Conheça os 10 carros elétricos mais rápidos do mundo
Modelos movidos a bateria têm números de aceleração que deixam para trás boa parte dos supercarros com motores a combustão
Modelos movidos a bateria têm números de aceleração que deixam para trás boa parte dos supercarros com motores a combustão
Carros elétricos podem e devem ser divertidos. E você já percebeu que cada vez mais os modelos zero combustão tentam colar em uma imagem de esportividade. Principalmente entre as marcas premium e de luxo, que têm investido em automóveis cada vez mais rápidos.
São modelos de alta performance, caros, requintados, mas que conseguem conciliar potência elevada e desempenho instigante sem comprometer a autonomia de um ou mais motores elétricos. São números de 0 a 100 km/h de deixar muito cupê a combustão com inveja.
VEJA TAMBÉM:
Veja agora 10 dos carros elétricos mais rápidos do mundo, com base no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h informados pelas próprias montadoras.
O Turbo é uma licença poética para manter a tradição e ilustrar os carros ainda mais potentes de cada linha da marca alemã. No caso, são dois motores, um em cada eixo (de 238 cv na frente e 455 cv, atrás), tração integral e câmbio com duas marchas – também traseiro.
As baterias com 85,9 kWh de capacidade tem sistema de refrigeração líquida e alimentam um conjunto de 800 V. A potência combinada do cupê esportivo elétrico chega a 761 cv, com controle de largada e overboost. O que garante o 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.
O SUV com portas tipo asa-de-gaivota e 1.020 cv de potência é um dos carros mais rápidos do mundo, com o 0 a 100 km/h em 2,6 segundos. E olha que falamos de um crossover com quase 5 metros de comprimento e mais de 2,5 toneladas de peso em ordem de marcha.
Contribui para tal performance a aerodinâmica e o brutal torque instantâneo de 140 kgfm. O Model X Plaid tem configurações para cinco, seis ou sete passageiros – em todas as opções, os bancos são individuais -, volante estilo manche, central multimídia com tela de 21” e aplicativo no smartphone que permite até tirar o carro da vaga remotamente.
Desenvolvido na Califórnia (EUA), o sedã de quatro portas tem desenho com um quê de futurista e cabine repleta de telas. Na versão mais nervosa, a Grand Touring Performance, os dois motores elétricos proporcionam 1.065 cv, 235 cv a mais que a opção de entrada, “mais mansa”, e 0 a 100 km/h em 2,6 segundos.
Um dos carros elétricos mais rápidos do mundo continua no forno e vivendo uma novela. Apresentado no CES de 2017, o projeto iniciado em 2016 teve o lançamento adiado mais uma vez, desta vez sob alegação de falta de recursos para finalizar o carro de 1.064 cv. O que fez as ações da startup chinesa Faraday despencaram no início de dezembro.
De qualquer forma, o Future FF91 continua a honrar as origens de superesportivo elétrico. Os três motores garantem ao crossover – que pretende ser o rival do Tesla Model X – um 0 a 100 km/h em 2,2 segundos e autonomia de mais de 600 km, com máxima limitada em 250 km/h.
O cupê de quatro portas é mais um Tesla entre os carros mais rápidos do mundo. No caso do Model S Plaid, são três propulsores elétricos que combinam potência de 1.034 cv e zero a 100 km/h próximo aos 2 segundos.
Além da performance, promete autonomia de gente grande: 634 km quando equipado com rodas menores, com aros de 19”. Entre os equipamentos, 12 sensores ultrassônicos garantem a câmera 360º. Ainda oferece 10 airbags, central multimídia com display 17″ e sistema de áudio com 22 alto-falantes.
O nome da marca austríaca não poderia ser mais apropriado. Feito em parceria da Deus com a Williams e a ItalDesign, o Vayanne é um cupê de dois lugares com design futurista e altura em relação ao solo de míseros 12 centímetros, uma das muitas contribuições para uma aceleração até 100 km/h abaixo dos dois segundos.
O carro só terá 99 unidades produzidas, que serão entregues até 2025. Mas o desempenho já está garantido pelos três motores elétricos – um no eixo dianteiro e dois no traseiro – que despejam 2.243 cv e 208 kgfm nas quatro rodas e ainda permitem uma velocidade máxima de 400 km/h!
O que não quer dizer que a autonomia seja pequena, Com uma parruda bateria de 85 kWh, dentro de uma arquitetura elétrica de 800 volts, o alcance é prometido para até 500 km. Já o tempo de recarga do zero a 80% leva 20 minutos em carregadores super rápidos de 350 kW.
A Rimac é uma fabricante croata que já anunciou que é possível fazer um carro elétrico que cumpra o 0 a 100 km/h em 1 segundo. Falta pouco para ela conseguir isso. O Nevera faz o mesmo em 1,97 segundo graças aos quatro motores elétricos que oferecem uma potência combinada de 1.914 cv.
Recentemente, em novembro de 2022, a marca estabeleceu um recorde de velocidade máxima para um carro elétrico com o Nevera. O cupê superesportivo atingiu 412 km/h em uma reta de 4 km na pista de testes de Papenburg, na Alemanha. Desempenho que o coloca definitivamente entre os elétricos mais rápidos já feito
A atual geração do modelo o credencia como o roadster mais rápido do mundo. Com três motores elétricos, tração integral e bateria de 200 kWh, entrega 1.360 cv e torque de grotescos 1.020 kgfm. Fica fácil entender como obteve marcas abaixo de 2 segundos ao sair da inércia para alcançar 100 km/h.
Contudo, a próxima geração do Tesla Roadster promete ser o carro elétrico mais rápido do mundo. Com tecnologia da Space X, o modelo acena com 0-100 kmh em 1,1 segundo!!! Pelo menos é o que garante o exemplar em exposição no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles (EUA).
Vale lembrar que esse novo e apressado Tesla Roadster foi prometido por Elon Musk para 2022. Mas teve o lançamento adiado…
A Rimac deve estar meio arrependida de ter vendido a patente de sua arquitetura à Pininfarina. Isso porque a montadora croata criou um rival para o seu Nevera, até então um dos carros elétricos mais rápidos do mundo. Com base na plataforma, a italiana criou o Battista, com 0 a 100 km/h melhor que o “original”.
O hiper esportivo da Pininfarina é mais leve e ostenta conjunto elétrico de 1.927 cv, 13 cv a mais que o Rimac Nevera. Desta forma, o 0 a 100 km/h é feito em 1,86 segundo – ante 1,97 segundo do modelo croata. Quer saber o 0-200 km/h? 4,75 segundos!
O carro elétrico mais rápido – e insano – do mundo é este superesportivo japonês. Apresentado em 2020, ele continua o mais ligeiro no 0 a 100 km/h, com a incrível marca de 1,69 segundo. E só mesmo na aceleração que o Aspark Owl não traz números superlativos.
São quatro motores elétricos abastecidos por uma bateria de 64 kWh, que totalizam 2.012 cv de potência e 204 kgfm de torque. A velocidade final é de 400 km/h e o carro tem autonomia declarada de 450 km no ciclo NEDC.
Contribui para este desempenho o baixo peso (1.900 kg), altura inferior a 1 metro e aerodinâmica apurada. A carroceria e partes da suspensão são feitas de fibra de carbono e o carro elétrico mais rápido do mundo ainda traz freios de cerâmica-carbono – com pinças de 10 pistões na dianteira e quatro, na traseira -, suspensão com controle de altura e aerofólio móvel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |