10 dicas para conservar os pneus: contato com derivados de petróleo é perigoso!
Respeitar os limites descritos no componente, evitar o contato com óleos, calibrar semanalmente e fazer rodízio são algumas das indicações da Anip
Respeitar os limites descritos no componente, evitar o contato com óleos, calibrar semanalmente e fazer rodízio são algumas das indicações da Anip
Os pneus são componentes de extrema importância para a garantia da segurança veicular. Responsáveis pelo contato com o solo, interferem na estabilidade, na frenagem e no consumo de combustível dos automóveis. Com a ajuda da Associação Nacional da Indústria dos Pneumáticos (Anip), listamos 10 dicas para manutenção e conservação dos pneus.
LEIA MAIS
De acordo com os especialistas da Anip, produtos compostos por derivados de petróleo contaminam a borracha dos pneus e reduzem a vida útil dos componentes. Por isso, não é recomendável estacionar sobre poças de óleo ou usar qualquer produto com gasolina, querosene ou outro derivado durante a limpeza das rodas.
Sobre a quantidade específica de contato que o pneu suporta, a Associação disse que não há como estimar. Mas a organização reafirma que a recomendação é que os motoristas não utilizem nenhum produto que contenha derivados de petróleo em sua composição, mesmo em quantidades baixas, já que a exposição por longo período de tempo pode alterar as propriedades da borracha.
Para extrair o máximo de eficiência dos pneus, é preciso calibrá-los semanalmente respeitando as indicações do fabricante no que se refere a pressão.
Colocar menos ar nos componentes é um comportamento especialmente nocivo para os carros, pois torna a direção pesada, aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.
A pressão exagerada desgasta o centro da banda de rodagem, por causa do apoio maior sobre esta área, e cauda perda de estabilidade em curvas, pois há menor área de contato com o solo.
Lembre-se! A pressão deve ser regulada com os pneus frios.
A Anip recomenda que os proprietários de automóveis realizem o balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo nas seguintes situações:
O desbalanceamento das rodas, além de desconforto ao dirigir, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e prejudica o próprio pneu.
O desalinhamento de direção, por sua vez, deixa o veículo instável e inseguro.
O rodízio de pneus compensa a diferença de desgaste dos componentes, além garantir mais estabilidade e eficiência. No caso de pneus diagonais de passeio, o rodízio deve ser feito a cada cinco mil quilômetros rodados. Já para os pneus radiais de passeio, deve ser realizado a cada oito mil quilômetros.
O Tread Wear Indicator (TWI) é uma saliência de borracha com altura de 1,6 mm que é colocada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.
O estepe é tão importante quanto os pneus que estão em uso. O sobressalente deve ser calibrado com frequência e respeitar os limites do TWI. Mantê-lo em más condições pode, inclusive, render multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Nem todos os motoristas reparam nas letras e números presentes na lateral do pneu, mas eles são essenciais para o entendimento das informações sobre o próprio componente, como:
Respeitar os limites do componente é essencial para sua proteção.
Nem todos os proprietários de veículo sabem escolher o pneu correto para seu automóvel. Para não errar, é importante consultar o manual do veículo. No documento é possível encontrar o tamanho e os limites de carga e velocidade que devem ser respeitados.
A aquaplanagem pode fazer com que o motorista perca o controle do veículo, principalmente se os pneus estiverem carecas. Em caso de chuvas fortes, reduza a velocidade.
A reforma de pneus em motocicletas afeta a curvatura e as dimensões originais dos componentes externos dos pneus: banda de rodagem, ombros e flancos. A prática é proibida no Brasil pelas Resolução 158/2004, do Conselho Nacional do Trânsito e a Portaria 554/2014 do Inmetro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
qual o melhor silicone para proteçao dos pneus