14 carros obsoletos que ainda estão à venda no Brasil
Tem automóvel que já deu o que tinha que dar. E tem outros que já nasceram defasados. Confira a lista de modelos que fazem hora extra no mercado
Tem automóvel que já deu o que tinha que dar. E tem outros que já nasceram defasados. Confira a lista de modelos que fazem hora extra no mercado
O mercado brasileiro de automóveis costuma dar uma boa esticada em alguns modelos. Já foi pior. Quem não se lembra nos anos 1990 e 2000, quando alguns compactos duravam quase 20 anos sobre a mesma plataforma? Em alguns casos, ainda conviviam uma geração mais moderna de seu projeto…
Verdade que isso melhorou e deixou de ser regra no país. Mas ainda há casos de carros que perduram muito tempo e se valem do baixo custo para vender e se manter. Ao mesmo tempo, tem aqueles modelos que são lançados, contudo dois anos depois já ficaram defasados, principalmente devido a concorrentes mais modernos. Veja alguns exemplos de carros obsoletos.
Talvez o caso mais emblemático de um projeto que resiste ao tempo. O hatch foi lançado em 2003 como uma alternativa da Volkswagen para justificar o investimento em cima da moderna plataforma do Polo, que estreou mais de um ano antes. Para diluir custos, o Fox é feito em cima da arquitetura simplificada do (então) irmão mais moderno.
Aquele Polo ficou para trás, mas o Fox continua firme e forte. Duas reestilizações, mudanças de motores e séries especiais depois (teve Rock in Rio e Seleção), o hatch se mantém com apenas duas versões de acabamento, sempre com o 1.6 8V e preços de R$ 54.890 e R$ 60.490.
Esse é um dos casos mais inusitados de “involução” de um carro. Em 2003, a picape foi lançada com desenho bastante moderno e ótima dirigibilidade, fruto da boa plataforma do Corsa de segunda geração que tinha estreado um ano antes. Em 2010, alguém na GM teve a ideia de fazer uma Montana baseada… no Agile. Além do desenho controverso, o veículo tinha como plataforma o Corsa… de primeira geração, de 1994!
Pois é, mesmo perante pesos-pesados como Strada e Saveiro, a Montana continua na prateleira da Chevrolet com apenas uma opção de cabine simples. São duas as configurações de acabamento, que custam R$ 60.990 e R$ 73.090, sempre com o manjado motor 1.4 8V.
Boris fala sobre alguns desses modelos. Ouça!
Outro exemplo de carro que vai virar duas décadas daqui a pouco. O Doblò surgiu no Brasil em 2001 como uma solução de multivan com espaço interno absurdo de tão generoso e opção de sete lugares. Vale lembrar que o mini furgão é fruto da arquitetura do primeiro Palio, lá de 1996.
Em 2009, a marca italiana fez uma remodelação no Doblò, com um detalhe: na mesma semana o fabricante apresentava, na Europa, a segunda geração do carro, bem mais moderna. A “nossa” multivan continua à venda, especialmente para frotistas, com motor 1.8 e preço surreal de R$ 99.990 – ainda tem uma configuração já transformada em ambulância.
O carro chegou ao mercado brasileiro em 2011 importado do México e fez sucesso com a lógica de sedã com preço de compacto e espaço de médio. Em 2014, passou a ser produzido no Brasil e ganhou face-lift. O problema é que o Versa ficou defasado rapidamente, pois logo surgiram rivais com desenho mais moderno e promessa de mais espaço.
Agora, o carro recebeu mais um atestado de que está com hora extra no mercado. A Nissan reposicionou o automóvel no mercado e mudou seu nome para V-Drive (padrão global) com preços a partir de R$ 57.990, pois uma nova geração do Versa, bem mais avançada, chegará do México em novembro.
Em 2007 a Citroën começou a trabalhar em um projeto que se chamava vulgarmente “Picassinho”. Tratava-se de uma minivan compacta baseada no C3, de 2002, que queria pegar embalo na tradição bem-sucedida da marca com monovolumes. O carro chegou em 2010, primeiro na versão Aircross, que tentava uma carona no sucesso do Ford EcoSport.
O problema é que o mercado já apontava para SUVs e o Aircross tinha mais jeitão de minivan do que de jipinho urbano. Em 2011, ainda surgiu o C3 Picasso, a versão civil da linha, que durou até 2015, quando a linha passou por um facelift e só restou a configuração aventureira mesmo. Esta continua à venda em quatro variantes por preços de R$ 61.590 a R$ 79.990.
Sabe aquela plataforma simplificada do início do século que o Fox usa até hoje? Pois é, ela ainda serve à família compacta da Volkswagen. E serviu de base para a terceira geração de fato do Gol, lançada em 2008 e que se manteve como carro mais vendido do país até 2014. Essa arquitetura ainda serviu para a Volks ressuscitar o Voyage e renovar a Saveiro.
O problema é que a concepção do projeto já nasceu defasada, pois vários compactos, especialmente sedãs, já apareciam no Brasil com oferta de muito mais espaço interno. Mesmo assim, Gol e Voyage se mantêm no mercado à base de vendas diretas e três versões, enquanto a picape pena para vender quase metade do que a Strada emplaca.
Em 2010 a Hyundai já era um case de marketing com o intenso investimento em publicidade e o jargão de “alguma coisa melhor do mundo”. E para aproveitar a boa fase do Tucson, que vendia horrores, o Grupo Caoa começou a importar, da Coreia do Sul, o ix35, o sucessor natural do SUV médio.
Três anos depois o modelo passou a ser produzido no Brasil ao lado do mesmo e velho Tucson, e continua em linha até hoje, mesmo tendo a companhia, na fábrica de Anápolis (GO), do seu sucessor… o New Tucson! Nesses 10 anos, o ix35 ganhou apenas um face-lift e teve a potência do motor flex reduzida de 178/169 cv para 167/157 cv para se adequar às normas de emissões.
Outro dia a Mitsubishi lembrou de fazer alguma coisa com esse carro e o transformou em Outlander Sport. Mas o ASX “raiz”, lançado em 2010, continua à venda em versão única por R$ 112.990. Um detalhe é que essa plataforma do modelo data de 2005.
O ASX começou a ser produzido no Brasil em 2013 e continua até hoje, mesmo com a chegada de outros SUVs e crossovers mais modernos na concorrência – e dentro da própria linha Mitsubishi.
Já se passaram 10 anos desde que o Uno virou quadrado. O compacto da Fiat ficou realmente mais moderninho, deu uma rejuvenescida da gama, mas foi outro que ficou defasado cedo devido à concorrência.
A questão é que ele é fundamental para a estratégia da empresa na base do mercado. O Uno é vendido em quatro versões, com preços competitivos entre R$ 46.590 e R$ 56.740, e até ganhou o moderno motor 1.0 Firefly três canecos. Ainda deu crias, como o novo Fiorino e serviu de base para o subcompacto Mobi, lançado em 2016.
A Strada acaba de ganhar uma nova geração bonitona e ainda mais robusta, mas a Fiat não é trouxa e manteve a antiga em linha com foco para uso no trabalho. Ela é vendida em versão única Hard Working por R$ 62.990, com cabine simples e o veterano motor 1.4 Fire. O modelo usa a mesma base do lançamento, de 1998, e é feita em cima do primeiro Palio, de 1996
Justiça seja feita, a General Motors, com algumas exceções dentro da linha, é uma das marcas que tenta mais se renovar. Prova disso é que o Onix, com menos de oito anos, ganhou nova geração – em setembro de 2019. O problema é que o hatch e o Prisma antigos continuam em linha sob a alcunha Joy e Joy Plus.
Tudo bem que eles nem são tão velhos, são de 2012, mas usam os cansados motores 1.0 quatro cilindros. Além disso, ao lado das segundas gerações, ficaram bastante datados e são bem mais apertados na cabine. Para completar, nem são tão baratos assim, com preços de R$ 55.990 (hatch) e R$ 60.190 (sedã).
Fotos: Divulgação
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Pura baboseira. A questão é ter um carro econômico e que dá pouca manutenção, com peças de reposição baratas e fáceis de encontrar.
kkkkk…
Pior que você tá certo… Quanto mais obsoleto, menos manutenção. Carros tecnológicos são muito bons. Para o primeiro dono nos primeiros 02 anos.
Por mim, matava Montana, Fox, Gol e Dobló (esse em prol da nova geração, nem que seja da leva sem facelift), os Joy ganhavam o motor 1.4 SPE/4 Flex (somente com uma Activ mais leve, com a mesma ideia do Polo Track no hatch e no sedan em uma inédita versão RS), tb matava Strada, os V-Drive, C3 Aircross, ASX e IX35.
Sou modesto, tenho um Siena 2008/2009 Atrattive completíssimo, 1.4, + que o Gran Siena, estou satisfeito, dois anos sem oficina, faço uma média de 12 km na cidade e 17 na estrada sem ligar o ar, precisava renovar o ano, mas acho que vou ficar com ele mais uns 4 anos… Grande carro em tudo!
É um desserviço essa matéria!! tenho um Escort Zetec europeu 16 v e não troco por carro moderno dessa geração.viajo toda semana mais de mil quilômetros e meu carrinho não me deixa na mão!!! e ainda tem mais é completo,e prá matar de raiva muito 1.0 faz em média na estrada eu dirigindo 13/14 km rodando a 80/90 com minha família e umas tranqueira que levo prá o sítio!!!
Rodar a 80/90 na rodovia não é referência de autonomia, pq não se anda a essa velocidade, mas se arrasta. A maioria dos carros 1.6 que andam a essa velocidade fazem essa autonomia.
Mano deixa o cara !!! Ele gosta do carro dele e ponto … Mania de não aceitar a opinião dos outros.
Todos os Escorts vendidos no Brasil são europeus…
Desde a 1a geração, de 1983; A segunda, de 1987; A terceira em 1993 e a quarta e última de 1996.
Todas seguiam rigorosamente a carroceria e o interior do modelo europeu, exceto pela motorização em alguns casos.
Por isso não faz sentido dizer Escort europeu.
Sim Vitor, todos os Escort vendidos aqui eram parecidos com os da Europa. o modelo nacional 1987 ganhou um face-lift que na época não era considerado como nova geração. A 2ª geração (que você chama de 3ª) foi apresentada ao mercado como “Escort europeu”. Por isso referem-se aos Escort dessa época como sendo “europeu”.
Tive 3 FIAT Uno e agora tenho um Nissan Versa 2017, peças caríssimas, não acho que peças devam ser caras como um marcador de nível de combustível que troquei no mês passado e paguei R$1.350,00. Pesquisei o preço da mesma peça na VW do Virtus custava R$220,00, na FIAT do Cronos custava R$500,00. Vou quitar esse Versa e comprar um FIAT Uno Drive 2020, fico com um carro desses uns 5 anos tranquilo, com manutenção barata e que resolve meu problema de mobilidade, não vejo necessidade de se gastar rios de dinheiro com manutenção de carro, quem puder que assim o faça, eu prefiro ter um carro comum e investir meu dinheiro em turismo, diversão, etc.
Soube na Internet de outro carro Nissan acho que é o kick o camarada falou bem do carro mas frisou quer um Nissan fuja da autorizada ele disse que o amortecedor um passa de 1.000 mil reais um verdadeiro absurdo para um veículo produzido no Brasil
Gostei parabéns e isso mesmo
Eu concordo com algumas coisas dessa matéria mas não com tudo. Quem escreveu disse muita besteira. Não dá pra ser radical demais. Eu tenho um Fox ano 2019 e sinceramente eu adoro meu carro. Vou ficar com ele por mais uns 5 ou 6 anos pelo menos. O Fox foi o melhor carro que eu já possuí.
Vixe ! Então você nunca teve CARRO ainda…
me desculpe, mas Fox é projeto de 2003 e está mais defasado que nota de 1 real…
Também concordo com você, minha sobrinha ti ha um e vivia reclamando fiz uma manutenção de cabos e velas, o carro era ótimo. Se for opinião do cara que meteu pau no Maverick não podemos levar muito em consideração.
O Fox é um excelente carro !!!
Não concordo com essa matéria, quem fez está totalmente errado em suas conclusões e nem é questão de opinião, é errado mesmo. Só deve andar de Ferrari o indivíduo que escreve umas mercadorias dessas.
Há muito tempo aprendi a duras penas que opinião de revista é paga e só leva o consumidor pro buraco. Sei definir o que quero e pronto.
Totalmente desnecessário. Trabalho na Audi na Suíça e acredito que essa matéria é realmente prejudicial para as empresas e para alegria de quem os possui. Uma maldade gratuita.
Não concordo com alguns modelos incluídos na matéria. O ÔNIX , em particular, um campeão de vendas, que a Chevrolet produz, sempre promovendo atualizações e melhorias no modelo.
Meu celtinha 2012 não troco,não vendo e nem dou,quem tiver seus carrão modernos que sejam felizes,como sou com meu velhinho????
Tenho um celta 2014 com 43000 rodados, também não troco por nada.
Já estou no meu 3° UNO. Gosto muito do carrinho. É um tanque de guerra e o design dele quadrado me agrada muito.
Meu pai tinha um realmente ele é muito bom
É um desserviço essa matéria!! tenho um Escort Zetec europeu 16 v e não troco por carro moderno dessa geração.viajo toda semana mais de mil quilômetros e meu carrinho não me deixa na mão!!!
Concordo contigo amigo, já tive três FIAT Uno, atualmente tenho um Nissan Versa 2017 que me arrependi amargamente de ter comprado pois a manutenção e preço das peças é surreal, vou quitar esse Versa e comprar um FIAT Uno Drive 2020.
Meu Fox, é ótimo!!!
Carro é pra me servir,e não eu a ele!!!
Também tenho um realmente é muito bom
Eu tenho Fiat Palio fabricação 2012 gosto muito paguei com sacrifício e gosto muito e valorizo foi que Deus me deu tô feliz
Eu adoro meu voyage, só porque é antigo do mercado é ruim. E a sua mulher quando ficar velha você tracará também, pior ainda, quando você ficar broxa será que ela lhe trocará por outro. Rapaz deixa o que está dando certo quieto, mexe com isso não, meu voyage só troco de 3 em 3 anos por outro, entendeu agora ou quer que eu desenhe.
Burro detectado (e ainda acha que é espertão)
Engraçado ,tenho uma Mercedes 2018 , nada a reclamar .
Pulou 2019, Vc disse que troca todos anos, desde 2003???
Sempre tem quem nunca está satisfeito com o que se tem querendo que os outros pensem igual a ele nA minha opinião os carros não deveriam mudar sua aerodinâmica e sim os assessórios feliz o homem que se encontra satisfeito com o que tem so falta as pessoas quererem que Deus seja diferente .
Por isso mesmo troco minha Mercedes todos os anos , isso começou em 2003 .
Sinceramente não gostei da classificação que deram ao Hatch da Chevrolet. O Onix , assim como todos os outros vem fazendo mudanças e aprimoramento constante a cada versão. Além de ser um ótimo carro , ocupando a 1° posição em vendas do Brasil ! O Hatch vem ganhando liderança constantemente. Chevrolet nota mil pra vcs.
Parente. Isso não é ranking não ok ?
Um lixo, eu tive um.onix top de linha automático 15/15 que não vem com relógio da temperatura um absurdo, quase findi o.motor quando parou de funcionar a ventoinha…troquei essa bomba de linha e campeão de venda, de mano ( chave na chave) por um fluence top tb 12/13. NUNCA tive carro ta o bom e é fira de linha… e com esse é meu 100• carro da minha vida ( 2 zeros; gol e ka)
Vou concordar o veículo sem marcador de temperatura uma economia besta tive uma Chevrolet spin 2014 felizmente não teve problemas já vi em revista que isso não é confiável ele pode acender quando for tarde demais para o motor OBS: a atual spin tem o marcador
MELHOR carro da minha vida e tive antes 99 carros ( 2 zeros) troquei o 99 um.oniz top de linha automático 15/15 por FLUENCE 12/15 FIPE X FIPE. EORA DE LINHA..MAS MAS
NAO LIXO DE ÔNIX Q NEM MARCADOR DE TEMPERATURA TEM NESSE CAMPEÃO DE VENDA RSRSRS OBS QUASE FUNDI O MOTOR POIS PAROU DE FUNCIONAR A VENTOINHA.
Faltou o grande Siena que está no mercado desde 2011 e nunca mudou.
O pior é quando você compra um produto que em dois anos sai de mercado. Nissan match. Coisa horrível. Dá dó. E a besta que comprou fica com o ônus.
Faltaram o Sandero e o Logan…meu marido tem um sandero 2015 e eu um Logan 2015..não é porque tenho que vou defender a Renault. Ótimos carros, ótima durabilidade…mas já deu.
Eu tenho um onix active versão 2018, só sei que ralei muito pra conquistar um onix zero km,.carro é um sonho de consumo da maior parte dos brasileiros, e para isto, temos que economizar dinheiro pra obter um ,imagine quanto tempo de trabalho levou,isto significa levou talvez uns bons anos somados não é mesmo?e quem vai ter mais tempo juntando dinheiro pra comprar carros do ano, eu acho que a gente fica mais velhos e ultrapassados e obsoletos primeiro, do que o nosso carrinho que foi conquistado com muito sacrifício.por isso Eu digo, vale mais a pena ter seu carro que satisfaz suas necessidades,e disfrutar daquilo que é prazeroso independentemente do ano que hoje em dia seu carro posicione. Eu tenho paixão pelo meu ÔNIX ACTIV , companheiro pra todo tempo .♥️?♥️.?.
Nossa, que drama..
Ultrapassado,mal equipado,inseguros e extremamente caro,parte da culpa dos impostos q não ajudam o país a crescer,carros q correspondem ao seculo passado anos 80 d pais rico!
O que incomoda não são os carros, é a falta de segurança que eles representam. Sem testes de resistência no latin ncap, podem ser que não protegem o mais importante que é a vida dos proprietários e familiares que os utilizam.
Como falar que é defasado um carro que era o mais vendido até o ano passado…?! Onix…joy
Eu ficava louco com essas coisa sobre carros q e isso vai acontecer aquilo hoje tenho a minha opiniao cada um com o seu porque carro nao e so luxo e necessidade tenho um voyage G5 vi alguns comentarios sobre o seu motor para mim quem cuida sempre tera a resposta e assim eu levo a vida com o meu sem nenhum problema pois seu desempenho e super otimo entao vamos parar de criticar coisas q temos sem saber oque poderia ser feito para n ter acontecido o problema mais brasileiro quer dar seu jeitinho ne resomindo seja feliz com q o Deus te Deu.
Eu concordo com algumas coisas dessa matéria mas não com tudo. Quem escreveu disse muita besteira. Não dá pra ser radical demais. Eu tenho um Fox ano 2019 e sinceramente eu adoro meu carro. Vou ficar com ele por mais uns 5 ou 6 anos pelo menos. O Fox foi o melhor carro que eu já possuí.
Se esses carros já estão obsoletos melhor ainda para os brasileiros deixar de jogar dinheiro fora e deixar se ser otários, o qué já deixai de ser a muito tempo…
Ninguém falou do Ford ka+ (Hatch e sedan.)que vem sobre a plataforma do fiesta baiano…
Do up/VW. Que nada muda se vc não mudar.kkkkkkk
O Brasil e reciclagem de modelos ultrapassado no mudo, exemplo da segunda geração do Vectra que é na verdade o astra europeu. Ou do track que vendeu muito como Suzuki, ” jaunei” e jump. Troca o nome do fabricante e continua vendendo…
Tenho uma eurovan T4 ou Kombi 4geracão?
Já esquecendo os irmãos gêmeos bongo e hr…que já estão com a mesma plataforma há décadas.mas os valores são absurdos
Com o salario da maioria dos brasileiros possuir um carro ja tá de boa. Te leva onde você precisa. Então pronto. Sem comentários . Carro é necessidade, luxo só pra quem pode!
Verdade. Pra mim, carro e necessidade.
Pior Maria São veículos com um monte de bobagens eletrônicas que muita gente nem usa auxiliar de subidas em rampa e bom e controle de tração idem mais outras coisas só para encarecer o carro o que eles tem que vender acima de tudo um carro confiável para o dia a dia ah o a ir bag também é importante não são milagrosas prudência acima de tudo e calma no trânsito
Amigos, acho que tem algo errado nessa matéria.
Também não concordo comprei Prisma Joy 2019/2019, ótimo custo benéficio para carro Sedan, não chegou a R$47.000.000, mês no 1.0, carro bastante econômico faço 14L/km. Na Estrada 12 na cidade.
Ainda bem que custou menos que 47 milhões né…
Kakakakaakakakak
A questão é fácil de resolver sobre os carros mais velhos que estão as vezes sem condições de circulação, primeiro passo seria tirar um pouco de impostos aí sim as pessoas teriam condições de circular com carros novos, mas com estes altos valores será impossível. Retire o IPI, ICMS ou diminuir relativamente. Aí sim, pois as montadoras estão abarrotadas. Valeu
Materia fraca.. alguns eu concordo, mas outros não. Onix é um excelente carro, no Brasil os carros são absurdos de caro, surreal. Vendo nesse ponto o onix é um ótimo custo benefício, com tecnologia e o motor 1.0, nossos combustíveis não é menos de 4 reais, então não é todo mundo que tem ferpa pra bancar um 2.0. Strada vai mexer pra wue ? Até hoje nunca ouvi reclamação dela, um excelente carro, uma máquina prs pick-up pequena. O doblo é salgado o preço, mas é uma excelente opção para taxis em lugares turísticos como o litoral. Ix35 não sou fã, nem um pouco, mas na época do lançamento era uma máquina.. até hoje deixa alguns suv prw trás.
A reportagem não fala que esses carros “velhos” sobrevivem devido ao baixo custo de manutenção e durabilidade. O novo Ônix que ele cita além de caro, está dando inúmeros problemas, além de ter manutenção cara por ser sofisticado.
Boa Anderson. O que estes caras não entendem é q um carro tem vida longa no nosso mercado por ter mecânica simples e barata. Eu tento compra um cobalt mas está caro, mesmo fora de linha. Por que? Porque vc não terá infarte quando chegar na oficina. Aí estes “estudiosos” dizem q o carro é obsoleto.
E Anderson soube que o novo ônix tem seus problemas o anterior teve seus probleminhas também foi feito recall do tanque de combustível e do relé debaixo da grelha que poderia pegar fogo tive uma spin que fez os dois recall o prisma anterior vi pegar fogo do nada aqui na BR 101 em campos dos Goytacazes KM67 frente ao shopping Estrada ninguém se machucou só um susto
Não importa o carro.o carro tem que ter dono.se não tiver dono pode ser o mais novo o mais tecnológico.em seis meses vira uma carroça.em contrapartida você encontra carros antigos ou não tão antigos em estado de zero km.mas tem dono.é o dono que faz o carro.
Falou tudo
Concordo plenamente!
Pura verdade carro não tem ano, tem dono um carro bem cuidado você a hora que você quiser.
Temos um VW Fusca 1600 ano 1975 em estado de zero.
William o Boris acho que não lei matéria que saiu no jornal extra que as montadoras fizeram pressão em cima de políticos para taxar os carros antigos e manutenção mais cara para obrigar o brasileiro a comprar caros novos mas como estamos em ano eleitoral se houver eles desconversam sobre o assunto
A materia toda parece q foi feita pelo Enzo de 15 anos de idade que ve como obrigação todos terem carro 2019 pra frente… alguns pontos realmente sao validos porem nao vejo esses carros como obsloletos ou inuteis como a materia sugere, com a carga tributaria enorme e os juros abusivos que sao cobrados nao me vejo comprando um carro zero tao cedo !!!
RAFA, não se trata de todos terem carros 0km, o problema é a fábrica vender como 0km um carro com plataforma de 25 anos. O uso de um carro de 10 anos é perfeitamente normal e aceitável, mas ele já não deveria estar linha. As próprias montadoras tem na prateleira produtos mais atuais para oferecer sem impactar no preço.
Olha Diego quanto ao preço ele sobe bastante quando vem um novo produto o só observar aliás os carros subiram muito de preço de 2014 A 2020
Tiraram meu comentário sobre ser matéria paga não falei algo ofensivo infelizmente soube que as montadoras queriam mais taxas e manutenções mais pesadas fizeram pressão em políticos mas como está em ano eleitoral se ocorrer eles desconversam essa matéria saiu no jornal extra procure na Internet
Ah isso que postei ai em cima e sobre veículos (mais velho na Praça ) para obrigar o consumidor comprar veículos novos e esvaziar os pátios
Falou tudo as montadoras querem que o brasileiro se livrem dos modelos mais antigos para vender um novo e esvaziar os pátios
Tenho um Fuscao 1980,totalmente original não vendo,nem troco por outro,meu primo trabalhou na WG,e colocou motor 2.0 turbo adaptado,voa,não tem chuva, tempo ruim para ele.
Tenho um Fiesta Sedan 1.6 2010 completo. Não preciso de carro melhor, não dá manutenção e faz 17.5 km LT na gasolina e 12.5 km LT no etanol. Na pista. Carro nota 10 pra quem precisa de sedan .
Gosto muito dos carros da Toyota,tenho etyos já e o segundo,ele faz,16.3.4..5na estrada,tenho por volta de uma 34/35 anos viajando pela Bahia e alguns estados,nunca vi um carro da Toyota na estrada, aguardando socorro.R
Não vejo assim como o crítico descreve a situação dos modelos como:”fazendo hora extra”você deve ser um daqueles que obtém os melhores carros, más se lembre que aqui é Brasil, o poder aquisitivo e os duros impostos aplicados dificultam essa acessibilidade.
Amigo existem pessoas que usam carro por que gostam de carro e pessoas que querem se mostrar ou dizer que tem o novo eu sou igual a você busco custo benefício tenho uma Parati track field aqui não troco por nenhum destes carrinhos nem a pau kkkkk rodo muito com ela pois trabalho e uso pra passeio tô muito feliz .
Infelizmente muito proprietário, ou fã da marca se sentiu ofendido com as considerações do jornalista/colunista/articulista. Levam uma crítica quase que para o lado pessoal e saem em defesa do veículo como salvando um filho da morte. Pessoal, não é pra tanto. As argumentações são coerentes. Não vi, em nenhum momento o autor mencionar que veículo A ou B são ruins (eu sim), apenas que possuem sucessores ou opções mais modernas no mercado. Nos padrões europeu e americano (que é o que queremos, afinal), o facelift é feito cada três anos, sendo que cada geração dura seis ou nove anos (quando o produto é muito bem sucedido e aguenta uma sobrevida perante a concorrência). Convenhamos, não é o caso de nenhum dos exemplos mencionados na matéria. Eu guardo comigo uma tese: se algum veículo deixou saudade por ser um produto muito bom (tirando o momento nostalgia), não é somente porque era realmente bom, é porque a montadora foi incompetente em fazer um sucessor melhor. E aí não é mérito daquele produto, é demérito do fabricante.
Vou ser bem claro com minha opinião. Acho que no Brasil tudo é um absurdo para comprar. Então não adianta fazer uma lista de carros mais baratos, que não tinha que estar em linha, porque muita gente tem gosto de ter esses carros.
Quanto mais evoluírem os modelos, mais longe fica o sonho do brasileiro assalariado comprar um carro.
Concordo felipe até os populares eles dizem ser mais em conta mobi da Fiat e Renault kiwid a mais de 45.000 mil dependendo do que tiver e dizer tá barato ? O próprio Emílio camanzi falou no teste do kiwid que barato não E não
Tenho um Fox HL 2016. Quem conhece sabe do que estou falando. Simplesmente sensassional!
Esse fox é simplesmente o melhor compacto que existe anda muiti
Em relação ao VW Fox, a matéria diz que ele dispõe do motor 1.6 16V MSI sendo que, atualmente, a única opção de motor para ele é o 1.6 8V EA111.
Doblô é um dos melhores carros do Brasil se vc não teve um nunca vai saber tinha problemas com as primeiras unidades depois foram melhoradas ainda tem alguns problemas que esqueceram como radiador e pivos dianteiros , colocaram e’torque corrente de comando hj é um carro maravilhoso se vc for ver é um sub quadrado mas é eu compraria está caro sim mas é o que temos nesse país ridículo por causa do ano eles colocam esse preço absurdo gente o Doblô só tem esses dois defeito s
Não é que o Dobló é ruim… bom, é sim se comparado com ele mesmo ou os concorrentes nas versões europeias atuais. Sem contar o preço ridículo. Só o governo pra sustentar a venda atual desse carro.
Doblô carro horrível
Só não entendo porque o onix novo que virou Joy entrou nesta lista,já que o novo onix plus com 3 cilindros nasceu cheios de vícios de defeitos com uma gama de problemas a ser resolvidos pela montadora. Digo que o onix Joy de 4 cilindros e 6 marchas tanto quanto melhor que qualquer outro carro de valor maior que Dele. Matéria comprada pela concorrente…kkkkkkkkkk
Concordo com comentário do Paulo Ricardo tenho um Onix LT 1.4 estou muito satisfeito com acho que vocês que estudam carro deve rever seus conceitos vivemos num país que a indústria pra sobre viver tem que fazer mágica com uma carga tributário alta que nós pagamos.
Todas,revistas,artigos de vários assuntos são opiniões tendenciosas…se a pessoa comprar carros baseados em opiniões da mídia, pode dar erros…
Tenho um Onix ltz automático 2017 e adoro o carro. Sou aposentado e viajo com ele todo mês, junto com minha esposa, por esse Brasil afora.Manutencao barata e bem econômico.Custo benefício excelente.Como dizia meu velho pai”o melhor carro do mundo é o SEU.
Paulo, comparado com um Ka ou HB20 (por exemplo), o Onix parece ter uns 15cv a menos, gastando e poluindo mais. Isso quer dizer que o Onix é ruim? Não, quer dizer que a concorrência é melhor. O próprio Onix-Joy já passou por recall e o MP está judicializando um recall do modelo também. Nenhum modelo é isento do recall. Então, o anterior não é tão perfeito assim. Longe de ser, aliás.
Ah, a comparação refere-se aos modelos 1.0L. Nas demais, a diferença é muito maior.
Onix top de carro não é toa q é o terceiro ano consecutivo carro mais vendido
Isso prova que o brasileiro não sabe comprar carro
Vou além. O brasileiro não sabe consumir, de modo geral.
Onix, número 1 em vendas ,só por causa da Localiza, se não fosse ela arrematar todos os onix,ele seria com toda a certeza um carro na décima posição, deixando o HB20 absoluto no primeiro lugar !!
Todos os bem vendidos em seus segmentos tem alto giro em locadoras, inclusive Toro e Renegade, por exemplo. O HB20 também entope as locadoras.
Vdd concordo com vc!!!
Na minha opinião o onix é o carro mais ruim vendido no Brasil!!!
O Gol foi o mais vendido por quase 30 anos, e não vejo (ou via) nada de top nele…
Gol ainda vende como pão quente, quase sempre no top 5, Fox vai bem, Saveiro idem e Voyage começou a cair. O Uno só não vende mais por estratégia da Fiat que criou o monstrengo Mobi e subiu seu preço para próximo do Argo. Se o Ônix e Joy não tivessem subido tanto de preço continuariam vendendo o dobro do segundo, com o Joy na casa dos 30% do mix com o bom 1.0 4 cil. A Montana já nasceu em hora extra. IX 35 e ASX realmente já eram, Citroen Air Cross nunca foi e Dobló é uma insanidade da Fiat. Versa se mantém para justificar o alto preço projetado para o novo modelo que vai micar assim como o novo 208.
Roberto, todos os modelos que você mencionou que vendem bem, é por causa do preço e venda direta para frotista e governo. Nenhum deles é pelo apelo visual ou modernidade do projeto. O Celta também já teve muito sucesso e olha a lata velha que virou hoje em dia.
Eu acho engraçado e ao mesmo tempo inapropriado a algumas realidades, quando chamam um carro de obsoleto. Uma Montana, por exemplo, que tem mecânica simples e robusta, acabamento simples, desenho de suspensão simples, arquitetura simples.. querem o que para o trabalhador que precisa desse tipo de carro? Onix Turbo pickup? Ficam empurrando tecnologias em prol da “segurança” das pessoas, mas sabemos os interesses que estão por trás.
Entendo sua linha de raciocínio, mas precisamos reavaliar uma coisa: simplicidade não é sinônimo de robustez. A simplicidade se encerra em si. Muitas coisas modernas são robustas. Exemplo das caixas de transmissão automática. Atualmente, muito mais robustas do que as de 10 anos atrás. Sem contar a injeção eletrônica em comparação com o famigerado carburador. A saveiro não tem feixe de molas e nem por isso não é “robusta”. A engenharia evolui, só que não no país, onde a mão de obra não está acompanhando esta evolução. Então quando alguma coisa dá problema, dizem não ter conserto. Não para o graxeiro ou eletricista, mas para o técnico em eletrônica tem, e não é mais caro, não… Somos preconceituosos com a tecnologia, por isso temos a frota que temos.
Esses entendidos do assunto deveriam se informar melhor,a Montana se fosse ruim já estava fora do mercado a muito tempo, comprei uma 0km e não me arrependo, compraria novamente, falar mal é fácil, difícil é fazer
Exatamente sobre isso que comentei tbm. Essa galera acha que quem precisa de um carro para ter “custo operacional barato” vai ficar satisfeito com Ônix Turbo pickup… Acham que carro é só para passear, “salvar vidas dos ocupantes” e tirar foto pra matérias de revista…a realidade no Brasil é outra e a Montana hoje possui um dia menores custos operacionais do mercado, se tratando de veículos zero km.
1° geração é 10.
2° geração horrível. Cheio de plástico pra tudo conte lado.
É outro carro. Poderiam até ter mudado o nome.
Montana nem é carro
Adilson, com todo o respeito, você comprou a Montana porque é mais barata, não a melhor, porque ela não é a melhor em nada (espaço, modernidade, equipamentos, desempenho e consumo), sem contar a piada do design. Vende porque em 12 meses por ano e Chevrolet faz promoção vendendo ela a preço de Kwid. Muito fácil encontrar anúncios dela por 42k. Eu mesmo já considerei comprar uma (pelo preço), mas sempre que chego perto eu corro.
Diego,tu falou do Montana sobre espaço?que queres dizer com isso? é a categoria dele poxa vida,se queres nas espacio num Montana , já seria outra categoria pô.Nao se pode querer que o montana tenha espacio sendo uma pick up pequena pô.
Marcos, falo de espaço em comparação à própria categoria dela (Strada e Saveiro).
O dia que o Fox sair realmente e totalmente de linha, a Volks vai à falência. Esse modelo é o que segura a vida da empresa. Melhor carro deles.
Kkkkkkkkkk se o fox sair de linha é um favor pra VW!!!
Sobre o Onix Joy, olha tenho um e ele já veio com cambio de 6 velocidades e direção 100% elétrica e outras coisas que muito carro com valores acima não possuí. O colunista deve tá trabalhando para a concorrência da GM kkkk
Sobre o Fox, é incorreto a afirmativa “sempre com o 1.6 16V MSI”, pois o modelo, nas duas versões é vendido com o conhecido EA 111 1.6 8 V.
Olá, Cleber. Obrigado, corrigimos a informação
Ford Ka pra mim é um dos melhores carros popular do Brasil
Sobre a corroer 1.6 por que não fabrica mais ,tenho uma 11/12 com 50.000 km ,muito Boaa
Se você tem uma Ford Courier 2012 com 50.000km, é porque nem usou ela de verdade ainda.
Tenho um Fox Conect 2020, simplesmente maravilhoso, já estou lamentando que sairá de linha. Compraria outro sem a menor dúvida.
Amo o meu Onix , é um carro bom e muito confortável. Só trocaria o meu por um modelo novo!
Tamo junto eu também tenho um Onix e só trocaria ele por um novo também
Olha eu tenho um Onix Joy 2018 e só trocaria ele por um novo estou muito satisfeito com o câmbio de 6 marchas direção elétrica e a economia que ele tem
Em relação Onix Joy,eu não acho o motor de 4cilindros ruim, muito pelo contrário,ele bom, é um motor que rende bem, é econômico pra quem sabe andar,no geral é um carro bom, abraço
Hoje não sabemos mais que carro comprar.
Isso é bom, significa que tem maior variedade, lembro de qdo eu era mlk as opções eram gol ou palio rs
É verdade Marcelo. Queria trocar de carro estou lendo algumas coisas a respeito,mas sinceramente fico confusa. Nem saberia qual escolher.
Quanta bobagem… O colunista podia dar um pulo pela América Latina, Ásia, África, leste europeu e ver, com seus próprios olhos, que esses carros ainda são bons, comparado com o que tem por ai. Por uns anos, a VW exportou o nosso Golf 4,5 p/ o Canadá, com nome de Golf City. Seguindo o raciocínio do colunista, também não poderia, porque era defasado. Aff!
Vendido lá fora com melhor acabamento, mais tecnologia e melhor preço, infelizmente o mercado Brasileiro aceita esses preços abusivos, ao vc viajar !! Não precisa nem ir longe vai pro Chile e verá a diferença….
Vendia essa opção do Golf lá como carro popular (e nem ficou muito tempo, vendeu pouco), como o Gol City, por exemplo. Era a nomenclatura da VW pra época. Aqui era vendido como médio de luxo.
A única motorização oferecida no Fox hoje é a velha AE111, o 1.6 com 8 válvulas
A motorização utilizada no Fox é a EA111 1.6 8V, que é a mesma de Gol e companhia, esse motor 1.6 16V foi tirado de linha para ser impulsionar Polo e Virtus 1.6 MSI.