10 invenções que mudaram história do automóvel – e quem as criou
Equipamentos transformaram não só a produção de carros mas até a nossa relação com os veículos - a maioria é indispensável nos dias de hoje
Equipamentos transformaram não só a produção de carros mas até a nossa relação com os veículos - a maioria é indispensável nos dias de hoje
O carro já é uma invenção e tanto da engenharia. Mas depois que ele foi criado, outras invenções mudaram o nosso jeito de dirigir e de lidar com o automóvel e com a própria mobilidade. Por isso, separamos 10 invenções que mudaram o automóvel.
Se hoje os motores elétricos são um futuro irreversível, eles foram também a origem da invenção do automóvel. No início, a maioria dos carros era elétrico porque era até mais simples e barato de fazê-los do que os modelos a combustão.
Os grandes inventores da época, como Thomas Edison, patentearam a tecnologia que movimentaria os veículos no fim do século XIX – basicamente a bateria recarregável de chumbo e o motor elétrico DC. Curiosamente, foi a linha de montagem de Henry Ford, que veremos a seguir, que fez a indústria passar a investir em motores de combustão.
Com a necessidade de redução drástica de emissões e o avanço dos motores elétricos e das baterias, hoje os VEs voltaram com tudo. Tanto que todas as montadoras têm metas bastante ousadas para eletrificação de seus line-ups até a próxima década.
Até 1914 os carros eram feitos de modo artesanal. Por isso mesmo, eram caros. Naquele ano, porém, o engenheiro Henry Ford criou o sistema de produção que revolucionou não só os automóveis, como toda a indústria.
Ford criou a primeira linha de montagem em sequência e semi automatizada para fazer o Model T, conhecido no Brasil como Ford Bigode. O chassi percorria uma linha de produção e recebia cerca de 5 mil peças ao longo de várias etapas na fábrica até ficar pronto.
A invenção de Ford democratizou o carro, que ficou muito mais acessível e deixou de ser um produto apenas das classes mais abastadas.
Em 1900 o automóvel já tinha sido inventado e era conhecido. Mas não tinha alguns itens que hoje parecem básicos para a gente. Como o limpador de para-brisa.
Essa invenção revolucionária coube à fazendeira norte-americana Mary Anderson. Detalhe é que ela não dirigia, mas ia de táxi com frequência do Alabama para Nova Iorque, e se cansou de ter sua viagem interrompida quando chovia ou nevava, já que o motorista era obrigado a parar para limpar os vidros.
Em 1903, Mary então inventou a engenhoca que hoje conhecemos como limpador de para-brisa. Ela criou uma alavanca com uma espécie de esponja na haste para fazer a limpeza do vidro da frente do carro. Detalhe: passaram-se mais de 15 anos até que o limpador se tornasse um item de série nos veículos.
Hoje o câmbio automático já tornou-se mandatário até em muitos segmentos básicos do nosso mercado. Mas a invenção que mudou o automóvel vem de longa data e é de autoria de dois brasileiros.
Fato que a tecnologia já havia sido esboçada em 1902 pelos irmãos estadunidenses Sturtevant. Só que o câmbio projetado pela dupla só funcionava de forma “automática’ em rotações altas.
O câmbio automático que funciona do jeito que conhecemos hoje – com base hidráulica (por isso chamavam de “hidramático”), em qualquer faixa de giro e sem pedal da embreagem – é atribuída à dupla José Braz Araripe e Fernando Lemos. Ela foi criada em 1932 e usada pela primeira vez em um carro pela Oldsmobile nos anos 1940.
O airbag é uma das mais importantes invenções e que ajudou tornar os carros mais seguros. Mas, creia: as bolsas infláveis foram criadas em uma mesa de cozinha nos anos 1950.
A invenção é do engenheiro industrial John Hetric e data de 1952. Ford e Oldsmobile testaram o airbag, mas a verdade é que a indústria automotiva fez pouco caso do item até os anos 1970, justamente quando a patente de Hetric expirou.
Em 1971, a Mercedes-Benz patenteou o airbag da forma que conhecemos o equipamento atualmente. Mas o primeiro carro a ter o dispositivo de segurança foi o Oldsmobile Toronado, em 1973.
Naquela década, muitos países começaram a exigir a obrigatoriedade do cinto de segurança. Mesmo assim, só em 1981 o Mercedes Classe S passou a oferecer o airbag como item de série.
Sigla para Antilock Braking System, o ABS é outra invenção importante para a segurança dos carros. O sistema que impede o bloqueio dos freios durante uma parada brusca foi desenvolvido pela Bosch e a Mercedes-Benz e implementado na indústria automotiva em 1978.
Mais uma vez, coube ao Mercedes-Benz Classe S ser o pioneiro em oferecer o ABS. Porém, naquele tempo era opcional e custava o equivalente a 1.000 euros. Seis anos depois é que se tornou equipamento padrão na marca alemã.
O controle eletrônico de estabilidade é quase uma derivação do ABS. Depois da invenção do sistema antibloqeio dos freios, a engenharia da Bosch queria aperfeiçoar o dispositivo e melhorar a dinâmica do carro em derrapagens.
Foram mais de 10 anos de testes até que em 1991 a Bosch patenteou o ESP, Electronic Stability Program. Novamente em parceria com a Mercedes, o equipamento foi implantado no Classe S Coupé, em 1995. A sigla genérica da invenção da Bosch passou a ser ESC, de Electronic Stability Control.
O carro que anda sozinho não está muito longe de ser uma realidade mais frequente nas ruas, mas a inteligência artificial (IA) já possibilita um sem número de equipamentos semiautônomos e de assistência ao motorista. O mais famoso deles é o controle de cruzeiro adaptativo, que acelera e freia o carro conforme a distância do veículo à frente.
Contudo, existem mais. O Park assist, que ajuda a estacionar o carro, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, alerta de ponto cego são só mais alguns exemplos de invenções recentes que mudaram o automóvel.
Hoje a gente usa Waze ou o Google Maps até para andar quatro quarteirões. Mas tais aplicativos só sao possiveis graças ao GPS, que não foi uma invenção para automóveis, porém se tornou fundamental para a maioria dos motoristas.
O GPS foi um projeto militar dos Estados Unidos, conhecido como Navstar (Navigation System with Timing and Ranging) nos anos 1960. No entanto, foi graças a uma matemática negra e de origem humilde que o GPS se desenvolveu.
Na década de 1980, a cientista estadunidense Gladys Mae West criou um programa capaz de calcular o geoide da Terra e a precisão dos dados obtidos por satélites, que possibilitou aos futuros cientistas a criarem o GPS – Global Position System – em 1995.
Se voce não acha essa uma grande invenção para os automóveis é que nunca ficou em um engarrafamento dentro de um carro sem ar parecendo uma carne assando na panela de pressão. O condicionador de ar já é uma invenção e tanto de Willis Carrier, em 1902, e sua aplicação nos automóveis é quase uma bênção.
Os primeiros carros com ar-condicionado foram da marca norte-americana Packard, em 1939. Eram tão grandes que, no início, só era possível instalar o equipamento no porta-malas e apenas os ventiladores ficavam no painel.
No Brasil o equipamento foi oferecido pela primeira vez no Willys Itamaraty Executivo, em 1966. Hoje, quase todos os modelos 0 km vendidos no país saem de fábrica com ar-condicionado.
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Esse último tópico está com uma pequena informação incorreta não são todos os carros 0km que saem equipados com ar condicionado no Brasil hj em dia! Um grande abraço sou muito fã do Boris e do serviço de vocês