Esses 5 SUVs NÃO são SUVs; entenda
O Inmetro criou uma norma técnica para classificar quais carros são SUV, esses cinco acabaram fora da categoria devido alguns detalhes
O Inmetro criou uma norma técnica para classificar quais carros são SUV, esses cinco acabaram fora da categoria devido alguns detalhes
Por muitos anos a sigla SUV foi usada apenas por veículos fora de estrada ou versões de passageiro de caminhonetes. Hoje o uso ficou mais abrangente, a ponto do Inmetro ter criado uma norma para definir quais carros são SUV.
Essa norma é controversa, conforme já explicamos, pois utiliza apenas o vão livre e alguns ângulos para classificar os carros. E com isso, alguns carros que são vendidos como SUV ficaram enquadrados em outras categoria. Confira alguns que chamaram nossa atenção.
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O T-Cross chegou na linha da Volkswagen brasileira para suceder o Golf, tomando até o seu lugar na linha de produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). E assim como o Golf, o T-Cross é classificado como médio segundo o Inmetro.
Isso se deve ao ângulo de ataque, que deixa o modelo fora da classificação de SUV. Já seus irmãos Nivus e Taos conseguem se classificar como SUV pela norma do Inmetro.
Todas as versões nacionais do Jeep Compass se adequem a norma de SUV do Inmetro. Porém o modelo híbrido 4XE ficou de fora devido ao motor elétrico que fica no eixo traseiro e às baterias. Ele perde em vão livre e no ângulo central, sendo rebaixado para a categoria de carros médios.
O mais irônico nisso é que o Compass 4XE é mais capaz que muitos carros classificados como SUV. Seu sistema híbrido usa um motor elétrico para o eixo traseiro, atuando como uma tração integral mais eficiente. Além disso o carro traz um seletor de terreno que ajuda a configurar o carro para o piso que o condutor pretende enfrentar.
A Toyota usou o Corolla hatch vendido no exterior como base para o Cross, o que rendeu o entre-eixos mais curto que o do sedã. As aspirações fora de estrada do modelo ficam apenas no nome, pois seu vão livre de 16,1 cm é apenas 1 cm maior que o do sedã.
Para agravar a situação, o famigerado escapamento que fica exposto na traseira afeta no ângulo de saída. Na gama da Toyota brasileira, apenas o SW4 está classificado como SUV, o RAV4 também fica junto dos carros de passeio.
O Territory não é Ford e nem SUV. O modelo de origem chinesa que veio para tentar enfrentar o Jeep Compass foi criado sem qualquer tipo de aspiração para enfrentar estradas de terra. O vão livre de 17,9 cm ainda é acima da média dos hatches e sedãs, mas fica atrás de SUVs pequenos como o Fiat Pulse.
Para quem curte um Ford e quer um SUV valente existe o Bronco Sport. Esse sim é classificado como utilitário, traz uma avançada tração integral e pneus de uso misto.
Muitos puristas ficaram revoltados quando a Mini decidiu diversificar sua gama e lançou o SUV Countryman. Mas no final das contas o modelo nem atende aos requisitos para ser classificado como um utilitário esportivo.
O porte de hatch médio já é um indicativo que o Countryman é apenas uma variante mais prática do Mini. Seu destaque em relação ao Mini hatch ou a perua Clubman é vir com tração integral.
Quando a Renault lançou o Kwid com o slogan “o SUV dos compactos”, ela corroborou isso fazendo o carro atender às normas do Inmetro. Mas esse não é o único hatchback que atende aos requisitos para ser classificado como SUV.
O novo Citroën C3 chega às lojas classificado como SUV pelo instituto, porém a marca prefere dizer que é o compacto apenas tem “atitude SUV”.
O Fiat Argo Trekking também atende a esses requisitos, ficando separado do resto da linha na classificação do Inmetro. Nos materiais oficiais a Fiat associa apenas o Pulse à sigla SUV, com o a versão aventureira do Argo sendo tratada como um hatch comum.
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Pra mim, esse velho não sabe dirigir. Kkk
SUV em termos significa Veículo Utilitário esportivo, vamos as métricas, com boa altura em relação ao solo e com motor possante. Dá pra se excluir um monte de veículos que estão nesse segmento erroneamente. O negóvio está tão banalizado que eu pego um gol 1.0 coloco uma mola maior e pronto… SUV. Kkkkkk
Sai do jeep e comprei um Renault Duster, intenso 1.6 , zero. Mil vezes melhor!
No caso do Corolla cross, no proprio nome já diz se tratar de um cross -over “Corolla Cross” . Eu comprei já sabendo disso. Gosto da praticidade deste tipo de veículo.
SUV de verdade é Jeep, Land Rover, Mitsubishi Pajero Full, Nissan Pathfinder, Toyota SW4, Blazer… o resto, é enganação.
Esta mais do que na hora do Inmetro rever essas métricas absurdas…
Trouxa é quem compra um Kwid achando que está no “SUV dos Compactos”… kkkkkkkk está mais para SUV de Pobre… o Uno Mille quadrado e o Fusca eram muito mais SUV do que muitos desses Pseudo-SUV atuais…
Todos os “altinhos” como o antigo Ecosport são suves. O resto é história.
Coisas do Inmetro.
Interessante e curioso mesmo, é a classificação dos Delivery da Volkswagen e as picapes Ram.
Ecosport concordo, apesar da base do Fiesta, era alto e ofereceu 4×4. Já os Ram serem classificados caminhão é mais pela capacidade de carga, que é alta, a mesma coisa, mas no caso o inverso, que faz o Delivery ser classificado picape.
O Compass até é questionável. Mas os outros com certeza não são SUV. Mas agregam esse nome pra se beneficiar. Classificação ambígua em favor das montadoras.