9 carros eletrificados pelo preço dos Fiat híbridos T200
Modelos da Stellantis usam sistema híbrido leve, mas você pode levar opções com mesmo tipo de conjunto, e até melhores, entre seminovos e usados
Modelos da Stellantis usam sistema híbrido leve, mas você pode levar opções com mesmo tipo de conjunto, e até melhores, entre seminovos e usados
A Stellantis usou toda pompa e circunstância para mostrar seus primeiros carros nacionais eletrificados. Mas lembre-se que os Fiat Pulse e Fastback com motores T200 são os chamados híbridos leves.
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Ou seja, um motor elétrico de 12V funciona como gerador e não traciona as rodas. Pelo mesmo preço dos Fiat eletrificados T200 você encontra outros carros híbridos no mercado de usados, alguns com sistemas até melhores.
Separamos 10 carros eletrificados pelo mesmo preço dos Fiat híbridos T200. São veículos com até cinco anos de uso e preços entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, apurados na primeira quinzena de novembro de 2024.
A atual geração do sedã médio foi lançada em 2019 com o primeiro conjunto híbrido flex do mundo. No caso, o sistema é do tipo pleno, ou seja, traciona as rodas, mesmo que a autonomia do motor elétrico seja baixa – cerca de 2 km.
A vantagem do Corolla está no conforto. É um dos carros eletrificados que custam o mesmo que os Fiat híbridos T200 e oferecem mais espaço interno.
Também agrada nos equipamentos, especialmente a opção Altis no pacote ADAS. Tem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, e alertas de colisão, de ponto cego e de saída de faixa.
Ainda recebe 7 airbags, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico, central multimídia com tela de 10” e ar automático. O consumo na cidade fica em 10,9 km/l com etanol e em 16,3 km/l, com gasolina.
O primeiro SUV compacto e híbrido da marca coreana no Brasil chegou com conjunto bem interessante. O motor Kappa turbo trabalha com uma bateria de bons 48V e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Desta forma, o Stonic se apresenta como um dos carros eletrificados indicados aqui e que tem basicamente o mesmo preço que os Fiat híbrido T200 com consumo atraente. As médias ficam em 13,7 km/l na cidade e em 13,8 km/l, no ciclo rodoviário.
A lista de itens de segurança – além dos obrigatórios – inclui seis airbags, câmera e sensor de ré e assistente à partida em rampa. Ar automático, retrovisores com aquecimento e rebatíveis eletricamente e central multimídia com display de 8 polegadas também estão entre os itens.
O SUV compacto é um dos mais vendidos da marca. E também um dos carros eletrificados bons para se considerar pelo mesmo preço dos novatos Fiat híbridos com propulsor T200.
O Tiggo 5x usa motor elétrico em um sistema chamado pela fabricante de BSG, com 48V. O motor de combustão é turbo flex e o câmbio é do tipo CVT com nove marchas virtuais.
O consumo combinado é de 11,5 km/l com etanol e 16,1 km/l, com gasolina. É um dos mais equipados desta lista, com ar dual zone com saídas para o banco traseiro, banco do motorista com ajustes elétricos, câmeras 360 e de ré e chave presencial.
A lista ainda oferece central multimídia com tela de 10 polegadas, carregador de celular por indução e quadro de instrumentos eletrônico em tela de 7”.
Tem luxo nas dicas de carros eletrificados pelo mesmo preço dos híbridos da Fiat. O SUV da marca premium da Toyota oferece acabamento sofisticado, design diferentão e um sistema híbrido convencional com motor de combustão com injeção direta aliado a um elétrico de mais de 100 cv.
Até R$ 150 mil é possível pegar um usado ano 2019 na versão intermediária Luxury. Esta é recheada com seis airbags, câmera de ré, ar automático bizona, couro, chave presencial, bancos dianteiros elétricos com refrigeração e aquecimento e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
A central multimídia tem tela de 10,3” e integra TV digital, GPS nativo, DVD player e sistema de som com oito alto-falantes. Ainda há carregador de smartphone sem fio.
O consumo do crossover híbrido da Lexus fica em 19,7 km/l na cidade. Na estrada, 16,1 km/l, e no combinado, 17,9 km/l. Com isso, a autonomia rodoviária pode chegar a 692 km.
Em 2023, ainda dona dos importados da marca coreana, a Caoa começou a trazer o Kona híbrido – primeiramente como carro por assinatura, depois oferecido no varejo. É um dos carros híbridos mais econômicos, o que o torna opção bastante sedutora de usados pelo mesmo preço dos Fiat eletrificados.
Com motor turbo, auxiliado por outro elétrico e câmbio de dupla embreagem, o Kona Hybrid alcança médias de 19,6 km/l na cidade e de 17,4 km/l, na estrada. Foi, inclusive, nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Câmera de ré e head-up display fazem parte do pacote de segurança do híbrido. Ar automático, freio de estacionamento elétrico, multimídia com tela de 10,2”, painel de instrumentos digital, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, chave presencial e carregador de celular por indução fecham o pacote.
A atual geração do RAV4 foi lançada no Brasil em 2019 apenas em opção híbrida. E com um robusto conjunto que inclui motor a gasolina e dois motores elétricos no eixo dianteiro.
Tem uma terceira unidade elétrica no eixo traseiro, que adiciona 54 cv quando a tração integral sob demanda é acionada. A Toyota fala em autonomia de quase 1.000 km para o SUV eletrificado.
Desde a versão S, o RAV é equipado com sete airbags, faróis de LEDs com regulagem de altura, couro, bancos dianteiros com ventilação – e o do motorista com ajustes elétricos -, multimídia com tela de 7″, chave presencial e ar automático dual zone com saídas para os bancos traseiros.
Em sua segunda geração o sedã médio grande manteve a versão híbrida, porém com baterias de lítio mais leves e com maior capacidade. Desta forma, a Ford diz que o Fusion é capaz de rodar até 100 km apenas em modo elétrico.
O motor de combustão é o conhecido Duratec e o câmbio automático, do tipo CVT – sem situações de marchas. O consumo urbano chega a 16,8 km/l. Na estrada, as médias são de 15,1 km/l.
O Fusion se destaca pelo espaço interno e recheio para ser uma boa opção pelo mesmo preço dos carros híbridos da Fiat. Além de oito airbags, oferece itens de auxílio à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, sistema de estacionamento automático, alertas de permanência em faixa, de colisão e de tráfego cruzado, e sensor de ponto cego.
Central Sync com tela de 8”, instrumentos configuráveis, ar-condicionado automático bizona, banco do motorista elétrico, câmera de ré, teto solar e tomada 110 V completam a generosa lista.
O SUV usa a mesma plataforma e conjunto híbrido do Corolla sedã, apesar de ser menos espaçoso e ter acabamento inferior ao do irmão.
As médias de consumo com gasolina apontam 17,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada). Com etanol, 11,8 km/l no ciclo urbano e 9,7 km/l, no rodoviário. A lista de equipamentos é parecida com a do Corolla Hybrid.
Misto de hatch parrudo, SUV e cupê, o Ioniq foi outro que começou no serviço de assinatura da Caoa. Usa o mesmo conjunto hibrido bastante eficiente do Kona sobre o qual já falamos aqui.
A relação de equipamentos traz alerta de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisor eletrocrômico, quadro de instrumentos eletrônico e central multimídia com tela de 10,2”. Tem ainda ar automático com duas zonas independentes, retrovisores rebatíveis eletricamente e bancos de couro.
O consumo fica um pouco abaixo das médias do Kona. Mas é um dos melhores da lista de carros eletrificados pelo preco dos Fiat híbridos. No ciclo urbano, 18,9 km/l, e na estrada, 18,6 km/l.
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Tenho uma pergunta ao Boris, fora deste assunto.
Se ele recomenda usar gasolina comum no lugar da aditivada, qual a proporção que devo usar no tanque?
Seria interessante também, ele citar algumas marcas de aditivos.
Um veiculo só deve ser considerado hibrido, se for tracionado (parcial ou totalmente) pelo sistema elétrico.
Não é o caso dos “híbridos leves”, que deveriam ser designados apenas como veiculos ‘com auxílio eletrico’.
Já não bastasse o mercado estar inundado por hatches rotulados como “Suvs”. Agora completa-se o carnaval vendendo-se “hibridos” que, na pratica, são veiculos tracionados somente pelo sistema a combustão.