5 peças de carro que não precisam mais ser trocadas – e você nem notou
A evolução dos carros trouxe muitos benefícios principalmente quanto aos cuidados que facilitam a vida do motorista e o gasto menor com manutenção
A evolução dos carros trouxe muitos benefícios principalmente quanto aos cuidados que facilitam a vida do motorista e o gasto menor com manutenção
O AutoPapo sempre produz matérias falando sobre a importância de fazer a manutenção correta do seu veículo e que o motorista deve respeitar os prazos estabelecidos pelas montadoras para a substituição de algumas peças de carro. Claro que existem certos componentes que você troca apenas quando surge a necessidade de reparo.
Com a evolução dos processos de manufatura e dos materiais utilizados, muitas peças de carro simplesmente não precisam mais de manutenção: elas duram praticamente o mesmo que o próprio veículo.
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A criticada correia dentada evoluiu: em alguns motores, como o 1.0 turbo da Chevrolet ou o 1.0 aspirado de três cilindros da Ford, ela é banhada a óleo – o mesmo usado para lubrificar o motor. Desta maneira, a durabilidade prevista para ela é praticamente a mesma da vida útil do motor.
É importante, no entando, que o motorista respeite o plano de manutenção do motor e utilize o óleo com as especificações estabelecidas pela montadora para não ter problemas com essas peças de carro.
Os faróis de LED têm diversas vantagens em relação aos com lâmpadas halógenas, entre elas, a durabilidade. A durabilidade do LED é de no mínimo 15 anos, enquanto as lâmpadas comuns têm durabilidade média de 3 anos. A nova tecnologia não precisa de cuidados especiais. A dica para aumentar a vida útil dos faróis de LED é manter todo o sistema elétrico do veículo em bom estado.
Normalmente, o fluido de direção hidráulica já dispensa manutenção: basta checar se ele está no nível correto. No entanto, com a massificação dos sistemas de direção elétrica, até a chance de vazamento e outros problemas relacionados aos componentes do sistema hidráulico estão superados.
Era fácil identificar quando o carro estava com o escapamento furado: o ronco do motor ficava mais encorpado – e, às vezes, irritante. Mas a evolução na produção dos silenciosos e abafadores, com novos materias nessas peças de carro, acabou com a necessidade de trocas ou soldas e não é raro ver carros com quase 20 anos e seus escapamentos originais.
A troca do óleo de caixas de marchas manuais já foi riscado do plano de manutenção da maioria dos carros novos. A tendência é que o mesmo ocorra com as transmissões automáticas e seus fluidos long life.
O carro elétrico vai simplificar a manutenção automotiva em tudo o que envolve o motor a combustão: troca de óleo lubrificante, filtros de ar, óleo e combustível e sistemas de alimentação e de ignição, entre outras peças de carros.
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Depois de ouvir a opinião de mecânicos e especialistas, me convenci de que não existe fluído “long life”. Os manuais até vetam mas os mecânicos que lidam no dia a dia com caixas de câmbio recomendam.
Cada matéria feita pelo nariz,Ford ka com Correia dentada? Não não,vida útil da Correia do Onix é a mesma da vida útil do motor? Oi? Fazem as matérias sem fazer se quer uma pesquisa mais ou menos digna. Reprovado!
Sim, os motores ford 1.0 três cilindros tem correia dentada banhada no óleo. Se informe melhor antes de escrever besteiras. E é : “sem fazer SEQUER uma pesquisa “
Óleo da caixa de marcha, tudo bem. O resto, não tem como.
Há regras, há exceções, quase para tudo. Mas uma parcela respeitável de motoristas que não faz manutenção de nada. Só vai para a oficina qdo a vaca já está atolada no brejo. Daí recebem um orçamento de conserto com valores nas nuvens, e metade do conserto fica “para outra vez” Casos comuns: falta de limpeza e troca do líquido de arrefecimento do radiador, em geral a revisão é colocar agua da torneira; faz-se balanceamento, mas geometria que é bom, nada. Aliás as concessionárias não incluem isso nas revisões de 10.000Km, numa economia que acho porca, pois nem todos os motoristas conhecem manutenção e passam a acreditar que seu carro está totalmente revisado e em dia. Até os pneus começarem a ter o desgaste irregular…
Giba foi perfeito no comentário. Essa mesma pessoa ainda culpa o carro/montadora pela negligência. Vai entender?!?!!
Por que as lâmpadas de Led não são permitidas em carros mais antigos.
Incompetência do governo para fiscalizar e abuso de motorista que coloca led com 5x a potência da lampada original
Ai acharam mais fácil proibir
Acredito que eu esteja fazendo confusão, mas…
O motor Ford, citado na matéria, não tem a corrente metálica ao invés de correia dentada ? Sendo assim, realmente não se troca nada…
E essa história de lâmpada led, isso não me convence, pois vejo com frequência estas ‘abençoadas’ dando problema, e não duram esse tempo todo não ! Prova disso são as lâmpadas led usadas em iluminação residencial e pública… Estas últimas, dão um verdadeiro show ao piscarem incansavelmente, parece uma pista de dança !
Nos veículos eu percebo suas falhas quando simplesmente não funcionam mais.
Outra coisa que já deveria ter evoluidao e que não precisaria mais trocar, são as borrachas dos limpadores de parabrisa.
Ja melhorou bastante é verdade, mas ainda requer a troca.
Mas nunca que correia dentada é uma boa… Pode estourar a qualquer momento sem dar sinais de desgaste. O ideal é sempre corrente de comando.
Onde eu assino ? Ainda tem a engrenagem de comando usando em antigos Chevrolet
Na minha opinião todo carro deveria vir com corrente de comando ao invés de correia dentada. Na internet está aparecendo alguns casos de carros que usam essa correia dentada banhada em óleo e o proprietário usa óleo fora da especificação da montadora e a correia estraga antes do tempo, desfia e pode entupir o pesador de óleo.
Mas aí a causa do problema você mesmo falou. Tem gente que quer colocar óleo errado, aí nem corrente de comando aguenta!
Tem muitos proprietários de veículos tomando prejuízos por acreditar em certas recomendações. Essa conversa de não precisar fazer a troca de certos componentes só funciona para quem pode traçar de carro periodicamente, o que não é a realidade para maioria dos brasileiros.
As oficinas estão cheias de carros com motores de câmbios danificados por conta de problemas com a lubrificação.
Eu tive um Golf Flash 1.6 2006 comprado 0 km e fiquei 11 anos com ele, chegando a rodar 168 mil km. Nada de troca de óleo do câmbio. O nível foi verificado algumas vezes e sempre dentro do padrão. Por outro lado, o óleo do motor era trocado de seis em seis meses ou 10 mil km (o que ocorresse primeiro).
Pois é, você fez tudo certo e deu sorte de não ter tido problemas “… rodar 168 mil Km”.
Oficinas especializadas estão enfrentado dificuldades para atender o elevado número de proprietários que estão amargando prejuízos.
A era do carro descartável chegou para fazer a festa das montadoras.
Meu carro atual é um Honda HR-V EXL 2016 automático comprado por R$ 64 mil em outubro/2019, quando estava com 47 mil km. Hoje ele está com 83 mil km e também sem nenhuma ocorrência. Já mandei trocar o fluido de freio e o de arrefecimento. De seis em seis meses: óleo do motor, filtro de óleo, filtro da cabine, filtro de combustível, filtro de ar do motor, alinhamento e balanceamento.