Carro elétrico usado: 10 cuidados fundamentais ao comprar
Mercado de carros elétricos usados já movimenta negócios e é preciso estar atento a detalhes na hora de adquirir um automóvel a baterias
Mercado de carros elétricos usados já movimenta negócios e é preciso estar atento a detalhes na hora de adquirir um automóvel a baterias
O mercado de carros elétricos usados é uma realidade. Com o avanço da eletrificação no setor automotivo nos últimos anos, muitas opções de modelos de segunda mão movidos a bateria surgem nas principais plataformas de venda de veículos.
Só de janeiro a novembro de 2023 esse segmento de seminovos “zero combustão” teve 78 mil negócios nas 10 principais cidades dentais, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Mas é preciso ter cuidados ao comprar um carro elétrico usado.
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Com ajuda da GreenV, empresa especializada em postos de recarga e infraestrutura para carros elétricos, elaboramos um guia básico com dicas e cuidados na hora de comprar um usado ou seminovo deste tipo.
A bateria é o principal (e mais caro) componente do carro elétrico obviamente merece mais cuidados quando se trata de um usado. Para modelos seminovos com até cinco anos de uso, a peça deve estar com a capacidade plena de armazenamento de energia.
Então, o ideal é verificar no computador de bordo o status da peça. Vale também pedir um diagnóstico da bateria em alguma concessionária da marca do carro elétrico usado.
Em geral, as fabricantes dão oito anos de garantia para as baterias. O que não significa que depois desse período elas param de carregar e de alimentar o motor elétrico. Porém, após esse tempo, a peça passa a não ter a capacidade total de armazenamento.
Veja se o carro elétrico usado tem os carros de carregamento originais. Importante também ver se há os conectores para recarga rápida (DC). Faça um teste para ver se os cabos também estão funcionando perfeitamente e se permitem a recarga completa.
Como a bateria do carro elétrico fica localizada abaixo do assoalho central é importante avaliar se há danos ou sinais de deformação na área. Aproveite e peça para colocarem o veículo no elevador para ver a parte de baixo e verificar se não há amassados e avarias sérias nesta parte.
As informações sobre autonomia e estado da bateria são mostradas no quadro de instrumentos ou na central multimídia do carro elétrico usado. É importante que tais sistemas estejam em funcionamento, sem falhas e exibindo as informações corretas.
Carro elétrico é mais pesado, justamente devido às baterias. Por isso mesmo, requer um jogo de suspensão com calibragem diferente e outros tipos de amortecedores e molas. Faça a checagem do estado destes itens.
Muita atenção ao histórico de manutenção do carro elétrico usado. Importante que o antigo dono tenha feito todas as revisões na concessionária dentro dos prazos e intervalos estabelecidos pela montadora.
Essa vale para todo e qualquer carro usado, elétrico ou não. Veja se existem diferenças de cores entre as partes da lataria, o que pode indicar uma troca de peça devido a uma colisão.
Observe também se sob o capô ou no assoalho do porta-malas há pontos de ferrugem, de preenchimento da lataria ou porcas e parafusos diferentes. Olhe, ainda, se as portas estão alinhadas e com frestas uniformes.
Lembre-se que, para ter um carro elétrico, é importante ter um carregador do tipo Wallbox na sua residência para não ficar dependendo de eletropostos públicos. Então, antes mesmo de procurar o carro elétrico usado, pesquise aparelhos e verifique o custo para instalar na sua residência. Ou se o prédio onde você mora permite, antes que a reunião de condomínio vire uma guerra maior do que já é.
Não esqueça também que carro elétrico não dá para levar em qualquer oficina. É necessário mão de obra qualificada e especializada neste tipo de veículo – provavelmente, você ficará refém da concessionária.
Tenha em mente também que o automóvel usa outros tipos de lubrificantes, fluidos e freios, além de componentes, que precisam ser checados e/ou trocados. Muitos deles são específicos para carros elétricos.
Os carros elétricos demandam pneus próprios para esse tipo de veículo, por isso, verifique o estado dos que equipam o carro elétrico usado que você está comprando e, caso necessitem de troca, negocie um desconto com o vendedor
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So me lembro de um caso que li recentemente de um fiat 500e semi novo em que o dono o levou para resolver um problema simples num estabelecimento de reparos automotivos nao autorizado e inocentemente mexeram naquele cabo de cor bem chamativa que existe dentro do capô…. resultado: danificou irreparavelmete a bateria do veiculo… prejuizo de quase o valor do veiculo…
A grande maioria desses elétricos de 2a mão vieram de FROTISTAS(locadoras, empresas de transportes, comerciais, industriais, etc) ou de PARTICULARES?
Fala-se muito em recorde de vendas mas INEXISTE PESQUISA PUBLICADA NESTE SENTIDO.
É um ASSUNTO MUITO INTERESSANTE para esta reportagem pois é de conhecimento geral que carro de FROTISTAS sofrem MAIS DESGASTES, necessitando de MAIS ATENÇÃO na escolha, pois a manutenção PODE ser realizada pelos PRÓPRIOS FROTISTAS, o que não seria ideal.
Há pesquisas sobre os de combustão, separando os números de vendas.
É triste ver que NÃO O FAZEM com os ELETRIFICADOS…
Tenho pesquisado muito sobre carro , e na compra só falam as vantagens. Mas vi que no futuro imagina todos moradores de um prédio com carro elétrico o sistema elétrico de um prédio mais antigo não vai suportar tantos carros carregando suas bateria. Também ouvi falar de algumas casas que pegaram fogo.
Casa na praia, sítio (ou chácara) e carro elétrico usado rsrs duas alegrias, uma quando compra e outra quando vende rsrs
Quem for comprar um desses, além da coragem, não se esqueça da sorte.
kkkkkkk, Tem que ter coragem e ou ser doido. Muita possibilidade de dor de cabeça. e se for viajar esqueça o seu elétrico e alugue um a combustão