Veja 5 motivos para comprar um Volkswagen Jetta GLI
Modelo, que acaba de ser reestilizado, tem o desempenho e o comportamento dinâmico como os mais notáveis atributos
Modelo, que acaba de ser reestilizado, tem o desempenho e o comportamento dinâmico como os mais notáveis atributos
Recém remodelado, o Volkswagen Jetta retorna ao mercado brasileiro, importado do México, unicamente na versão GLI. Agora, o sedan tem preço de R$ 216.990 e motor ligeiramente mais potente, com 230 cv.
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O AutoPapo já listou 5 motivos para NÃO comprar o modelo, mas há um outro lado da moeda: afinal, o modelo também tem qualidades relevantes. Confira, agora, 5 razões para comprar um Jetta GLI.
O motor 2.0 350 TSI turbo é o grande coração (e argumento) do Jetta esportivo. Da família EA888, ele foi recalibrado nesta linha 2022 e gera 231 cv de potência – 1 cv a mais – e 35,7 kgfm de torque máximo a partir das 1.500 rpm. A unidade trabalha com a ágil tarnsmissão DSG, automatizada, de dupla embreagem e com sete marchas.
Desta forma, o Jetta GLI tem acelerações vigorosas e retomadas fortes. Segundo a Volkswagen, o 0 a 100 km/h do sedã é obtido em apenas 6,7 segundos e o modelo é capaz de alcançar a velocidade máxima de 249 km/h.
Os carros da Volks costumam ter um acerto apurado, e com uma versão esportiva isso fica ainda mais evidente. Esta atual geração do Jetta usa subchassi com aços leves e a suspensão traseira multibraço recebe barra estabilizadora e calibragem mais firme de molas e amortecedores.
Além disso, o Jetta GLI também tem bloqueio eletrônico do diferencial com sensor de torque controlado eletronicamente. De acordo com a marca alemã, o sistema monitora os dados de velocidade e força G lateral e faz ajustes na força enviada para o eixo dianteiro, transferindo mais torque para a roda com maior capacidade de tração na curva.
Um dos destaques nesta versão solitária e esportiva do Jetta é o pacote de itens de auxílio à condução. O sedã médio chega do México com controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go – reduz e acelera automaticamente conforme o veículo à frente -, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado, sistema de estacionamento automático, sensor de farol alto, sistema de frenagem pós-colisão, alerta de ponto cego e detector de fadiga.
Ainda na segurança, oferece seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, retrovisor eletrocrômico e câmera de ré. Uma das novidades é a central VW Play, com tela de 10,1”, aplicativos nativos, conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, modo valet e HD interno de 10 GB.
Completam a lista ar-condicionado automático bizona Climatronic, sensores de luminosidade e de chuva, espelhos externos com desembaçador, carregador por indução para smartphone, duas entradas USB-C e chave presencial para partida do motor por botão e travamento e destravamento das portas.
Apesar do ajuste mais firme da suspensão, o Jetta GLI é um carro que proporciona uma boa vida a bordo a seus ocupantes. Motorista tem posição ergonômica de dirigir e boa folga para pernas e joelhos. O banco traseiro tem ótima densidade e oferece espaço digno para dois adultos e uma criança.
Um diferencial é o porta-malas de 510 litros, um dos maiores da categoria de sedãs médios. O isolamento acústico da cabine também agrada, e quase não se ouve ruídos de vento e pneus dentro do habitáculo em velocidades normais de estrada.
Em um tempo em que só se lança e só se fala de SUV e crossover, nada como ter um sedã como novidade, e ainda mais esportivo. Além dos detalhes visuais com proposta mais esportiva, o Jetta GLI tem aquela pegada realmente arrojada.
Fora o acerto da suspensão, os freios também foram dimensionados neste Jetta GLI, com discos ventilados de 312 mm na dianteira e discos sólidos de 300 mm na traseira. O modelo ainda dispõe de quatro modos de condução: Eco, Comfort, Sport e Individual. Os ajustes alteram as respostas ao pedal do acelerador e das trocas de marcha.
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