10 fatos que não te contaram sobre carros elétricos e híbridos

Pode carregar na chuva ou em tomada comum? A manutenção é mais barata? A bateria vicia? Consome menos na estrada? Tire as dúvidas sobre esses veículos

carros eletrificados recorde vendas Brasil
Carro elétrico ainda é cercado de mitos (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 23/07/2023 às 11h03

Carros híbridos ou elétricos, você ainda vai ter um. Realmente, esse é um futuro inevitável para as próximas gerações de motoristas. Contudo, diversas dúvidas ainda cercam os consumidores, e que fazem até muitos ainda hesitarem em comprar – ou mesmo alugar – um veículo eletrificado.

Por esta razão, AutoPapo vai trazer 10 fatos que não te contaram sobre carros elétricos e híbridos. Desde questões sobre carregamento até manutenção e eficiência energética, tudo que você queria saber sobre veículos eletrificados.

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1. Nos carros híbridos a potência pode ser combinada

Muitas vezes a potência nos carros híbridos não é a soma simples dos números da unidade a combustão e do(s) motor(es) elétrico(s). Isso porque, geralmente o propulsor a gasolina ou flex foi projetado para só entrar em ação quando o carro exigir mais. Pode ser uma ladeira, ou em uma retomada ou arrancada mais forte.

Apesar de no caso da unidade elétrica o pico de força ocorrer em qualquer faixa de rotação, nem sempre os dois motores irão atingir a potência máxima ao mesmo tempo. O mesmo vale para o torque.

2. Nos carros elétricos, o torque é instantâneo

Por falar em torque, se você já dirigiu um modelo zero combustão reparou que quando pisa no acelerador a resposta é forte e imediata. É que o motor elétrico gera torque máximo quase que instantâneo.

Isso porque não há engrenagens e outros componentes para multiplicar a força gradativamente, além da necessidade de geração de calor como em um motor a combustão. Tanto que o câmbio da maioria dos carros elétricos só tem duas marchas: uma para a frente e outra para ré.

3. Carros híbridos consomem mais na estrada

Isso é quase inevitável, uma vez que os motores elétricos dos carros híbridos são programados para entrar em cena em situações específicas. Por exemplo, no anda e para do trânsito pesado, situação na qual os veículos a combustão mais emitem e consomem combustível.

Na estrada, o carro híbrido trabalha em velocidades constantes, porém, mais altas, o que demanda mais combustível. Além disso, há situações de ultrapassagem ou de subidas onde o propulsor tradicional será mais exigido e nas quais o elétrico pouco atua neste tipo de veículo.

4. Pode carregar em tomada comum

A grande maioria dos carros híbridos plug-in e elétricos vêm com cabos adaptadores para tomadas comuns de 20 ampéres (bitola grossa). Desta forma, é possível carregar as baterias em redes de 110V ou 220V – importante que a tomada deve ser aterrada.

Porém, o tempo de recarga será bem mais demorado, e pode levar mais de um dia conforme o veículo ou a capacidade da bateria. Em aparelhos residenciais do tipo Wallbox, por exemplo, a recarga leva, em média, de seis a nove horas.

5. Carros elétricos têm menos peças

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Motor de carro elétrico tem uma quantide menor de peças

Um conjunto a combustão é muito mais complexo em termos de peças. Só o motor flex ou a gasolina leva um sem fim de componentes que o elétrico não tem. Além disso, um veículo zero combustão não precisa de itens como velas, correias/correntes, filtro e bomba de combustível, cárter e filtro de óleo, engrenagens de câmbio, entre outros.

6. Manutenção de carro elétrico tende a ser (bem) mais barata

Menos componentes significa manutenção mais simples e isso se reflete nas próprias revisões. Vamos pegar como exemplo o plano de manutenção do Kwid flex e de sua variante e-Tech. As três primeiras visitas do subcompacto elétrico vão custar menos de R$ 200, cada.

E se formos somar as seis revisões até 60 mil km, o custo total de manutenção do Kwid elétrico é menos da metade do seu par a combustão. São R$ 1.872 do modelo movido a baterias contra R$ 4.070, das versões flex.

7 . Carro elétrico tem lubrificante, sim

O carro elétrico dispensa óleo, filtro e cárter, mas precisa de outros lubrificantes. Afinal, o EV também demanda fluidos para os freios e para a transmissão automática. As partes de suspensão, mancais e rolamentos, por sua vez, precisam de graxas especiais e para minimizar ruídos, uma vez que o motor elétrico é silencioso e qualquer barulho será percebido.

Tem também substância para resfriamento de baterias. Justamente um velho produto conhecido dos carros a combustão: o etilenoglicol, basicamente o mesmo produto que é usado como aditivo no líquido de arrefecimento dos conjuntos mecânicos convencionais.

8. Carros híbridos e elétricos pesam mais

O conjunto de baterias, apesar de ocupar menos espaço em um carro puramente elétrico, é pesado. Pode representar de 200 kg a mais de 300 kg, dependendo da capacidade da peça. Mas a boa notícia é que a indústria tem avançado em baterias menores, mais leves e mais eficientes.

No caso dos carros híbridos, o peso maior é mais óbvio. Afinal, o veículo eletrificado usa dois conjuntos motores, a unidade a combustão e a elétrica, com direito a seu pack de baterias.

9. Carro elétrico não dá choque e pode carregar na chuva

Um dos grandes mitos sobre carros elétricos é que eles dão choque. Pura fantasia. Os veículos movidos a bateria tem a parte dos circuitos totalmente vedadas e isoladas. Além disso, os plugues e cabos de carregamento são à prova de água. O próprio sistema, ao perceber alguma fuga de corrente, interrompe a carga ou mesmo o funcionamento do veículo

10. A bateria não vicia, mas perde eficiência

citroen e c3 eletrico producao india baterias
Baterias com mais de 10 anos ainda detêm 80% de sua capacidade

A bateria do carro elétrico não fica viciada se você colocar várias vezes o veículo em eletropostos rápidos. O que acontece é que esse tipo de recarga aumenta a temperatura do conjunto o que, com o tempo, reduz a capacidade de armazenamento da peça.

Porém, os oito anos de cobertura que as fabricantes concedem para a bateria é justamente a garantia de que, neste período, o equipamento estará em pleno funcionamento. Após esse prazo, a peça vai naturalmente perder um pouco da capacidade, mas não que vá deixar de carregar. Especialistas dizem que baterias de EVs com mais de 10 anos de uso ainda detêm 80% de sua capacidade.

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10 Comentários
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Paulinho 24 de julho de 2023

O poblema dos EVs vai ser as baterias pegando fogo, tipo os celulares, ja tem notícia de 13.mortes causadas por incêndio de baterias, pasmen!! De bicicletas eletricas.
Agora você imagina uma bateria com 200 ou 300kg, de um veículo que foi atingido por uma enchente, aí sujeito compra sem saber coloca na garagem e de madrugada sente aquele cheiro “de coisa” queimada la na garagem, aí já era, se for apartamento então? Com garagem coletiva.
Procurem no youtube baterias de celulares explodindo, aí você ja vai ter uma noção do que eu tou falando.
Boa sorte a todos nós!
Não vejo a hora de comprar o meu EV zero KM.

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Luiz Sants 10 de março de 2024

Eu fico impressionado com a quantidade de groselhas… Veículos à combustão pegam fogo com muito mais frequência e matam muito mais gente! E comparar um veículo elétrico com uma bicicleta elétrica só pode ser brincadeira! Essas baterias são VEDADAS, se for atingido por uma enchente, nada acontecerá, pq o veículo estará desligado, e ao perceber qualquer fuga, o veículo desliga. Leia o raio da matéria!

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Paulinho 11 de março de 2024

Para de escrever abobrinha meu amigo!!
Sai da bolha!!
Procura no youtube ou digita no google, carro elétrico explodindo, qualquer idiót4 com mais de um neorônio sabe que todas as baterias modernas são lacradas, o problema é que com o tempo a humidade e as altas temperaturas correm o isolamento. Quando um carro a combustão, exclusive a antiga kombi, pega fogo, 95% das vezes é por pura falta de manutenção.
Então ta!! os EVs são todos a prova de fogo e explosão!! É uma verdsdeira maravilha da tecnologia moderna!! Se bobiar da pra dizer que são eternos.(vide reclame aqui)KKKKKKKKK

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Paulinho 11 de março de 2024

*corroem
*verdadeira

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Reginaldo 24 de julho de 2023

O Dolphin é legal, preço bom, design bonito. Incomoda aquele reflexo todo do painel no parabrisa. Releva-se, por enquanto. Mas o que precisamos mesmo é de carros híbridos! A gente quer por o carro na estrada e não ficar preso na cidade, refém de ponto de recarga inexistente. Dolphin híbrido (ou similar) pra ontem!

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Marcus Macedo 24 de julho de 2023

Vejo que países conscientes como a Noruega 80% dos carros novos vendidos em 2022 são elétricos.

Será que todo o primeiro mundo não tem conhecimento da melhor tecnologia e só os brasileiros saibam das coisas e querem híbridos e a combustão?

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Ronaldo 6 de fevereiro de 2024

É que na Noruega, Europa em geral, sobra EE e falta gasolina, sendo que as instalações de recarga são de qualidade. Além disso as baterias que vem da China , são transportadas de trem. No Brasil, as baterias vem de navio e por ser transporte perigoso pega fogo espontaneamente, os container só podem conter 30% de carga, o resto vem vazio. Isso torna o custo da bateria avulsa 3 vezes à bateria que vem montada no carro, portanto carros a bateria são economicamente inviável. Sem falar nas condições deploráveis das redes elétricas , legado de 20 anos de governo populista. Se vc usar um carro a bateria, vai encarecer a EE para os mais pobres, que não poderão nem.mais ligar chuveiros. Por fim, energia elétrica é necessária para tratar esgoto, crianças morem de diarreia todos os dias. Se fizermos isso, não sobra pra mais nada. Resumindo, o Brasil não é Noruega.

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Luiz Santos 10 de março de 2024

O maluco acaba de dizer que na Noruega, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, falta gasolina… Chega de internet por hoje!

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Carlos SF 24 de julho de 2023

1- o hibrido é o lixo da eletrificação automotiva, foi um passo utilizado pelas montadoras para fazer dinheiro enquanto aprendiam a nova tecnologia e quem está pagando a conta é que compra o hibrido….

3- carros hibridos consomem o bolso do proprietário: gasta mais combustivel, gasta energia, manutenção de carro a combustão + manutenção de eletrico e as montadoras mamando.

4- nossa falta total de informação: quem tem um carro eletrico tem com certeza , “pelo menos” tomadas 220v de pouco mais de 20A o que propicia cargas de 5 a 8 horas (o tempo que a maioria dos humanos usa para dormir, então , de manhã o carro está carregado). carregar um carro eletrico de alta autonomia em tomadas 110 volts é ideia de girico ou de reporter mal informado… ja existem muitos pontos de recarga rapida no Brasil que carregam até 80% da bateria do carro eletrico em 30 minutos, e a carga média NORMAL de um eletrico é de 4 hoas (em casa ou na empresa, usando um wallbox).

10- baterias de carros eletricos são projetadas para funcionar no carro por no mínimo 8 anos , estima-se que um usuario conciente leve a bateria de um eletrico a 20 anos de uso com por volta de 70% de eficiencia no fim da vida no uso em tração automotiva, pois, a bateria retirada de um carro eletrico com 70% ou menos ainda vai funcionar plenamente em um sistema fotovoltaico off-grid por pelo menos mais uns 10 ou 20 anos, então a´te as balelas que a impresnsa fala em como reciclar as baterias daqui a 10 anos é pura ignorancia e apoio a industria do petroleo e do etanol que já esta se utilizando de lobistas para retardar o dominio do carro eletrico principalmente no Brasil.

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