Os 10 SUVs automáticos mais econômicos do Brasil em 2021
Listamos os crossovers e utilitários esportivos mais eficientes do mercado com câmbio automático, segundo padrões do Inmetro; lista pode te surpreender
Listamos os crossovers e utilitários esportivos mais eficientes do mercado com câmbio automático, segundo padrões do Inmetro; lista pode te surpreender
Eles são os queridinhos do mercado, mas muita gente esquece que SUVs geralmente gastam mais combustível do que modelos como hatches e sedãs. Se você está de olho em um jipinho urbano e dá importância ao quanto seu automóvel bebe, em média, então vale ficar atento a este ranking.
Depois de mostrar os carros mais eficientes do mercado brasileiro, AutoPapo agora revela os SUVs mais econômicos, de acordo com a tabela atualizada do PBEV, do Inmetro.
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Seguimos nesta lista os mesmos critérios para o ranqueamento. O consumo médio com gasolina na cidade, segundo a tabela mais recente do Inmetro, é o número mais importante, enquanto o consumo na estrada (com o mesmo combustível fóssil) serve de desempate.
No caso dos SUVs mais econômicos, só consideramos as versões automáticas de modelos nacionais e importados. Isso porque, hoje, menos de 20% dos utilitários esportivos são vendidos com caixa manual.
Também não entraram modelos elétricos, híbridos e híbridos-leves. Sem esquecer que no ranking estará sempre a versão mais econômica dentro da mesma linha. Independentemente do motor. Na relação, destacamos também as médias obtidas com etanol, além da classificação PBE geral e na categoria, com notas que vão de “E” (pior) a “A” (melhor).
Vale destacar, mais uma vez, que o modo de dirigir e a região por onde o veículo trafega pode fazer com que o carro tenha médias melhores (ou piores) das mostradas aqui. Trata-se de uma tabela de referência. Ou seja: se você consegue ser mais econômico com um, será na mesma proporção com os outros veículos.
Na lista geral dos 20 mais eficientes, o Tracker foi o único crossover a despontar no ranking, isso na sua configuração com câmbio manual, que faz 13,0 km/l na cidade com gasolina. Mas mesmo o automático se mostra o SUV mais econômico do país, com boa média de 11,9 km/l no ciclo urbano registrada pela versão de entrada com a transmissão AT de seis velocidades.
Muita gente torce o nariz para o WR-V e o taxa de “Fit bombado”. Pode ser, mas a verdade é que o crossover compacto segue a lógica de eficiência dos seus companheiros de plataforma (além do monovolume, o sedã City) e figura na segunda colocação entre os SUVs mais econômicos. Reestilizado no ano passado, o modelo usa sempre câmbio CVT e motor 1.5 aspirado.
Aos poucos, a gente engole os preconceitos para cima dos carros chineses. O crossover da JAC fica em terceiro entre os SUVs mais econômicos com câmbio automático. Claro que o fato de usar o 1.6 puramente a gasolina facilita as coisas para o T40, mas azar dos que são flex – ou então este ranking teria mais exceções do que regras. O modelo empatou no ciclo urbano com o Creta, porém desbanca o Hyundai do pódio no rodoviário por 0,1 km/l.
Eficiência não era o forte do modelo com o 1.6 16V, mas bastou colocar o 1.0 turbo na remodelação feita em agosto que o Creta figura entre os quatro SUVs mais econômicos do país. O ciclo urbano fica em 11,6 km/l, contra 10,1 km/l que o aspirado de quatro cilindros registra. O modelo só não garantiu o pódio porque perdeu no consumo rodoviário para o T40 pelo mínimo possível.
Pode-se dizer que o crossover compacto é o 4×4 automático mais eficiente do país no ciclo urbano com gasolina. Com seu motor puramente a gasolina com turbocompressor, o S-Cross consegue uma média de 11,5 km/l na cidade e de 13,3 km/l, na estrada, e supera seu colega de vitrine Vitara e o Toyota Corolla Cross no critério de desempate.
Outro 4×4 entre os SUVs mais econômicos, e outro Suzuki. O Vitara usa o mesmo motor turbo do S-Cross, empata no consumo urbano com o companheiro de marca japonesa, mas perde quando o assunto é eficiência na estrada. Mesmo assim, na versão 4Sport supera o Corolla Cross. Detalhe é que a versão 4All, que não é mais vendida e não tinha 4×4, seria a terceira colocada neste ranking, com média de 11,6 km/l na cidade.
Lançado este ano, o utilitário esportivo médio da marca japa desponta entre os SUVs mais econômicos do país. Empata com a dupla da Suzuki na média na cidade com gasolina, porém, na estrada, faz 12,0 km/l com gasolina. Nada mal para um motor 2.0 quatro cilindros flex aspirado, muito ajudado em eficiência pela injeção direta.
O SUV da Honda está em ritmo de despedida do mercado, já que no ano que vem deixará de ser um compacto para ser um médio em sua segunda geração. Mesmo assim, marca presença entre os crossovers mais eficientes na sua versão turbo, com motor que só conhece gasolina. As configurações com o 1.8 16V fazem 11,0 km/l na aferição urbana.
O Kicks passou por uma remodelação este ano e se garante entre os SUVs mais econômicos do país com motor conhecido, mas uma transmissão continuamente variável muito bem acertada – bebe menos que a solitária opção manual, que faz 10,9 km/l. Desta forma, o Nissan empata com o JAC T50 no consumo urbano registrado pelo Inmetro com gasolina, mas supera o rival chinês com folgas na eficiência na estrada.
A JAC emplaca seu segundo modelo na lista dos SUVs mais econômicos do país. O T50 foi reestilizado no fim do ano passado, ganhou desenho futurista, mas manteve o mesmo conjunto mecânico com um quatro cilindros aspirado a gasolina – igual ao do T40. O suficiente para figurar no top 10. No consumo na cidade, empata com o Kicks, mas a eficiência na estrada é baixa.
Consumo de combustível: você confia na etiqueta do Inmetro?
Fotos: Divulgação
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Alguém tem informação sobre o Geely EC7 1.8 sedan?
Meu tracker 1.2 T, LTZ, faz 19km na estrada, andando a 100km/h, e 8/9 na cidade, sempre com gasolina. Já fiz média de 23km na estrada, sem ar-condicionado e andando a 80km. Porém, tudo é o modo de condução, ou seja, não usar demasiadamente o freio, quando se pode tirar o pé do acelerador.
Claro que a reportagem é sobre economia de combustível, mas se levar em consideração a aceleração (0 a 100 Km/h em 8.5 segundos, de acordo com o fabricante), ser um 4×4 tanto para asfalto quanto para lama (opções SPORT e SNOW no cambio) os Suzuki (Vitara e S-Cross) levam uma vantagem absurda sobre os demais da lista, que não são 4×4 e alguns com motor 1.0.
Kicks 2021/ 2022 automático é muito econômico. Faz com gasolina na cidade 14km/l e na estrada 19 km/l com ar-condicionado ligado. Muito satisfeito.
Comprei um kicks, 2021/2022, advance automático,em junho.
Estou decepcionada com o consumo,na cidade 6,7 k/l e 7,3 k/l, com etanol.
resta o leitor de consumo , isto aconteceu comigo e aí ele passa a ler corretamente
Consumo na cidade é relativo, dependerá do número de sinais, avenidas longas sem parar, aquele para e arranca, enfim não podemos nivelar o consumo de cidade entre consumidores. O trajeto que cada um percorre é diferente e faz grande diferença
Meu Suzuki Vitara 2018 Sport Allgrip faz em média 12,5 km/l na cidade e 15km/l na estrada; ida e volta SP- São Sebastião sai por 17,5km/l sem engarrafamento (só piso para ultrapassar trackers, tiggos, hrvs e outras coisas parecidas nas subidas). Além disso tem tração 4×4 e faz 0 a 100km/h em ~9s. Não há nada parecido no mercado por menos de 250k. Estou esperando retomarem a importação para trocar o meu. Espero que tragam o híbrido, que é tão bom quanto o 1.4 turbo.
Tenho uma ASX 11/12 aspirada, automática, com motor apenas a gasolina e110 mil km rodados, que faz 9 km/L na cidade. Esses carros com motores modernos, Turbo, que custam quase 200 mil reais, deveriam se envergonhar de fazer médias na casa de 11 km/L. Deveria ser no mínimo 15 km/L para compensar o preço absurdo desses carros.
Temos um SUvzinho Suzuki Vitara 1.6.É bem econômico levando em conta ser um 4×4. Faz 11,4Km/l na cidade e 15,6 na estrada, somente na gasolina. Achei muito bom.
Cadê o T-Cross?
Meu t cross consome bem no urbano, faz 6, as vezes 7-8, se vc usar modo mecânico , sem pressa e leve, consegue 10 na rua. Na estrada ele é ótimo. Chega fazer 15 estrada
Eu costumo não concordar com essas médias informadas pelas montadoras, onde passam consumos cidade x estrada, com uma variação media de 2 a 3 km/lt.
Tenho um Honda Wr-v que faz de 15.5 a 16km/lt na estrada andando a 100km/h em terreno plano e faz míseros 7.2 a 7.6km/lt na cidade e nem sempre com o ar ligado.
A cidade onde moro é chamada de planície Goytacá, por nao ter se quer um morro ou lomba, em todo seu território urbano e quanto ao combustível….Só abasteço em um só posto, que é o mais antigo e mais confiável da cidade.
O trânsito da minha cidade, não é um dos melhores, mas também não se compara com o trânsito da capital do RJ, porém são sempre trajetos muito curtos, com vários sinais, quebra molas e uma ponte, pois moro no lado norte da cidade e o centro fica do outro lado do rio.
Assim também era com meu carro anterior…..Spacefox Trend 2012, que fazia uma miséria por litro na cidade e chegava a 13.5km/lt na cidade.
Acredito que quando é informada uma media urbana de km/l, seja de um trajeto mais longo e sem intervenções dentro da cidade, pois se não for isso, sou eu que não sei dirigir, mesmo depois de 23 anos de carteira….rsrsrs
Estou na mesma. HR-V fazendo 14 km/L na estrada duplicada e míseros 7,5 km na cidade com trânsito travado, sempre uso gasolina.
Motor 1.8 e consumo aferido na bomba!
Tenhoum Tracker desse modelo. Não faz isso nunca na cidade. Fica sempre em torno de 9,3 a 9,5 km/l. Na estrada fica em mais de 14,0 km/l.
Tucson 1.6 GDI turbo, muito econômica 17 a 18 km litro de gasolina, estou muito satisfeito com esse carro, acho querno autor da pesquisa nao atentou para essa marca,uma pena
Faltou a Duster Renault
Estamos falando dos mais econômicos
Essa daí não bebe não amigo. Essa brinca, faz 5km/l cidade/automático. Apertadinho mesmo. Por isso a Duster ninguém nem se atreve a mencionar.
Ninguém se atreveu a falar no Jeep Renegade??
Tive um manual motor 1.8 fazia míseros 7km/1lt na cidade.
Estou com um Renegade Trailhawk 4×4 motor turbo diesel, ele faz ( com raiva ainda) 9.5km/l na cidade, absurdo. Pelo valor do carro 178k
Tô vendo aí o que tem de melhor no mercado
Tenho uma 2019 1.6 CVT. Na rodovia consegui fazer média de 12,8km/l com gasolina num trecho de asfalto de 250km com bom fluxo de veículo e algumas subidas, numa velocidade de até 110 km/h. Se passar disso, o consumo já despenca. Na cidade, com gasolina, a média fica em 6 e 7 km/l. Com etanol, rende no máximo 9 km/l na rodovia e míseros 4,4 km/l na cidade.
Minha esposa tem um C4 Cactus e a média em trajeto misto é de 12km/l. Na estrada na gasolina faz 15km/l andando à 110km/h.
No álcool faz 20% menos que temos optado por usar este combustível.
Conclusão, matéria no mínimo tendenciosa.
Olá, Anderson. Os número são baseados nas informações divulgadas pelo Inmetro e que são pública – não em experiências pessoais. Você mesmo pode conferir.
Obrigado e abraço
Não entendo como essas medidas são tomadas. 11.5 na rodovia com gasolina é altíssimo. Uma ecosport que vendi recentemente fazia 13.5 no motor 2.0 com injeção direta andando a 140. E a Eco não é econômica.
Tenho uma Tracker LT turbo 1.0 e o rendimento obtido é muito abaixo do que divulgado pelo inteiro. Qual o critério para que estes números sejam alcançados? Alguma dica para uma condução mais econômica?
Tenho uma Tracker do mesmo modelo e acontece o mesmo comigo.
Interessante o Tiggo 5x que a minha filha tem e rodei com médias de 17,3 na gasolina e 14,4 no álcool na estrada não está na relação.
Prezados o que o computador de bordo de cada um marca é unico e exclusivamente problema seu. O meu marca 15.1 na cidade e ai aparece 11. O parâmetro é o Conpet do Inmetro no qual todos carros passam por mes.o circuito nas mesmas condições. Dizer que Duster(Dacia for de linha) entra nessa lista, fala serio..daqui a pouco vai ter gente cobrando Renegade e Compass…
Reportagem muito tendenciosa + o kicks está ganhando p/ vários aí, no entanto está na nona colocação? Dá licença!
Essa reportagem não apresenta o t-cross?
Motor 1.0 tsi
128cv
20,4 de torque
Etanol
7.6 cidade
9.5 rodovia
Gasolina
10.8 cidade
13.4 rodovia
Ficará na frente de muitos aí e é turbo
Que piada! Meu filho comprou um Tracker que na cidade não passa de 7 km/l com etanol na cidade e 10 com gasolina.
Acontece o mesmo com meu Tracker. São esses mesmos números.
Ué Esqueceram Do Duster ?
Tenho um duster faz 6.5
Manda regular. Carro precisa de manutenção.
Se fizer mais que 7 na cidade eu compro eles vão pelo imetro na real é bem menos.
Meu duster faz 6.5 ns cidade e 14 na estrada com gasolina sendo 1.6 16v cvt.
Meu carro tá com 45mil km e todo revisado, r moto em cidade pequena mas com moro pra todo lado
Igual tcross 200tsi
Faltaram muitos modelos mais eficientes que muitos listados aqui. Essa reportagem está equivocada.
Prezado Boris, notei a falta da Tucson 1.6 Turbo GDI, pois é um carro maior com um excelente porta-malas (513 litros) que chega a 18 km/L na estrada no plano a 80 km/H no piloto automático (pico da economia). Comprei em março (hoje com 10 mil km)
Médias alcançadas:
Mes KM/L Estrada Cidade
Mar 11,78 62% 38%
Abr 12,37 53% 47%
Mai 11,93 63% 37%
Jun 12,15 55% 45%
Jul 11,57 58% 42%
Ago 12,16 90% 10%
Set 11,21 67% 33%
Esses números eu apuro sempre que encho o tanque (real) e os trajetos também incluem muito trânsito de São Paulo (Capital).
Um abraço.
Esqueceram do tcross. É o melhor carro com.melhores médias ou semelhantes ao tracker.
Verdade,consigo médias iguais e até melhores com minha 200tsi!
TCROSS É UMA PIADA ?
Aí entra a eficiência 5 anos de garantia pecas de reposição 80% mais barato que qualquer outra marca valor de revenda se você comparar tudo compra um toyota corolla cross, estou muito satisfeito com o meu.
Temos um grande ganho financeiro a espera de alguém que desenvolva um kit de polias e corrente para todos os carros que usam correia banhada a óleo. Essa é uma manutenção que todos os proprietários fariam sem dúvida alguma. Uma montanha de dinheiro aguardando alguém despertar….
Bom dia qual o consumo do moto, 1.8 do Corolla 2017/2918 GLI
Não entendi porque a Duster 1.6 , está fora , tenho uma que 2017, que 13 km/L, na gasolina , não sei no álcool pq nunca rodei com .
Meu duster 1.6 16v cvt faz 6.5 com gasolina na cidade
Sei que fizeram essa reportagem apenas com gasolina, mas não podemos esquecer do Renegade Diesel, que faz 12km/l na cidade e entre 16 a 18Km/l na estrada dependendo do pé.
Em compensação, o Renegade a gasolina!!!
Não é muito diferente destes, 13km na estrada e 9 na cidade ( complicado cidade, vai do transito ). Não é das mais econômicas, a curva de torque do motor nao é adequada ao peso do carro, esse é um dos motivos do novo creta turbo ser tão gastao se utilizando de um motor 1.0 turbo. Não existe motor melhor que peso x potência, essa é a verdade, vide up x polo ambos tsi, a economia e eficiência do up a vw não conseguiu em nenhum outro carro.
A economia de qualquer carro geralmente depende do pe Se o pe for leve o carro e economico se o pe for pesado o carro e mais gastao,claro que omotor mais moderno infrui tambem