7 lançamentos de carros adiados ou ameaçados pelo Covid19 em 2020
Fabricantes já oficializaram o atraso de alguns modelos e avaliam o avanço da pandemia para decidir se outros veículos também serão afetados
Fabricantes já oficializaram o atraso de alguns modelos e avaliam o avanço da pandemia para decidir se outros veículos também serão afetados
A pandemia provocada pelo coronavírus atingiu em cheio o setor de veículos. Com fábricas paradas no mundo inteiro e consumidores isolados socialmente em suas casas, os fabricantes não tiveram outra solução senão adiar os lançamentos de carros previstos para o primeiro semestre de 2020.
Fizemos um listão com os principais modelos afetados. Alguns deles vão inevitavelmente atrasar: os fabricantes, inclusive, já confirmaram a postergação. Outros estão seriamente ameaçados, mas a indústria ainda aguarda para definir se será ou não preciso marcar uma nova data de chegada. Confira qual é a situação de cada um deles.
VEJA TAMBÉM:
A Strada até chegou a ser apresentada para parte da imprensa automotiva. Porém, a chegada aos concessionários, que já deveria ter acontecido, precisou ser adiada. Boris Feldman, inclusive, já dirigiu a picape: assista ao vídeo!
Ainda não há uma definição da Fiat sobre o novo prazo de chegada da picape, mas informações extra oficiais apontam que, se tudo der certo, as vendas devem começar em julho. Vale lembrar que, devido à enorme participação no mercado, a nova geração da Strada é um dos principais lançamentos de carros em 2020.
O novo 208 é visto pela Peugeot como um divisor de águas. A marca francesa aposta todas as fichas no hatch para voltar a crescer no mercado brasileiro. Na Europa, ele agradou tanto que foi eleito Carro do Ano 2020 por lá. Do lado de cá do Atlântico, o modelo terá que esperar mais um pouco para mostrar se corresponderá a todas essas expectativas.
A apresentação do 208, que estava prevista para abril, já ficou para depois. Inclusive, a fábrica do Grupo PSA em El Palomar, na Argentina, responsável pela produção do modelo, teve os trabalhos paralisados em função da pandemia. Ainda não há uma nova data, mas, assim como ocorre com lançamentos de outras marcas, a nova linha de carros hatch da Peugeot deve ficar para o segundo semestre de 2020.
Uma reestilização frontal vai marcar a chegada da linha 2021 do Equinox. Porém, ninguém sabe ao certo quando isso vai ocorrer. Nos Estados Unidos, o lançamento, que deveria ocorrer em meados do ano, já foi adiado. Para o Brasil, as previsões também não são animadoras, uma vez que a fábrica de San Luis Potosi, no México, que abastece a América do Sul, está com as atividades suspensas.
É verdade que a chegada do Equinox reestilizado no mercado brasileiro não era iminente: ele só chegaria no segundo semestre, pois ainda há muitas unidades do modelo atual em estoque. O problema é que, com o mercado estagnado e fábricas paralisadas, a situação fica ainda mais desfavorável. Com sorte, o SUV pode desembarcar por aqui no último bimestre e ainda figurar entre os lançamentos de carros de 2020. Mas pode ser que ele fique para o ano que vem.
Nem tudo está perdido para a nova geração do Versa: a Nissan ainda aguarda para decidir se será ou não necessário adiar a estreia, prevista para junho. Mas a conjuntura não é nem um pouco favorável para o sedã. Afinal, a pandemia ainda está em ascensão no Brasil, enquanto no México, a fábrica que o produz, em Aguascalientes, está de portas fechadas.
Com a missão de concorrer com carros como Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus, o Versa é a principal dos lançamentos da Nissan para o Brasil em 2020. Ele parece ter bons atributos para encarar os rivais: totalmente reprojetado, o sedã ficou maior e passou a exibir desenho mais arrojado. Porém, esse embate tem grandes chances de acontecer somente no segundo semestre.
Conforme o colunista Fernando Calmon revelou, a Volkswagen, por enquanto, mantém o cronograma de lançamento do Nivus para junho. Contudo, a situação do país ainda é imprevisível, e o planejamento da marca alemã depende de um cenário favorável. Caso a disseminação do coronavírus não seja controlada, o SUV terá que esperar pelo segundo semestre.
O Nivus é um dos automóveis mais aguardados do ano. Baseado no Polo, mas menor que o T-Cross, ele será o SUV mais acessível da Volkswagen. O destaque do design é o vidro traseiro inclinado, para dar a sensação de esportividade. O modelo faz parte de um plano de lançamentos global da Volkswagen, que pretende ter mais carros no segmento de carros que mais cresce no mundo: o de SUVs.
Atualmente, existe apenas um sedã na gama da Caoa Chery: o Arrizo 5. Desde o ano passado, a empresa já havia anunciado que passaria a ofertar também o Arrizo 6. Maior e mais sofisticado, o modelo tem como alvos Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta. Mas a data de chegada passa por incertezas.
Por um lado, a situação da China já melhorou consideravelmente. Por lá, a pandemia já foi controlada e as atividades industriais estão sendo retomadas. Porém, por outro, a pandemia ainda está em fase de crescimento no território nacional. A tarefa de lançar o Arrizo 6 em maio, como era pretendido inicialmente, representa um grande desafio para a Caoa Chery.
Sim, dois carros da Caoa Chery estão com os lançamentos ameaçados pelo coronavírus em 2020. Além do sedã Arrizo 6, o SUV Tiggo 8 pode demorar um pouco mais que o esperado. Prevista para junho, a estreia do modelo depende de um esmorecimento da pandemia para ocorrer no prazo previsto.
Com sete lugares e acabamento mais sofisticado, o Tiggo 8 será o maior e mais caro produto da Caoa Chery no Brasil. Montado em Anápolis (GO), o SUV tem função estratégica para a marca, que vem apostando em veículos de faixas de preço superiores nos últimos tempos.
Fotos Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A Nissan enrolou e enrolou agora esperar pra ver
Quer se arrepender depois da compra? compre o Nissan!!!
Eu tive dois versa SL são ótimos, silênciosos, confortáveis, motor 1.6 muito econômico, só que são muito feios, espero que o modelo 2020 venha reestilizado e mais bonito, estou esperando a chegada dele.