Descubra quais são as 10 picapes mais rápidas do Brasil
Pode parecer exagero, mas muitas caminhonetes vendidas no país têm desempenho de esportivo na aceleração de 0 a 100 km/h
Pode parecer exagero, mas muitas caminhonetes vendidas no país têm desempenho de esportivo na aceleração de 0 a 100 km/h
Picape é feita para o trabalho. Mas essa premissa ficou defasada e vai até a página 13. Isso porque esses veículos classificados como comerciais leves também evoluíram em vários aspectos, inclusive em seus motores e propostas de uso.
Hoje, vários destes modelos têm desempenho de fazer inveja a muito esportivo. Conforme a categoria, fato que isso não faz qualquer diferença, mas tem muito picapeiro que gosta de performance. Por esta razão, vamos trazer as picapes mais rápidas do Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Selecionamos as versões com a melhor aceleração no 0 a 100 km/h dentro de cada linha. As mais rápidas, independentemente de combustível, motor e tamanho da picape.
Os números são os informados pelas próprias montadoras. Por isso, já que marcas como Nissan, Toyota e Mitsubishi não divulgam tais números, as picapes Frontier, Hilux e L200 ficaram de fora da relação de mais rápidas do mercado brasileiro.
Confira agora as 10 picapes mais rápidas de 2023 no Brasil.
O motorzão HEMI de origem Chrysler ainda bota banca e faz a 1500 Lebel ser a picape mais rápida do Brasil. E olha que a grandona tem mais de 5,8 metros de comprimento e pesa mais de 2,5 toneladas.
Mesmo assim, o vê-oitão dá conta de movimentar a picapona. São 400 cv que fazem a Ram 1500 chegar aos 100 km/h abaixo dos 7 segundos.
O veículo mais vendido do mundo acabou de entrar em pré-venda no Brasil e já está entre as picapes mais rápidas. A F-150 usa o mesmo motor Coyote do Mustang, um V8 naturalmente aspirado, com dupla injeção, porém, com 80 cv a menos que no muscle car.
Mesmo assim, a F-150 se garante no desempenho. É só alguns décimos de segundo mais lenta que sua principal rival, a Ram 1500.
Outra Ford para completar o pódio das picapes mais rápidas do Brasil em 2023. E aqui não temos nenhum motor V8 para agilizar a performance, não. A Maverick usa o 2.0 turbinado Ecoboost de quatro cilindros e 253 cv.
Pouco maior que uma Fiat Toro e menor que uma Ranger, a Maverick garante seu bom desempenho também devido ao baixo peso de 1.700 kg. Além da calibragem da transmissão de oito marchas, que priorizou trocas mais ágeis em relação ao mesmo conjunto encontrado no Bronco Sport.
A picape diesel mais rápida do Brasil é a Amarok. Produzida na Argentina, o modelo usa um motor V6 biturbo da linha EA897 com muita força em giros reduzidos. São 258 cv e um torque de quase 60 kgfm disponível em uma faixa de rotações bastante baixa.
Atualmente, esse é o único conjunto disponível para a picape média da Volks. Este ano, inclusive, ela passará por uma reestilização e ganhará mais equipamentos de série.
A Ram Classic foi lançada no ano passado no Brasil e é uma espécie de 1500 com desenho antigo para brigar com as médias topo de linha (Hilux, S10 etc). O motor, inclusive, é o mesmo da irmã (pouco) maior, o que a garante entre as picapes mais rápidas do país em 2023.
Sobram críticas para a Oroch, mas também sobra desempenho. A despeito de todo tipo de bullying que a picape médio-compacta sofre, ela marca presença entre as 10 mais rápidas. Isso em sua versão topo de linha Outsider e com qualquer um dos dois combustíveis.
Ela é a única com o motor 1.3 turboflex desenvolvido pela Renault em parceria com a Mercedes-Benz. Esta opção estreou em 2022 no embalo de uma leve reestilização da picape, que continua como uma das menos vendidas do segmento.
A Saveiro pode tomar uma surra em vendas da Fiat Strada, mas fato é que ela é a líder entre as picapes mais rápidas com câmbio manual. Isso na configuração Robust com cabine simples e etanol no tanque. O motor, porém, é o mesmo de toda a linha: o EA211 1.6 16V.
Outra novata que já chegou na janelinha das picapes mais rápidas. A Montana acaba de ser lançada no Brasil para rivalizar com Toro, Strada e Oroch. Para tal, usa o mesmo motor 1.2 turboflex das versões topo de linha do Tracker, com quem compartilha também a plataforma GEM.
Uma curiosidade em relação à terceira geração da Montana é que é a versão automática a picape mais rápida da linha. São 10,1 segundos com etanol contra 11,7 segundos das opções com caixa manual de seis marchas.
A configuração High Country é a que garante a picape média da GM entre as mais rápidas do Brasil. Inclusive, a S10 empata com sua companheira de marca, a Montana, neste ranking. As duas precisam do mesmo tempo para o 0 a 100 km/h: 10,1 segundos.
A Toro assegura o seu lugar entre as 10 picapes mais rápidas do Brasil graças à variante Endurance T270. Ela é uma das mais leves da linha da médio-compacta (1.650 kg). Com isso, o motor 1.3 turboflex com até 185 cv garante um 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, isso com etanol no tanque.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não estariam faltando a lá Pick ups RAM 2500 e 3500? E vi também um teste na pista com o Barrichelo de RAM 1500 REBEL e FORD F 150 e parece que a Ford andou mais?