que mais valorizou em dois anos, com quase 39% de “inflação”. O motor é o mesmo 1.0 12V aspirado de até 85 cv com jeitão de propulsor de maior capacidade. A lista de equipamentos espelha a do irmão. Junto do Mobi Easy, seus preços estão cima dos R$ 60 mil.
E tome de picape entre os modelos que mais ganharam valor entre 2020 e 2022, e tome picape bem equipada. Agora é a Frontier em sua versão LE. Aqui, o exemplar da Nissan usa o motor 2.8 com dois tubos e 190 cv de potência, aliado à tração 4×4 e caixa automática de sete velocidades.
Entre os itens de série, seis airbags, controles de estabilidade, tração, subidas e descidas, câmera 360 graus, faróis com regulagem de altura, ar automático bizona com saídas traseiras, bancos de couro, teto-solar, chave presencial e multimídia com conexão com smartphones e GPS.
O Mobi mais “completo” também figura entre os carros que mais valorizaram. Porém, não significa que seja a referência em equipamentos. Na verdade, recebe apenas ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, banco traseiro rebatível e bipartido e som com Bluetooth. A opção Way é também a com os apliques aventureiros e suspensão mais alta. O motor é o mesmo 1.0 Fire de 75/73 cv, que equipa o Mobi Easy.
O Argo tem na sua versão de entrada (sem nome) um custo benefício atraente para vendas diretas, o que explica sua generosa oferta no mercado de seminovos e valorização superior a 37%. Sai de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, volante com ajuste de altura, vidros dianteiros e travas elétrico.
Também é possível achar muitas unidades com central multimídia (opcional na época). O motor é o eficiente 1.0 três-cilindros Firefly, que gerava 77 cv com etanol e 72 cv, com gasolina. Curiosamente, o Argo pode custar menos que um Mobi Easy.
O sedã da marca japonesa fecha a lista de carros que mais valorizaram de 2020 para cá. Em sua versão intermediária SV, o Versa ganhou 37% de valor no período (e fez o dono “lucrar” quase R$ 20 mil), mesmo saindo de linha no meio do caminho – foi substituído por uma nova geração importada do México.
O Versa SV é equipado com uma lista bem racional e interessante. Tem ar, direção elétrica, trio, banco do motorista e volante com ajustes de alturas, rodas de liga-leve, mas o espelhamento de celular na central multimídia era opcional. O motor é o competente 1.6 16V de 111 cv com baixo custo de revisão.
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