Veja 5 macetes para anunciar e vender um carro rapidamente na internet
Algumas dicas são essencias para valorizar o automóvel, encontrar o interessado certo e fazer um bom negócio na hora da revenda
Algumas dicas são essencias para valorizar o automóvel, encontrar o interessado certo e fazer um bom negócio na hora da revenda
Os canais digitais se tornaram uma ótima ferramenta para vender qualquer carro, em especial os de segunda mão. Os classificados online permitem que você, do conforto do seu lar, anuncie seu veículo e atinja um público mais certeiro.
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Porém, para anunciar e vendar rapidamente o carro na internet, é preciso também caprichar. Fazer fotos bacanas, deixar o automóvel bonito e fornecer as principais informações são dicas básicas para valorizar seu modelo.
Antes de mais nada seu carro tem de estar apresentável. Capriche na limpeza por fora e por dentro. Carro sujo e empoeirado deixa uma má impressão e pode afugentar possíveis compradores.
Pondere também passar uma cera ou dar um polimento no carro. Isso vai realçar as cores da carroceria e chamar a atenção, além de eliminar possíveis manchas e riscos superficiais na lataria. Lembre-se que quando o interessado for ver o carro ao vivo, é importante que ele esteja limpo também.
“Em um primeiro encontro, seja romântico ou para tentar uma vaga de trabalho, você se arruma, né? Para anunciar um carro, a lógica é a mesma”, diz Sant Clair de Castro Jr, CEO da Mobiauto.
Com o carro limpo, faça fotos que valorizem o seu automóvel. Antes de mais nada escolha ambientes abertos e iluminados e faça fotos até umas 9h da manhã ou depois das 15h, quando a luz do sol está menos “dura”.
Evite garagens escuras ou locais mal cuidados, com lixo ou mato alto aparente. Além disso, é importante que a parte do veículo mais destacada na foto esteja “a favor” da luz, e nunca em contra-luz – para evitar sombras que “escondam” o modelo.
Faça fotos de diferentes ângulos do automóvel. Frente, frente ¾ (o carro em perspectiva na diagonal onde apareça a quina da frente e parte da lateral), perfil, traseira ¾ e traseira. Faça imagens mais fechadas em acessórios ou equipamentos que valorizem o carro, como rodas de liga leve, faróis de LED, saias etc.
Na cabine, do banco traseiro faça uma imagem que pegue todo o painel frontal, desde volante e quadro de instrumentos até o porta-luvas. No interior também destaque itens que valorizam o veículo, como a central multimídia, estado dos bancos, cromados e revestimento de couro.
Importante: antes de fazer as imagens limpe a lente da câmera do celular com um pano seco de microfibra. Elas ficam muito mais nítidas e vivas.
“Anúncio atraente tem boas fotos, de diversos ângulos. Elas devem mostrar o veículo por inteiro e não apenas partes dele, pois isso pode parecer uma tentativa de esconder falhas”, diz o executivo.
No anúncio, relate todas as informações básicas sobre o automóvel. Informe dados como ano-modelo, quilometragem, motorização, câmbio (manual ou automático), quantos donos o carro já teve, se o veículo ainda está em garantia ou não e um resumo sobre seu estado de conservação.
Seja transparente. Informe se o veiculo é blindado, se tem suspensão rebaixada, se já fez motor ou se tem multas e impostos pendentes.
Também destaque pontos positivos e importantes que são fator de compra. Quilometragem baixa, consumo de combustível eficiente ou mesmo troca recente de pneus e amortecedores valem ser ressaltados no anúncio.
Quanto mais informativo e sincero for o seu anúncio, você vai atrair mais compradores potenciais, aqueles que procuram um perfil de carro próximo ou igual ao seu. E menos curiosos vão fazer você perder tempo.
“O grande segredo é ser objetivo e claro, mas ao mesmo tempo passar informações completas sobre o veículo”, afirma o CEO da Mobiauto.
Antes de publicar o anúncio, pesquise sobre o preço de modelos similares. Confira outros anúncios para ter ideia de qual é o valor médio de mercado para sua região. E lembre-se que a Tabela Fipe é mais uma referência de mercado do que uma verdade absoluta.
Ao mesmo tempo, estabeleça uma margem plausível entre um valor mínimo de venda, aquele que você realmente quer arrecadar, e o valor máximo (o de anúncio). Isso ajudará a ter segurança nas negociações.
Deixe claro no anúncio se você aceita ou não outros bens – como veículos e motos – na negociação. De qualquer maneira, seja flexível e mostre-se aberto a conversar, tirar dúvidas e permitir que o futuro comprador vistorie o veículo em seu mecânico de confiança ou por laudo cautelar.
“É muito importante saber na ponta da língua respostas para perguntas frequentes que os interessados sempre farão”, comenta Sant Clair.
Entre essas perguntas, as mais comuns são:
Dê prioridade a sites especializados em compra e venda de veículos, como a Mobiauto. São esses canais que atraem pessoas que estão realmente em busca de um carro.
Além disso, analise as vantagens oferecidas pela plataforma. A própria Mobiauto oferece anúncios gratuitos para clientes Pessoa Física.
Garantia para carro usado: faça valer os seus direitos!
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adorei o conteudo , obrigada pela dedicação
So não pode esquecer que um Chuchu bem enrolado parece uma Pera!!!!!
Normal amigo, nós brasileiros adoramos comprar gato por lebre.. se as pessoas fazem isso nas vendas on-line,… as montadoras fazem isso há tempos também… transformar compactos em ‘pseudos suvs’ dá muito certo. Me engano que eu gosto.
TRADUZINDO: enfeite a noiva ao máximo.