Conheça 10 fatos sobre o Fiat Pulse (prós e contras)
Novo SUV compacto da marca italiana chegou ao mercado com preços agressivos; mas será que ele é realmente tudo isso?
Novo SUV compacto da marca italiana chegou ao mercado com preços agressivos; mas será que ele é realmente tudo isso?
O lançamento que mais massacrou a paciência dos clientes e da mídia nos últimos tempos enfim estreou. Depois de aparecer no BBB 21, de ter inúmeros teasers e até coletiva da Fiat para tentar convencer que o carro usa uma nova plataforma, o Pulse dá as caras com custo/benefício impactante, novo conjunto mecânico e desenho bastante simpático.
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Com preços a partir de R$ 80 mil, o inédito crossover compacto da marca italiana quer ter um lugar ao sol no segmento que mais cresce no mercado.
Para tal, se vale de uma gama de versões que vai tentar brigar desde a base da categoria (Caoa Chery Tiggo 2 e Honda WR-V) até o topo (VW T-Cross e Honda HR-V), passando pela “meiuca”: Hyundai Creta, Nissan Kicks, Citroën C4 Cactus, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Caoa Chery Tiggo 3x e VW Nivus, o alvo predileto do Fiat Pulse.
Só que não basta ter um rostinho bonito e preço competitivo para peitar essa turma. Por isso, vamos destacar 10 fatos sobre o Fiat Pulse. Confira em que ele acerta e no que ele peca para brigar nesse segmento de SUVs compactos.
Já dirigimos o Fiat Pulse: assista ao vídeo!
O estreante tem preços entre R$ 79.990 e R$ 115.990. Desta forma, atua de forma ampla dentro do segmento. A opção de entrada do Fiat Pulse, a Drive 1.3, é mais barata que o Caoa Chery Tiggo 2 Look (R$ 83.590) e a configuração logo acima, a Drive automática, que custa R$ R$ 89.990, sai mais em conta que o Honda WR-V LX (R$ 92.300).
Mesmo a versão inicial com o novo motor turbo é competitiva – independentemente de juízo de valor e de comparação de tamanho e espaço. O Fiat Pulse Drive Turbo tem preço de R$ 98.990. O VW Nivus e o Chevrolet Tracker, só para citar dois outros SUVs compactos com motor turbinado, partem de valores acima dos R$ 105 mil.
O Fiat Pulse é o responsável por lançar o motor 1.0 três-cilindros turbinado dentro do portfólio da marca italiana. O novo propulsor da linha GSE tem turbocompressor BorgWarner, injeção direta, 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina, além de torque máximo de 20,4 kgfm entre 1.750 rpm e 3.500 rpm.
Segundo o fabricante, com álcool, o 0 a 100 km/h é cumprido em 9,4 segundos. As retomadas registram 4,2 segundos (40-80 km/h) e 5,2 segundos (60-100 km/h). Já o consumo com gasolina, pelos critérios do Inmetro, fica em 12,0 km/l na cidade e em 14,6 km/l, na estrada.
No primeiro contato do AutoPapo com o Pulse turbo, o SUV agradou nas arrancadas de uma forma geral. Além disso, o turbo enche rápido e não há aquele lag típico dos turbinados. A engenharia também fez uma programação diferente do acelerador eletrônico do jipinho, sem abrir muito as borboletas quando se chega apenas à metade do pedal – o que minimiza os trancos comuns em muitos Fiat.
Coube ao Fiat Pulse também estrear o câmbio automático do tipo continuamente variável na linha. Com sete marchas simuladas, a caixa CVT (que se propagará por outros modelos da marca, a começar pela Strada) oferece as tradicionais mudanças sequenciais, tanto na alavanca como nas borboletas do volante.
Na primeira avaliação de lançamento do Pulse, a transmissão se mostrou bem entrosada com o 1.0 turbo. O motor não fica segurando os giros como se não houvesse amanhã como ocorre com CVTs mais “raiz”, porém há um delay do câmbio nas respostas às investidas no pedal do acelerador.
O CVT do Pulse também tem aquele tradicional modo Sport. De acordo com a Fiat, além de alterar as respostas do motor e trabalhar em giros mais altos, a opção atua na assistência elétrica da direção, no controle de estabilidade e nas respostas da transmissão.
Feito sobre a base do Argo, a Fiat até alterou a geometria da suspensão por eixo de torção na traseira para ganhar espaço no porta-malas e no banco traseiro. Verdade que, com isso, houve um aumento de 1,1 cm no entre-eixos – 2,53 m no total – em relação ao hatch compacto.
Não espere por nada muito mais espaço que no Argo. O Pulse leva bem dois adultos e uma criança no banco traseiro, sem muitas folgas para cabeça e joelhos. O encosto, por sinal, é bem ereto, e o assento é bastante curto, o que tende a cansar os ocupantes em viagens mais longas.
Já o porta-malas do crossover, nos números, promete mais capacidade que no hatch, só que é preciso chamar o VAR. Os 370 litros seguem aquele padrão de como se alguém enchesse o bagageiro com água, enquanto a maioria dos fabricantes divulga o critério VDA, no qual blocos retangulares com 1 litro de volume são colocados no porta-malas até não caber mais nenhum.
Em outras palavras, a capacidade do porta-malas pode ser um pouco menor. Para complicar, o vão de abertura da tampa traseira não é tão amplo, o que também dificulta a colocação de bagagens.
O Fiat Pulse desde a versão de entrada tem alguns itens bacanas. O ar-condicionado, por exemplo, é sempre automático. A central multimídia com tela de 8,4″ permite conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Além disso, rodas de liga leve e faróis de LED também são de série, e os vidros elétricos oferecem função um toque e antiesmagamento em todas as portas.
Há os vacilos também. São quatro airbags, e as bolsas dianteiras laterais prometem proteção para cabeça e tórax dos ocupantes. Contudo, não há airbags do tipo cortina no banco traseiro.
Ele está longe de ser um Renegade a diesel, mas as dimensões do Fiat Pulse ajudam o crossover a encarar trechos de terra inocentes. O SUV tem 22,4 cm de vão livre do solo, maior que do próprio Jeep, e do que de modelos como Nivus, Creta, Kicks e HR-V.
Já o ângulo de entrada é de 20,4º, enquanto o de saída é de 31,4º. O carro ainda dispõe do TC+, uma espécie de Locker dos tempos modernos que funciona como um bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro para trechos de baixa aderência. Os pneus de perfil mais baixo das versões topos de linha é que vão sofrer nas irregularidades da pista.
As versões Drive automáticas são boas pedidas em meio à gama. Isso porque carregam os itens básicos de toda a linha já destacados anteriormente, com a conveniência do câmbio automático CVT – ou, ainda, com o novo motor turbo. A 1.3 AT custa R$ 89.990 e a Turbo AT começa em R$ 98.990.
E até dá para dar uma incrementada no modelo com os kits de opcionais. Tem o Pack Plus, que cobra R$ 4.300 pela câmera de ré, carregador de smartphone sem fio, chave presencial para abertura das portas e partida remota do motor e pintura bicolor. Já o Pack Connect Me (R$ 3.150) agrega o pacote de serviços digitais da Fiat, GPS nativo e retrovisor interno eletrocrômico.
Pois é, só as configurações mais caras recebem os itens de auxílio ao motorista, que na marca italiana vem em um pacote sob o nome ADAS. Na Audace (R$ 107.990) e na Impetus (R$ 115.99) estão lá a frenagem autônoma de emergência, o alerta de permanência em faixa e o sensor automático de farol alto.
Já o quadro de instrumentos totalmente eletrônico é exclusividade da topo de linha. A central multimídia mais bacana, com tela de 10”, também só é de série na Impetus, e é opcional da Audace.
A Fiat fez até uma apresentação para falar que o Pulse usa uma arquitetura inédita, e tentar afastar do carro a pecha de “SUV do Argo”. Só que é bater o olho para ver que as origens do Pulse estão no hatch. Não chega a ser um Argão, mas são várias as semelhanças no porte, tamanho e até em algumas partes da carroceria.
Na verdade, é uma variação da plataforma que serve ao Argo e ao Cronos e isso não tem nada de mal. Tanto hatch como sedã são conhecidos pela boa dirigibilidade e o Pulse usa muitos aços de alta resistência em sua fabricação.
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O câmbio CVT não tem torque, rouba o desempenho do motor. Pode ser um câmbio funcional, mas tira o prazer de dirigir. “Quem não concordar comigo é mulher do padre”
Com todo respeito, não concordo com este comentário, senhor Desilusão.
minha dúvida é o porta malas. Ando sempre com o carro cheio pois levo bagagem e familiares para sítio/praia. Parece que não cabe quase nada. Então é apenas um Argo melhorado? Sinto mesmo saudades é da Weekend que podia ter este motor e melhorias….Fazer o que? certamente não comprar este aí, que me parece bom apenas para cidade. Ah, e o 1.3 consome menos que o 1.0 turbo e tem 4 cilindros não bibráteis. É isto mesmo? Conclusão, apressada, é apenas pseudo SUV. Mas para os jovens cai bem. Já para a família em viagens ou escapadas à praia/sítio não cabe quase nada.
É impossível abrir o porta luvas do Pulse estando no assento dianteiro do passageiro. Uma falha da engenharia da Fiat e que ninguém ainda parece ter notado, pois todo mundo que entra no carro quer sentar apenas no banco do motorista.
Sei q vão dar risadas…mas já tive carros de outras marcas .tenho Honda, mas o melhor espaço interno, as melhores opções para guardar inúmeras coisas e principalmente o mais alto , onde para entrar no carro não tem q abaixar, foi o IDEIA, tive 2.se eles fizessem ele automático/ direção elétrica..pra mim Perfeito!
Exatamente. O suv da Fiat deveria ter sido moldado em cima do Idea. Todo mundo que teve um ficou muito chateado ao saber que saiu de linha. Vá entender esses fabricantes!
Eu também concordo que deveria te montado em cima do Idea, tinha uma grande qualidade e aceitação. Pois Fiat após retirada de linha ficou fora concorrência com as outras montadoras.
Concordo Wilma.
Tenho um Idea, e estou trocando (as lágrimas) por um pulse… O carro é excelente e super econômico (1.4)…
Em minha humilde opinião há outro fato importante: o modelo não foi testado no Latin NCAP.
Deve demorar a isso acontecer. Até lá várias unidades vão ser vendidas até sair o resultado, que pode (ou não) ser decepcionante. Mas não importa, brasileiro quer mesmo é multimídia e pneu fininho.
Com certeza, não compraria sem antes saber resultado. Embora o Nivus não tenha sido testado, é a mesma plataforma e projeto do Polo, portanto as chances dele ser seguro são grandes.
Para os menos esclarecidos, ao optar pelo excelente câmbio CVT de 7 velocidades, a Fiat abriu mão de 2 CV de potência, face ao conversor de torque, caso contrário iria gerar facilmente 132 CV. O câmbio do VW Nivus, Polo, Virtus, T-Cross, Taos e Jetta, é de 2008 e ainda utiliza o sistema arcaico de cabos para troca de marchas; todos os câmbios modernos as mudanças são de forma eletrônica. O câmbio do Pulse não necessita de troca de óleo, é Full life!
Top demais e uma valiosa informação, a Fiat tá definitivamente em outro patamar agora.
Mais um modelo para polêmica do “óleo vitalício”. Tem vários aqui na internet, desde palpiteiros até supostos engenheiros especialistas que são categoricos em dizer que isso não existe, que tem que trocar óleo de câmbio de tempos em tempos senão ele quebra. Em quem confiar? A história mostra que não pra confiar 100% nas montadoras sempre.
Vai nessa fulltime! Quem acreditar nessa vai precisar colocar um CVT 0km lá pelos 80 mil rodados. Por isso fujam dos carros CVT bem rodados.
Essa perda de potência é em função do Proconve L7 já pra ser iniciado em 2022.
Argo adventure anabolizado!tiggo 2 ? já era.
Só espero que fique muitos anos em produção. Digo isso pois a Fiat é mestre em “descontinuar” seus lançamentos em um curto espaço de tempo…..
É… A strada, pálio, uno, que o digam…
A strada, pálio, uno, dizem…OGGI, TIPO, TEMPRA, COUPE, MAREA, STILO, BRAVA, BRAVO, CINQUENCENTO, FREEMONT, IDEA, LINEA…..sera que esqueci alguem?
Gostaria realmente que o Argo tivesse os atributos do “Argão” Impetus; plataforma reprojetada, nova suspensão, motor turbo 130 CV, câmbio CVT com 7 velocidades, interior exclusivo e o melhor da categoria, sistema TC+, melhor multimídia da categoria, 370 L de porta malas (igual T-Cross), muita tecnologia embarcada, versões para todos os bolsos. Só veremos algo parecido, caso o projeto do Argo Sting não seja esquecido pela Stellantis.
Com esse terrível câmbio CVT só compra quem não se importa com desempenho e não tem pazer em dirigir. Para a montadora é muito bom pois esse tipo de câmbio tem o preço barato com pouco custo para a montadora.E ainda tem gente que aplaude e se contenta com essa droga de câmbio que patina e o carro não desenvolve.
Se o câmbio cvt só patina e não desenvolve, como você explica o civic touring 1,5 turbo de 173cv ter um desempenho melhor que o civic si, que tem o mesmo motor com mais de 200cv e mais torque, além do aclamado câmbio mecânico de 6 marchas?
Verdade rs
Esse terrível câmbio que vc diz é o mesmo da Toyota, câmbio Excelente, simula as marchas de forma exemplar. Na Toyota NINGUÉM reclama desse câmbio, pelo contrário traz muito conforto, economia e trabalha sempre nas melhores rotações.
E o Pulse anda muito!
Com todo respeito, não concordo com este comentário, senhor Desilusão.
Sabia que o pulse audace tem as aletas e o modo sport? Isso faz q o carro fique mais ágil.
Se é CVT, não tem marchas ou velocidades. Se a empresa quiser simular marchas, pode simular 20 marchas. Tudo “virtual”.
Exatamente, Zé! Estou tentando entender esse “câmbio CVT com marchas” que os eufóricos estão anunciando aqui
Pela demora no lançamento até imaginei um carro de porte maior que o argo, mas nao agradei.
Gosto de fiat sim, mas punto, bravo e stilo sao bem mais bonitos.
Nem “Argão” não é ! É do mesmo tamanho, inclusive as portas, q são as mesmas !
É um Argo altinho. E caro !!!
Não, é mais largo, mais alto, mais comprido e muda muita coisa
Fui ver hoje. É o ARGO alto, e até pior: atrás é apertado, com banco curto e encosto mais vertical ainda. Os pedais parecem de brinquedo: moles demais, é difícil modular a pressão ao que se pretende. A tecnologia é o que o diferencia do Argo.
O carro tá lindo demais.
Interior Caprichado e muito bonito, muita tecnologia e bem equipado desde a versão de entrada, não é atoa que JA VENDEU QUASE 6 MIL carros em APENAS 96 HORAS.
Sucesso ESTRONDOSO
Fiz o teste drive do Pulse .. atualmente tenho um nissan kicks SL 2017 … o pulse anda muito, desempenho surpreendente.., retomada muito rápida andei em uma BR .. tamanho e acabamento o Kicks é melhor.. equipamentos Pulse é melhor em relação ao que tenho hoje.. estou com uma duvida muito grande entre os 2
Renegade diesel tem o mesmo desempenho do flex. Não sobe nem rampa de shopping.
na boa,será o substituto da Palio weekend…mesmas portas nova frente e nova traseira só mais alto ,como as adventure…só…
Com certeza será meu próximo ??
Tenho argo drive 1.0
Amo de +
Mas já estou de olho no pulse para ser o próximo lá pro fim de 2022
Parabéns Fiat ????
Já tive todas as marcas e é a minha primeira aquisição Fiat,que veio para ficar com toda certeza!!!
É um Argo Trekking bem resolvido. Bem que poderiam lançar uma Strada cabine dupla com preço do modelo Pulse inicial. Dica a sugestão.