7 carros elétricos para trabalhar com eficiência – opções de utilitários

Selecionamos furgões (e uma picape) de diferentes tamanhos e movidos por baterias ideais para fazer transporte de carga

fiat e scudo furgone cinza de frente em movimento
Fiat e-Scudo: opção de furgão elétrico (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 19/05/2024 às 11h03

Os carros elétricos já fazem parte da paisagem das ruas, mas não apenas para lazer. Veículos movidos a bateria também tornaram-se estratégicos para empresas e também para quem quer trabalhar. Ainda mais para profissionais do setor de encomendas e de transporte.

Separamos 7 carros elétricos para atividades comerciais. Destacamos suas autonomias e consumo por quilômetro equivalente pelos padrões do Inmetro para o PBEV, além de capacidade de carga e dimensões do compartimento para levar mercadorias.

VEJA TAMBÉM:

Veja agora 7 carros elétricos paara trabalhar.

Peugeot E-Expert

peugeot e expert traseira em movimento cidade
  • Potência e torque: 136 cv cv e 26,5 kgfm
  • Autonomia: 289 km
  • Consumo equivalente urbano: 34,4 km/le
  • Consumo equivalente rodoviário: 24,6 km/le
  • Carregamento em Wallbox: 11h (7,4 kW)
  • Carregamento rápido DC: 45 minutos (100 kW)
  • Capacidade de carga: 1.000 kg
  • Volume do compartimento de carga: 6.100 litros
  • Preço: R$ 334.990

O furgão da marca francesa oferece boa capacidade de carga e espaço no compartimento de mais de 6 m³. Além disso, as portas traseiras têm abertura 180 graus. Entre os equipamentos, central multimídia com tela de 7”, três modos de condução, controle de subida, ar-condicionado, sensores crepuscular e de chuva e câmera 180.

JAC EJV5.5

JAC E-JV 5.5 shorts portal
Foto: JAC | Divulgação
  • Potência e torque: 204 cv cv e 30,1 kgfm
  • Autonomia: 260 km
  • Consumo equivalente urbano: 38,0 km/le
  • Consumo equivalente rodoviário: 27,4 km/le
  • Carregamento em Wallbox: 6h45min (7,4 kW)
  • Carregamento rápido DC: 50 minutos (50 kW)
  • Capacidade de carga: 1.020 kg
  • Volume do compartimento de carga: 5.500 litros
  • Preço: R$ 344.900

O modelo da JAC se destaca pelo desempenho. Com baterias de 50 kWh, são mais de 200 cv de potência, o que garante força para o transporte de carga, mesmo com o furgão elétrico carregado. Na lista de itens de série, câmera de ré, central multimídia com tela de 10,25” e GPS, ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold.

Citroën ë-Jumpy

citroen e jumpy branco dianteira em garagem fecahda
  • Potência e torque: 136 cv cv e 26,5 kgfm
  • Autonomia: 289 km
  • Consumo equivalente urbano: 34,4 km/le
  • Consumo equivalente rodoviário: 24,6 km/le
  • Carregamento em Wallbox: 11h (7,4 kW)
  • Carregamento rápido DC: 45 minutos (100 kW)
  • Capacidade de carga: 1.000 kg
  • Volume do compartimento de carga: 6.100 litros
  • Preço: R$ 334.990

O Citroën ë-Jumpy foi lançado quase que simultaneamente com seu clone e-Expert. Oferece a mesma carga útil, motor elétrico e baterias do irmão gêmeo. O preço também é idêntico ao do exemplar da Peugeot, assim como a lista de itens de série.

Assista a avaliação deste modelo

BYD ET3

byd et3 branco lateral parado
  • Potência e torque: 109 cv cv e 18,3 kgfm
  • Autonomia: 170 km
  • Consumo equivalente urbano: 30,7 km/le
  • Consumo equivalente rodoviário: 26,3 km/le
  • Carregamento em Wallbox: NI
  • Carregamento rápido DC: 30 minutos (30 kW)
  • Capacidade de carga: 720 kg
  • Volume do compartimento de carga: 3.300 litros
  • Preço: R$ 259.990

Mais uma opção de furgão elétrico menor bom para quem quer trabalhar com entregas na cidade. O ET3 tem porte menor que a dupla Jumpy/Expert, mas oferece bom volume no compartimento de carga e tempo de recarga interessante, graças às chamadas baterias Blade que a marca chinesa usa. No recheio, vem com o básico.

Fiat e-Scudo

fiat e scudo furgone cinza de frente em movimento
Fiat e-Scudo
  • Potência e torque: 136 cv cv e 26,5 kgfm
  • Autonomia: 289 km
  • Consumo equivalente urbano: 34,4 km/le
  • Consumo equivalente rodoviário: 24,6 km/le
  • Carregamento em Wallbox: 11h (7,4 kW)
  • Carregamento rápido DC: 45 minutos (100 kW)
  • Capacidade de carga: 1.000 kg
  • Volume do compartimento de carga: 6.100 litros
  • Preço: R$ 334.990

O Foat Scudo é a variante italiana do Peugeot Expert e do Citroën Jumpy que você já conferiu. Ele segue as mesmas configurações de motor, autonomia, carregamento e capacidades dos seus pares. As similaridades também se dão no preço e equipamentos. A grande diferença é o tamanho da rede Fiat, com mais de 500 concessionárias.

Renault Kangoo E-Tech

renault kangoo e tech frente em movimento cidade
Kangoo E-Tech 100% elétrico. Foto: Marcelo Machado de Melo / La Imagem / Renault
  • Potência e torque: 120 cv e 25 kgfm
  • Autonomia: 185 km
  • Consumo equivalente urbano: 37,5 km/le
  • Consumo equivalente rodoviário: 30,3 km/le
  • Carregamento em Wallbox: 5h (7,4 kW)
  • Carregamento rápido DC: 30 minutos (80 kW)
  • Capacidade de carga: 800 kg
  • Volume do compartimento de carga: 4.300 litros
  • Preço: R$ 292.690

A simpática multivan do passado virou um furgão funcional e elétrico. O Kangoo é uma alternativa para quem não quer furgões maiores para fazer entregas em perímetro urbano. Tem alcance razoável para a cidade, carga útil interessante e um compartimento com volume bastante amplo.

Entre os equipamentos, o Kangoo elétrico vem de ar-condicionado automático, câmera de estacionamento, quatro airbags, central multimídia Easy Link com tela de 8’’ e conexão com Apple CarPlay e Android Auto, suporte para celular, sensor de chuva e crepuscular, monitoramento dos pneus e tomada 12V no compartimento de carga.

JAC iEV-330P

picape eletrica jac iev 330p 2020 21
  • Potência e torque: 204 cv cv e 30,1 kgfm
  • Autonomia: 226 km
  • Consumo equivalente urbano: 29,2 km/le
  • Consumo equivalente rodoviário: 25,1 km/le
  • Carregamento em Wallbox: 8h50min (7,4 kW)
  • Carregamento rápido DC: 1h20min (40 kW)
  • Capacidade de carga: 800 kg
  • Volume do compartimento de carga: 1.500 litros
  • Preço: R$ 354.900

A primeira picape média elétrica vendida no Brasil também pode ser um carro bom para quem quer trabalhar. A caçamba da iEV-330P tem bom espaço e comporta 1.500 litros de volume, e ainda tem-se uma cabine dupla com bom espaço para as horas de lazer. Só é tímida em equipamentos. Câmera de ré, ar, trio, airbag duplo são alguns dos itens básicos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário