Confira 10 dicas para aumentar a vida útil do seu carro
Quer que seu automóvel só te dê alegrias em vez de problemas? Confira essas dicas básicas para prolongar a vida útil das peças do carro
Quer que seu automóvel só te dê alegrias em vez de problemas? Confira essas dicas básicas para prolongar a vida útil das peças do carro
O que não falta na internet e nas redes sociais é gente taxando automóvel A ou B de “bomba”. Mas muitas vezes a culpa está justamente em quem despeja sua ira no mundo virtual. Manutenção e um modo de dirigir correto são ações básicas para aumentar a vida do seu carro.
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Então, é fácil fazer com que seu veículo dure mais tempo e siga valorizado no mercado de usados – o que vai te garantir melhor rentabilidade na hora da revenda. Confira estas 10 ações para aumentar a vida do seu carro.
Fazer a manutenção preventiva, em vez de corretiva, é uma das ações básicas para fazer o carro durar mais. As montadoras sugerem, na maioria dos veículos de passeio, revisões a cada 10 mil km ou um ano – até para assegurar a garantia de fábrica no caso dos modelos 0 km.
Seja na concessionária ou oficina de confiança, mesmo passada a cobertura da fabricante é importante manter os prazos anuais e/ou de intervalos de 10 mil km para as revisões do seu carro. Engenheiros e especialistas, inclusive, indicam para quem roda muito e está com veículo com mais de cinco anos de uso, reduzir esses prazos para a cada 7 mil km.
Nas revisões verifique os principais itens: óleo lubrificante, filtros, mangueiras, sistemas de freios e de embreagens, amortecedores e componentes da suspensão, correias/correntes, velas, fluidos (da caixa e dos freios), entre outros. E respeite o tempo de troca das peças conforme orientação da montadora que consta no Manual do Proprietário.
As luzes do quadro de instrumentos podem ser um alerta de que algo não vai bem com o automóvel. Por isso, é importante entender o que cada símbolo do painel significa. E lá no livrinho que fica no porta-luvas – ou em manuais digitais – você vai saber o que é cada um.
Alguns destes símbolos acendem normalmente ao ligar o carro ou ao se acionar luzes, por exemplo. Mas outros merecem atenção. Então, se as luzes da injeção, óleo, bateria, temperatura acendem, pare o veículo imediatamente ou leve-o ao mecânico o mais rápido possível.
Muita gente acha que basta colocar qualquer óleo no automóvel que está tudo bem. Isso transforma qualquer veículo numa verdadeira bomba com o passar do tempo. Por lubrificante dentro das especificações e dos prazos corretos é uma das ações simples que vão aumentar a vida do carro.
Mais uma vez, o manual de fábrica traz as informações sobre os intervalos de troca do óleo e as especificações do produto. Deve-se retirar todo o lubrificante antigo antes de colocar o novo e obedecer a quantidade do produto, assim como as recomendações em termos de tipo de óleo e índice de viscosidade.
Lembre-se que óleo velho tende a formar borra, o que se torna um veneno para o conjunto mecânico. E que o produto fora das especificações de fábrica vai fazer o motor trabalhar fora da temperatura correta e aumentar o atrito entre as peças metálicas, reduzindo a vida útil do powertrain.
Ao trocar o lubrificante, troque também o filtro do óleo. Apesar de algumas fabricantes recomendarem intervalos maiores para a peça em relação ao óleo, trata-se de um componente barato e que vai evitar qualquer contaminação precoce do lubrificante novo colocado.
Pisar forte no acelerador é ruim em vários aspectos. Aumenta o consumo de combustível e força um maior atrito dos componentes do motor. Ainda mais se você acabou de ligar o carro, já que o conjunto ainda não está na temperatura ideal de funcionamento.
A propósito, o ideal é esperar uns 30 segundos após acionar o motor. Para garantir um tempinho para que o óleo atinja as partes mais altas do conjunto – apesar de as produtoras dos lubrificantes garantirem que os produtos estejam mais avançados neste sentido.
No trânsito da cidade ou na estrada, o ideal é usar ¼ do curso do pedal do acelerador sempre que possível. E manter as rotações por minuto (rpm) na casa entre 2.000 e 2.500 giros.
Na hora de passar a marcha, evite esticá-las demais ou trocá-las antes do tempo. São duas práticas que também forçam o motor. O manual do proprietário, inclusive, informa as velocidades e rotações adequadas para a troca de cada marcha.
Outros pontos: mexa na manopla de forma suave e não descanse a mão na alavanca do câmbio. Isso pode sobrecarregar componentes internos da caixa. Também nada de deixar aquele pé pousado no pedal da embreagem, que gera atrito no sistema e causa desgaste desnecessário do disco.
Já no momento de frear, evite aquelas paradas bruscas. Viu o semáforo vermelho ou que tem um congestionamento ali na frente? Reduza devagar a marcha e vá freando aos poucos para preservar as pastilhas e os discos de freio.
Atenção ao líquido de arrefecimento é outro ponto que vai aumentar a vida útil do seu carro. A dica é conferir o nível da água semanalmente – não passar da marca de máximo, nem ficar abaixo do mínimo -, além de manter o sistema limpo e com aditivos recomendados pelo fabricante.
Pneus desalinhados ou que necessitem de balanceamento aumentam e alteram a área de atrito com o chão. Isso fará o motor trabalhar mais, o que aumenta o atrito das peças e também o consumo de combustível. Isso sem falar que também afeta os componentes da suspensão.
O ideal é fazer o alinhamento e balanceamento uma vez por ano. Ou sempre que trocar os pneus do veículo. Ao mesmo tempo, calibrar os pneus semanalmente (na pressão recomendada pela montadora) é fundamental para não forçar nem o motor, nem outros itens do veículo.
Dê preferência às peças genuínas. Tais componentes foram desenvolvidos pela engenharia da fabricante do seu veículo e estão em conformidade com o projeto do automóvel. Isso vai ajudar a preservar o carro como um todo e aumentar a sua vida útil.
Se por motivos econômicos for recorrer a peças de reposição similares, dê preferência marcas conhecidas e com reputação no mercado. Componentes de origem desconhecida e vendidas a esmo na internet, peças recauchutadas e recondicionadas, itens de empresas desconhecidas e gambiarras podem custar mais caro lá na frente.
O combustível que você coloca no seu carro é importantíssimo para aumentar a vida útil do veículo. Tenha cuidado com o posto onde você costuma abastecer e dê preferência sempre a dois ou três estabelecimentos específicos para ter um controle maior sobre a qualidade do produto colocado no veículo.
Fique atento também aos sinais. Se você abasteceu em um posto e depois percebeu um comportamento esquisito do motor, com engasgos e falhas no desempenho, descarte esse estabelecimento. Combustível ruim prejudica o funcionamento do conjunto mecânico e acelera o desgaste das peças, como bicos injetores e válvulas.
Verifique o estado dos amortecedores ao menos uma vez por ano. O desgaste dessa peça pode danificar outros componentes da suspensão, além do rolamento das rodas e os terminais da direção.
Se o carro quicar além da conta ao passar em buracos, dar fim de curso em qualquer quebra-molas ou você ouvir ruídos estranhos vindos da suspensão em um simples piso de paralelepípedo, vale dar uma checada.
Mas também fique atento às oficinas picaretas que costumam condenar não só amortecedores, mas toda a suspensão, para te empurrar orçamentos estratosféricos.
Dar um trato no carro regularmente também faz um bem danado à vida útil dele. Se possível, uma vez por semana, faça uma limpeza da carroceria com produtos específicos e seque a lataria e os vidros na sombra.
Se possível, passe uma cera protetora de qualidade com frequência. E, ao menos uma vez por ano, dê um polimento mais profissional na carroceria para proteger a pintura e preservar a cor original.
Na cabine, remova a poeira de bancos, painéis e forrações com flanelas limpas e aspirador de pó. Use produtos indicados para plástico, tecido e couro de acordo com a necessidade e nada de substâncias abrasivas.
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