5 carros com nomes exóticos e suas origens
Conheça cinco modelos de carros com nomes que se referem a coisas excêntricas e que vão enriquecer a sua cultura inútil
Conheça cinco modelos de carros com nomes que se referem a coisas excêntricas e que vão enriquecer a sua cultura inútil
Carros com nomes exóticos, geralmente, são igualmente excêntricos. Uns, por serem caros. Outros, por serem estrangeiros. Para os dois casos, conheça cinco exemplos e a origem por trás desses nomes, que vão enriquecer a sua cultura inútil.
O Maserati Ghibli foi lançado em 2013 e recebeu uma reestilização para o ano/modelo 2018, além de ajustes no motor. Debaixo do capô do modelo está um 3.0 V6 turbo com 429 cv de potência e torque de 59 kgfm. São 4,9 segundos para alcançar 100 km/h, e o Ghibli pode chegar a 286 km/h.
O nome do modelo foi baseado em um tipo específico de vento encontrado no norte da África. De acordo com a Enciclopédia Britânica, o Ghibli é um “vento quente e empoeirado descendo das terras altas do interior da Líbia em direção ao Mar Mediterrâneo”.
O Cayman é um cupê da Porsche que deriva do esportivo conversível Boxster lançado em 2006 seguindo a segunda geração do pai. Em 2016, ele entrou em sua quarta geração, e desde então eles são vendidos como 718 Boxster e 718 Cayman. Este último tem um motor de 304 cavalos de potência, e chega aos 100 km/h em 5,1 segundos.
O nome do possante é inspirado no caiman, um gênero de jacaré típico das Américas Central e do Sul. Assim, o nome desse carro, ao contrário do que se poderia pensar, não é uma homenagem às Ilhas Cayman.
O Cullinan, da Rolls-Royce, é outro dos carros com nomes exóticos. Ele é um SUV de alto luxo da marca britânica especializada em veículos da categoria. Ele foi o primeiro utilitário na gama da fabricante, com um motor V12 de 570 cavalos de potência e tração integral.
O nome desse SUV de luxo foi inspirado na maior pedra de diamante jamais encontrada na Terra. A pedra de 3.106 quilates, por sua vez, tirou seu nome do dono da mina onde foi encontrada, na África do Sul.
O Qashqai é um crossover entre hatch e SUV produzido pela Nissan, e foi desenvolvido pela divisão europeia da marca. O modelo tem seu mercado principal naquele continente, e carrega um motores de 1.6 a 2.0, movidos a diesel ou gasolina.
Entre os carros com nomes exóticos, o deste se refere a uma tribo nômade originária da Turquia que hoje vive no Irã.
O Kodiaq, que também é um crossover, é produzido pela Skoda, marca do Grupo Volkswagen que atua na Europa. O veículo também é montado na Índia e na China, e tem opções de motor 1.4 e 2.0, a diesel e gasolina.
Quanto ao nome, Kodiaq vem de Kodiak, uma ilha no sul do Alasca. Ela foi local do primeiro assentamento europeu no país, feito pelos russos em 1784.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |