Os 20 carros mais econômicos do Brasil em 2021
Veja os modelos que vão te fazer gastar menos com combustível, de acordo com a tabela atualizada de eficiência energética do Inmetro
Veja os modelos que vão te fazer gastar menos com combustível, de acordo com a tabela atualizada de eficiência energética do Inmetro
Conhecer os carros mais econômicos do país deixou de ser economia e virou quase sobrevivência em tempos de litro da gasolina a R$ 7. Qualquer quilômetro a mais e combustível a menos no consumo médio virou preciosidade para quem roda muito com o automóvel. Um importante aliado nessa busca é a tabela de eficiência energética do Inmetro.
VEJA TAMBÉM:
A edição 2021 do levantamento feito pelo instituto atrasou devido à pandemia e às interrupções de produção em muitas fábricas. Porém, a tabela acaba de ser atualizada, com novos modelos e novas classificações do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Aproveitamos para pesquisar os 20 carros mais econômicos do país. Mas, atenção aos critérios. Antes de tudo, consideramos apenas automóveis de passeio (hatches, sedãs, SUVs, station-wagons e minivans), ou seja: picapes, vans e furgões não estão nesta lista. Também foram descartados modelos elétricos, híbridos e híbridos-leves.
Além disso, destacamos o modelo sempre a opção mais econômica dentro da mesma linha. Em suma, nesta relação estará sempre a versão com os melhores resultados em comparação às demais configurações da gama, independentemente de motor e câmbio.
A ordem de importância foi determinada pelo consumo médio da tabela com gasolina na cidade. O ciclo rodoviário com o mesmo combustível serve como critério de desempate. De qualquer forma, na relação destacamos também as médias obtidas com etanol, além da classificação PBE geral e na categoria, com notas que vão de “E” (pior) a “A” (melhor).
Bom sempre salientar que tais médias são aferidas pelas próprias marcas dentro de padrões estabelecidos pelo Inmetro. O instituto faz, ao longo do ano, testes próprios com modelos aleatórios para ver se as informações de consumo batem.
De qualquer forma, pode ser que o seu modo de dirigir e a região por onde você trafega faça com que o seu carro tenha médias melhores (ou piores) das mostradas aqui. Trata-se de uma tabela de referência. Desta forma, se você consegue ser mais econômico com um, será na mesma proporção com os outros veículos.
Confira, então, os carros mais econômicos do Brasil.
No consumo urbano com gasolina, não tem para ninguém. O Kwid é o carro mais econômicos do Brasil em 2021, graças a uma média de quase 15 km/l na cidade da versão Life. Mesmo com etanol, o consumo é interessante e passa dos 10 km/l, resultado de um carro bastante leve, aliviado em equipamentos e com motor tricilíndrico bem trabalhado.
O segundo modelo mais eficiente do país é um sedã. Com motor aspirado, o Onix Plus alcança médias com gasolina na cidade melhores que as de seu irmão hatch. Agora, na estrada, a GM pode bater no peito e dizer que tem o carro mais econômico do Brasil com incríveis 17,7 km com um litro de combustível fóssil.
É justo o Chevrolet Onix ser o carro mais vendido do país? Confira a avaliação em vídeo!
Bom salientar que as médias das versões turbinadas do Onix Plus não fizeram feio, não. Pelo contrário, não estão nessa lista por pouco: 13,7 km/l na cidade e 17,0 km/l, na estrada, com gasosa.
A variante hatch do compacto da General Motors fica pouca coisa atrás do irmão e fecha o pódio dos carros mais econômicos do Brasil. Palmas para o conjunto com um moderno motor três canecos, que vibra pouco e roda suave, e com câmbio manual, cuja sexta marcha funciona como um belo overdrive e colabora – mais uma vez – para o consumo rodoviário excelente.
O Onix aspirado ficou pouco à frente das configurações com propulsor turboflex. As médias destas opções turbinadas foram de, respectivamente, 13,5 km/l e 16,0 km/l, com gasolina.
O motor Firefly fez um bem danado à linha de compactos da marca italiana, a começar pelo Argo. O modelo anda bem e bebe pouco, ainda mais se comparado aos rivais da tal sub-categoria de hatches pequenos “premium”. Inclusive, empatou com o Onix na média urbana e ficou de fora do pódio justamente pela eficiência na estrada.
As versões do modelo com o 1.3 16V não fizeram feio, mas representam mais de um litro a cada quilômetro rodado. As médias de consumo aferidas do Ago com os motores maiores ficam em 12,8 e 14,7 km/l
Mais uma vez um sedã se dá melhor que o hatch entre os carros mais econômicos do Brasil. O HB20S usa motor três-cilindros que surpreende pelo desempenho nas acelerações e, mesmo assim, não bebe muito. Superou por apenas 0,1 km/l as novas variantes 1.0 turboflex manuais, que anotaram 13,6 km/l na cidade, mas que na estrada rendem melhor: 16,0 km/l.
O pequenino Fiat empata com o sedã da marca sul-coreana no consumo urbano, mas perde no rodoviário – muito provavelmente em razão do esforço que o velho motor Fire oito válvulas tem de fazer em velocidades mais altas e trechos de serra simulados. De qualquer forma, é o modelo da marca italiana que desponta primeiro entre os carros mais econômicos do Brasil.
O Logan se garante na sétima posição entre os carros mais econômicos do Brasil com uma boa performance na cidade com combustível fóssil. Bem à frente das variantes com o 1.6 16V, que anotaram 11,9 km/l, quando com câmbio manual, e 10,9 km/l, com a caixa automática CVT.
Mais um sedã se dando bem para cima do seu original hatch. O Voyage é mais econômico que o Gol – pouca coisa, mas é. São 13,4 km/l na cidade com gasolina, segundo o Inmetro. Bom salientar que essa média foi obtida nas versões equipadas com rodas aro 14” – as com aro 15” marcaram 13,1 km/l, na gasolina. E as 1.6 ficaram abaixo dos 12 km/l no consumo urbano.
O hatch da linha HB20 empatou com outros três modelos no consumo urbano com gasolina. Mas levou a melhor na eficiência rodoviária, com 14,9 km/l. O motor 1.0 mais eficiente é o aspirado, só que o turbo também mandou bem, com média de 13,2 km/l na cidade e 15,1 km/l, na estrada.
O compacto que por décadas foi o mais vendido do país prova que é bom ainda em consumo ao figurar entre os 10 carros mais econômicos do Brasil. Aqui, as médias também foram obtidas nas configurações com rodas aro 14”, assim como aconteceu com o Voyage. Curiosamente, o Gol é mais econômico que o sedã na média urbana com etanol.
O Sandero hoje só é vendido nesta versão Zen com motor 1.0 tricilíndrico que aparece na 11ª colocação entre os carros mais econômicos do Brasil. O consumo urbano com gasolina acima dos 13 km/l é bom e termina empatado com o do Gol e do HB20, mas ficou atrás no desempenho na estrada com o mesmo combustível.
O compacto da Toyota pode se vangloriar de ser o automático mais econômico do país. É o primeiro com esse tipo de câmbio a figurar nesta lista, e com a caixa CVT se mostra mais eficiente que a variante com transmissão manual de seis marchas, que faz 12,1 km/l na cidade, com gasolina.
O Cronos com motor 1.3 Firefly garante seu lugar entre os carros mais econômicos do Brasil. O três-volumes da Fiat empatou com o Yaris Sedan no consumo urbano, mas superou bem o rival na média rodoviária, com mais de 1 litro poupado de diferença no quilômetro rodado na estrada.
O Tracker não é só o SUV mais eficiente do país, como também o carro com motor turbo mais econômico do Brasil. Empata no consumo na cidade com dois sedãs compactos, e ganha do Yaris na aferição rodoviária. Isso com câmbio manual de seis marchas – nas opções automáticas do crossover, a média urbana é de 11,9 km/l.
Aqui, o sedã perde para o hatch e muda a lógica dos carros mais econômicos do Brasil. Isso porque esta versão mais bem classificada usa motor maior e mais potente, 1.5. Mesmo assim, fica pouca coisa atrás. Detalhe é que no rodoviário, o Yaris Sedan supera o seu irmão.
A velha geração do Onix figura bacana entre os 10 carros mais econômicos do Brasil, apesar do motor quatro cilindros bastante datado. E assim como na nova geração do compacto, o consumo rodoviário surpreende, mais uma vez beneficiado pela caixa manual de seis marchas muito bem acertada.
O veterano hatch empata com seu irmão sedã na eficiência urbana com gasolina, mas perde justamente na estrada. No etanol, contudo, o Joy leva a melhor por pouca coisa na média aferida para a cidade.
Tudo bem que o sedã está prestes a ganhar nova geração e que esta versão manual é a que menos vende. Mas não tem jeito, é a mais eficiente para figurar entre os carros mais econômicos do Brasil. Porém, fica ligado porque as variantes com o câmbio automático CVT ficam o mínimo atrás no consumo urbano com gasolina: 12,3 km/l.
No caso do monovolume da Honda, são as versões automáticas, com câmbio continuamente variável, que mandam melhor. Os 12,3 km/l na cidade com gasosa ficam pouca coisa atrás do parente de plataforma City, mas superam bem a única derivação manual do Fitl, que registra 11,6 km/l. É outro carro, porém, em fim de carreira.
A marca francesa trata o Stepway como um produto à parte da linha Sandero. Desta forma, o hatch aventureiro se garante entre os 20 carros mais econômicos do Brasil com o motor 1.6 da família SCe. E é o último, entre os automóveis de passeio, a ficar nos 12 km/l na média com gasolina, de acordo com o Inmetro. Depois dele, só tem ciclo urbano abaixo dos 12 km/l.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho uma doblo…já fui de São Paulo a perdida e volta com um tanque….KKKK já que é pra contar histórias de pescador, vamos nessA…
Abasteci a doblo 7 lugares em São Paulo capital, fui ao Pernambuco retornei a São Paulo onde completei o tanque. Kkkkkeita….minha doblo ganhou de todas VIVA A FIAT.
Poxa, não falaram nada do Landau… acho que ganha de todos aí.
Buena pagina. Muchas gracias, Un saludo
> OS MAIS ECONÔMICOS – PERMITAM-ME <
Eu gostaria de ressaltar que, desde quando estagiário de Engenharia do PROALCOOL, em 1979, no CTA, fiquei fascinado pela ideia de se usar álcool (hoje dito etanol) nos motores Ciclo Otto; a partir de quando pude comprar carros a álcool foi o que fiz, daí nunca mais usando gasolina por razões bem sérias.
Em 2017 foi-nos necessário trocar o carro de trabalho, já que o excelente GM ASTRA 2.0 mostrava-se ‘inconveniente’ sobre consumo.
Resumindo, após testes comprei um UP!.
Repito, desde 1980 NUNCA MAIS USEI GASOLINA.
O UP! IMOTION, aliás bastante completo, fez as seguintes marcas, SEMPRE COM ETANOL (ou seja, com álcool), desde +/- 15 km / l (quinze quilômetros por litro), até exatos 19,1 km / l (dezenove vírgula um quilômetros por litro).
TENHO FOTOS PARA COMPROVAR, NÃO SE TRATA DE PILOTAGEM DE TESTES, MAS DO DIA-A-DIA. ENVIEI AS REFERIDAS FOTOS PARA O EDITOR, ENGº BORIS FELDMAN.
Cordialmente,
Rodrigo MARTINIANO.
Álcool é um engodo! Um engano para o consumidor, um prejuízo “vendido” como vantagem.
1- O custo por km rodado é mais caro.
2- Por isso usamos gasolina, só que em gambiarras chamados de carros “frex”, que a taxa de compressão não é a correta nem para a gasolina, nem pro álcool, ou seja, não rende o que deveria na gasolina, trazendo prejuízo a cada km.
Só pra transferir dinheiro aos usineiros, que mantém o álcool caro, porque por lei o álcool vai na gasolina, prejudicando a qualidade da gasolina também. O álcool foi, e é um crime contra todos os motoristas.
TEM GENTE LOUCA NO MUNDO,, de domingos a sábados! DEUS NOS LIVRE DE TANTA MEDIOCRIDADE!
Sinceramente colega Engº Boris Feldman: vosso site é VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICO! Eu fico fascinado !!!
vc mesmo é um louco, falando que up da 15 por litro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu tenho um aqui se andar na maciota deve dar uns 9 se pisar bebe igual opala, realmente por isso que ele ão apareceu no top dez ai
O Up 1.0 turbo de injeção direta faz até mais, pois a alta compressão do sistema 180tsi vaporiza bem o combustível, seja qual for. Também anda muito, acredito ser por causa do turbo.
Amigos carros 2021 fala publicação
Meu Nissan Versa 1.6 faz na média 19,4 70% Estrada 30% cidade. Propaganda paga aqui, só pode.
Verdade tenho um versa 1.6 muito econômico
Eu tenho um Nissan Versa 1.6 Flex ano 2020 e ele é super econômico. Vou da capital ao litoral do estado, quase 400km e gasto somente meio tanque. E ainda ando lá com a gasolina q sobrou… deveria estar na lista.é um dos mais econômicos da categoria
O meu vence todos! IX35 faz 5km na cidade e 8 na estrada!!! ?
Boa noite, Roberto
Qual ano é a sua?
Quero pegar um 2017 ou 2018
Um amigo pegou uma 2017 e disse que faz na média de 8km na gasolina
Sinceramente não sei porque o Ford Ka não está nesta lista e nos primeiros ainda!!!!
Tenho um Fiat uno way 1.0 2012 que com certeza é mais econômico que o kwid, tanto na cidade quanto na estrada
Esqueceram do Ford Ka. O meu faz 15 km/l na cidade com gasolina, e 13,5 km/l no álcool, e 19 km/l na estrada e 17 km/h no álcool.
O meu tbm, não entendi o critério que usaram, simplesmente acho que não analisaram o ka, o meu ainda é sedã
Verdade esquecerao do fod k o meu é automatico e muito econômico 2019
Esqueceu do Ford Ka?
Tenho um Polo 1.0 MSA ano 2020 na BR já chegou a fazer 20 k/l na cidade em média 12 km/l
Tenho um Onix activ automático, com ar ligado na cidade faz 12km e na estrada tá fazendo 15km pó ara automático está excelente.
Mentira, o hb20 comigo fez 17.5 na estrada com gasolina.
Qual o seu Hb20? Fui olha o HB20S hj automático, o rapaz disse que fazia 13km. Meu onix faz 15 mais não é automático.
Engraçado nessa lista que só tem meia dúzia de marcas e as outras??
Eu tenho Jimmy Suzuki que roda 14km na Cidade e na estrada roda 16,5 com litro de gasolina ninguém fala. O consumo só aumenta quando entra no off rold estrada de areia que cai para 12 litros por km.
Boa tarde, tenho um Fiat uno 2003 já fui na Bahia 3 vezes com ele, e saio de Santa Barbara d, oeste SP e só coloco gasolina em Belo Horizonte, e o tanque dele é de 42 litros, chego lá na reservar, são 633 km até lá, então meu uno fazer na faixa de 17 km por litro
O mais beberrão de todos é o meu Palio Atractive 2013,faz só 10km na cidade
O meu vence todos! IX35 faz 5km na cidade e 8 na estrada!!! ?
Mentira, mentira, mentira eu sei que é mentira, mentira, mentira…..
Fico só observando meu UP dando risada desses tongo tudo.kkkkkk
UP não,pote de sorvete Nestlé ?
Concordo plenamente.. o meu UP a 80km/h na pista com ar faz 23km/l tranquilo.. e nem tá na lista.. kkkkk
Vc tem razão, acho que estão pegando só carros zero km
Porque tiraram o UP! White, 2014 porque será? já fez 17c/l mas na cidade aí dão uma maquiadas e… Carro tem de ter personalidade, quando tu procura ele tu acha no meio do estacionamento aí todo mundo ou todas sem criatividade, “CHUPARAM” a frente do “Aston Martin” com a sua frente. Falta…
Tenho um grande 1.4 e faz estrada 19 litro km e na cidade 13 litro km
Qual é o seu carro?
Tenho ecosport 1.6 2016 automático inmetro diz que faz 10km/l na zona urbana , mas faz 5mk/l na gasolina .
Tenho O ecosport 2014 só faz 7 na cidade
Tenho um HB20 1.0 2016. Na gasolina 12.5 cidade e estrada 17.
Que matéria mais nada a ver.
É muita mentira numa lista só,como que um carro como o Kwid na cidade faz 14,9 e na estrada só consegue fazer 700 metros a mais com 1 litro é muita mentira viu, tenham vergonha.
Se colocar o Gran Siena 2020, como maior beberrão ele ganha em disparada
O meu vence todos! IX35 faz 5km na cidade e 8 na estrada!!! ?
Vocês não rodam no Rio de Janeiro…
Meu Ford Ka sedan 1.5 motor sigma 4 cilindros faz 14,5 na estada e 11,0 na cidade, deveria entrar na lista, não?
Achei estranho, pois esta publicação está diferente dos resultados divulgados diretamente pelo Inmetro. Houve maquiação?
Pelo Inmetro, o carro mais econômico é o Onix e não o Kwid.
Olá, Paulo Machado.
Consideramos para o ranking o consumo de gasolina na cidade – cenário mais comum para a maioria dos motoristas brasileiros.
Abraço
Tenho um Fiat Mille economic que já confirmei 13,5km na cidade, mas nao aparece na lista…
O teste foi feito com veículos ainda em produção. Caso contrário teria UP, Mille, FIAT 147 e até Corcel na lista.
Em minha opinião os testes do Inmetro não são válidos pois não refletem a realidade do dia a dia no trânsito. Apenas uma base com muito pouco fundamento.
Se o Fiat Fiat Mobi utilizar o motor 1.0 FireFly, estaria em uma posição melhor.
E amigo esse motor firefly foi descontinuado no mobi o motivo? só a fiat para explicar de fato o motor era bem melhor no consumo acredito que sua retirada foi preço eu acho
Honda Fit em 19°? Ao ouvir comentários de amigos, penso que a aferição pode conter enganos.
Que ter economia e só não andar e deixá na garagem gás 7litro só os gado paga
Aqui perto de casa tá 5,49 o litro. Melhor se informar antes.
Então o meu comparado a esses aí está ótimo
Tenho um polo clássico 1998 motor ap 1.8
Faz 10,5 km na cidade e 14km na estrada.
Sou fã do Autopapo, mas nessa matéria falta mais abrangência. Tenho um Honda SUV HRV que faz uma média de consumo bem melhor do que alguns carros citados no seu teste.
Matéria sem noção nenhuma,tenho um Nissan march 1.6 e faço média de 17 km na cidade e 21 km na estrada, e ainda deixaram o VW up de fora, estão por fora.
Acho que estão considerando somente carros ainda “em produção”.
dá pra perceber que fizeram testes com carros em produção…up nao produz mais
Essas médias são possíveis de melhorar e muito mais, dependendo do modo de condução, pois tenho um yaris CVT sedan, já fiz na estrada 21,8 km/l, me dêem um desses carros para teste que mostro a vocês o verdadeiro consumo, detalhe, 21,8 km/l na metade do tráfego com ar ligado, trecho foi de Castro PR até Teutônia RS, por várias vezes.
Caramba que consumo bom. Tenho um City e não passei dos 17,5.
Laercio, faz as contas na ponta do lápis, é menos, bem menos, esses computadores de bordo são muito otimistas… abraço.
O kiks dá de 1000 a zero em todos eles. Matéria fraca.
Papai Noel disse que o trenó é o melhor, pq nem gasolina gasta, e anda muito, aliás, não anda.. voa muito amigo! É o melhor!, sem duvidas. Rrsrsrsrsrs Abraço.
E o Ka 1.0? Qual o consumo?
A lista é de carros que existem. Estamos em setembro e se vcs acharem um Up TSI 0 km me avisem. Ah, e fui ver na tabela do Inmetro, o carro faz 13,7 km/l na cidade
Desculpe amigo tenho um up tsi é posso te dizer que 15 km/L ele faz dentro da cidade tranquilo na estrada te garanto que faz 20 km/L ou mais .
SEDAN 1.0 aspirado na estrada? Xíiiiiiii, a economia vai pro ralo… enche o porta malas de um voyage, siena, Logan ou mesmo o onix com toda a bagagem e coloca 4 adultos…. se fizer 12km/l na gasolina é muito! E tem de desligar o ar para fazer as ultrapassagens com alguma segurança… viajar num 1.0 aspirado carregado é pagar os pecados nesta vida…
Muito boa pesquisa, é possível fazer uma igual com veículos de carroceria, tipo toro? obrigado.
Tenho Fox Connect 1.6 que faz na cidade 12 km. Parece pouco mas é 1.6
Meu amigo, não sei aonde você mora, mas ou não tem muito trânsito ou tem uma infraestrutura muito boa. Com o meu connect faço 9km/l na gasolina, e olhe lá, em Recife. Na estrada já cheguei a fazer 19Km/l, 75Km/h, sem ar.
Eu tenho um up tsi 2021 é vou falar é um dos melhores carros que tive até hoje bastante econômico,seguro,anda igual um 2.0 garanto que dá de 10X0 em muitos desses vinte citatos na matéria mais brasileiro goste de carro com estética bonita é tela Touch O Volkswagen UP na verdade é pra quem gosta de carros.
Só VW fanboy para achar que Up TSI anda igual a um 2.0 , só se anda igual a um 2.0 fundido. Comprei um Up TSI por curiosidade e dei para meu filho brincar, maldito carrinho não anda e não tem estabilidade nenhuma. Hoje tenho 2 importados de alta performance e tenho tambem um Renault RS 2.0 16V 2022, quando me encontrar mesmo que eu esteja com o Renault RS saia da frente que não gosto de lesmas me incomodando………….
Não sou nenhum VW fanboy amigo é parabéns pelos seus importados de alta performance ?
Mim poupe com seus carros de alta performance amigo Renault RS 2.0 16V quero nem de graça.
A falha de vocês é grave, deixaram de lado o up que vendeu até Março de 2021 é uma pena vocês serem inoperantes para o consumidor pois este veículo é extremamente econômico, está sendo necessário alguém como eu corrigi-Los.
Concordo plenamente, o UP tsi na cidade tá dando em torno de 20 a 22km/l
A especificação dos fiat firefly 1.3 está errada, esse motor aspirado tem 8v, e não 16v como descrito. 1.3 16v somente os turbo t270.
O meu CRETA 1.6 na cidade 12 km/L …na estrada 14 km/L …acho que tive sorte…