Os 10 SUVs mais econômicos do Brasil em 2024 com motor flex
Tem novato na liderança da lista dos utilitário esportivos equipados com com motor puramente a combustão mais eficientes do Brasil
Tem novato na liderança da lista dos utilitário esportivos equipados com com motor puramente a combustão mais eficientes do Brasil
O AutoPapo fez um levantamento dos SUVs mais econômicos do Brasil equipados com motor flex. E já adiantamos que o SUV mais econômico de 2024 é um novato no mercado.
Para chegar a esta lista usamos como base a tabela 2024 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Levamos em consideração como principal critério a média de consumo com gasolina na cidade. O desempate, na ordem, fica para ciclo urbano com etanol, depois estrada com gasolina e, por fim, rodoviário com etanol.
VEJA TAMBÉM:
Consideramos sempre a versão mais econômica de cada veículo de acordo com as médias aferidas pelo Inmetro em quilômetros por litro (km/l). E, mais uma vez, só de modelos puramente a combustão, ou seja: híbridos de qualquer espécie e elétricos ficam de fora. Veja agora os 10 SUVs mais econômicos do Brasil em 2024.
O Renault Kardian estreou já na liderança disparada dos SUVs mais econômicos do Brasil de 2024. O crossover compacto da marca francesa é novíssimo, assim como seu motor 1.0 três-cilindros turbinado com injeção direta e 125 cv de potência que promete um consumo de quase 14 km/l no ciclo urbano. Bem à frente dos rivais do segmento.
O HR-V ganhou nova geração em 2023 e abandonou o motor 1.8 em favor deste conjunto 1.5 aspirado com 126 cv e injeção direta que estreou na linha City. Desta forma, também galgou importantes degraus entre os SUVs mais econômicos do Brasil e hoje é o segundo utilitário esportivo mais eficiente do mercado.
O Fiar Pulse fica no pódio dos SUVs mais econômicos em sua versão de entrada com motor Firefly aspirado e câmbio manual. Interessante é que quem optar pela variante com o 1.3 e câmbio CVT nem vai ter um carro tão beberrão. Ele faz a mesma média urbana com gasolina, mas com etanol bebe pouca coisa mais na cidade: 8,8 km/l
O Fastback aparece como o quarto SUV mais econômico do Brasil graças às médias urbanas com etanol, que serviram de desempate a favor do SUV-cupê da Fiat. Desta forma, e nas versões dotadas do motor 1.0 turbinado de 125/130 cv, o modelo superou o principal rival, o Volkswagen Nivus.
Por causa de 0,1 km/l a mais de consumo com etanol na cidade o Nivus ficou em quinto lugar entre os SUVs mais econômicos de 2024, já que empata com o Fastback no ciclo com gasolina. Em suas duas versões de acabamento no mercado, o Nivus usa sempre o queridinho e elogiado motor TSI de 116/126 cv.
O Creta é outro que empata com o Fastback no principal critério da lista de SUVs mais econômicos do Brasil em 2024. Porém, perde para o Fiat no ciclo urbano com etanol e ainda para o VW Nivus no outro critério de desempate, o consumo com gasolina na estrada. O motor é o 1.0 turbinado três canecos que também equipa a linha HB20.
Mais um SUV no quádruplo empate dos mais econômicos na cidade com gasolina pelos padrões do PBEV. No caso, o T-Cross fica um pouco abaixo por causa do ciclo urbano com etanol. O motor da maioria da linha do utilitário esportivo é o mesmo 1.0 da família TSI que equipa o Nivus – só a variante topo de linha usa o 1.4 de 150 cv, mais beberrão.
As versões com motor THP do C4 Cactus são mais eficientes que as com o 1.6 16V aspirado, o que garante o modelo da marca francesa entre os 10 SUVs mais econômicos do Brasil. Além de beberem menos e terem mais equipamentos, tais opções também são mais divertidas graças aos 166/173 cv.
O Corolla Cross acabou de ser renovado, perdeu 2 cv de potência no motor aspirado de injeção direta e empata com o C4 Cactus nos consumos urbanos. Porém, perde na hora da verdade da estrada. Mesmo assim, o Corolla Cross pode se vangloriar de ser o SUV médio mais econômico do Brasil de 2024.
A lista dos 10 SUVs mais econômicos do Brasil abre e fecha com um veículo da Renault. Isso porque a única versão com câmbio manual do Duster se mostra bem eficiente. O motor é o aspirado da família SCe com 118/120 cv de potência – as variantes automáticas e também turbinadas têm mais sede.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Esqueceram de inserir nesta lista o NISSAN KICKS!
O duster e o kicks a partir 2023 usam o mesmo motor Sce 1.6/16v. O consumo é praticamente o mesmo.