Confira 9 carros legais, mas que todo mundo odeia
Relembre nove automóveis que são bons, mas com os quais o público tem evidente má vontade e os haters não perdoam
Relembre nove automóveis que são bons, mas com os quais o público tem evidente má vontade e os haters não perdoam
Existem automóveis que parecem amaldiçoados. São carros até com qualidades, mas que ou todo mundo odeia de forma gratuita, ou torna-se um fracasso em vendas – ou o pior: acontece os dois.
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Separamos 10 exemplos de carros que todo mundo odeia e que são alvo preferencial de haters e críticos de plantão. Concorda que eles são maltratados exageradamente? Sentiu falta de algum? Deixe sua opinião nos comentários – sem odiar o autor da matéria por favor.
A Peugeot até deu motivos para o hatch ser um dos carros que todo mundo odeia. Em vez de aproveitar o sucesso do 206 e fazer o seu sucessor aqui, a fabricante francesa resolveu fazer uma adaptação à brasileira. Em 2008, aproveitou a plataforma do 206 e tascou uma casca de 207 europeu.
Muita gente e a imprensa viram isso como uma “gambiarra” e caíram de pau em cima de um automóvel que trazia as mesmas qualidades do antigo hatch. A solução à brasileira da Peugeot, chamada até hoje de 206,5, refletiu na imagem da marca nas vendas da empresa na categoria de compactos, que ainda tenta viver dias melhores até hoje.
Em 2011, a Renault substituiu o Mégane pelo Fluence. Não que o sedã médio francês anterior tivesse sido um sucesso, pelo contrário, mas a má vontade com o novo três-volumes derivado do sul-coreano Samsung S5 foi notória e o modelo logo virou um daqueles carros que todo mundo odeia injustamente.
Isso porque o Fluence oferece conforto no rodar e bom espaço interno. Além disso, usa motores conhecidos e com bom desempenho. Claro que nunca foi páreo para um segmento dominado pela dupla Corolla e Civic, porém, está longe de ser uma bomba ou um veículo ruim.
Outro que pagou o pato pelo posicionamento no mercado. O Linea foi lançado no Brasil em 2008 em mais uma tentativa da Fiat de emplacar um carro no segmento de sedãs médios. Acontece que o modelo era derivado do Punto, ou seja, um compacto – ao contrário de veículos como Tempra e Marea.
Disputaria numa boa espaço com rivais como Honda City e Volkswagen Polo Sedan, mas a Fiat insistiu em querer fazê-lo concorrente de Corolla e Civic. A “petulância” da marca fez o carro cair em desgraça, ainda mais que o Linea usava um controverso motor 1.9 e oferecia caixa automatizada Dualogic em vez de uma transmissão automática convencional.
O Etios foi um dos carros mais odiados de todos os tempos. Isso antes mesmo de ser lançado, em 2012, quando um grupo de jornalistas teve um primeiro contato com o carro e descascou o compacto de origem indiana pelo acabamento interno e design. Ao chegar ao mercado, a rejeição quanto ao estilo foi evidente.
Uma pena porque, apesar de não parecer um Toyota no que salta aos olhos, o Etios carrega a boa qualidade mecânica da marca japonesa. Tanto que, passado o “impacto” da estreia, sempre vendeu tudo que produzia em Sorocaba (SP), até ser tirado de linha, em 2022.
Se alguém sofreu com posicionamento foi o up!. Lançado em 2013 no Brasil, o subcompacto chegou com uma plataforma moderna, motor de três cilindros eficiente, mecânica apurada alemã e altos níveis de segurança. Mas nem isso o salvou de ser um dos carros que todo mundo odeia.
Isso porque era um projeto caro e a Volkswagen o posicionou inicialmente muito próximo ao Gol. Depois, o up! ainda passou o veterano hatch na tabela. Para um mercado que compra carro a metro, foi a senha para as vendas minguarem ano a ano. Saiu de linha em 2021.
O Renegade vende bem até hoje, mas nos primeiros anos de mercado foi o mais emplacado da categoria por muitos períodos. Só que mesmo com 90% das vendas do SUV compacto serem da versão 1.8, o que não falta é gente que odeia a opção flex aspirada do jipinho produzido em Goiana (PE).
Ok, o propulsor E.torQ é beberrão, áspero e se faz ouvir na cabine do utilitário. Mesmo assim, falar que não sobe nem meio fio soa exagerado. O carro anda bem. Fato que era covardia quando comparado às antigas versões turbodiesel. De qualquer maneira, a Jeep optou por tirar os dois de linha e usar apenas o 1.3 turboflex.
Na remodelação da linha HB20, em 2019 – que a Hyundai considera uma nova geração -, a montadora sul-coreana resolveu ousar. Ousou demais no visual, porque hatch e sedã adotaram uma frente que foi logo apelidada de “cara de bagre” e tornou-se um dos carros que todo mundo odeia.
Isso não abalou comercialmente a gama compacta da Hyundai, Continuou entre os carros mais vendidos do país, graças às virtudes mecânicas, diversidade de versões e pós-venda com boa reputação. Até hoje, contudo, o HB bagre – que já mudou – ainda recebe suas alfinetadas.
Nem o fato de ser ainda a única minivan feita no Brasil poupa a Spin de críticas maldosas e de ser um dos carros que todo mundo odeia. No entanto, trata-se de um dos modelos mais versáteis do mercado, equipado com motor conhecido e de manutenção simples e ainda com opção de 7 lugares.
Tanto que é o carro queridinho dos taxistas – tudo bem que eles vivem se lamentando de saudades da Zafira e Meriva. Noves fora isso, não faltam piadinhas para cima da Spin, em especial pelo design com as comparações inevitáveis com as capivaras.
O Ford Focus sempre foi cultuado. Mas só o hatch. A configuração sedã sempre sofreu muitas críticas. Não pela dinâmica ou pela mecânica, cheia de qualidades como o irmão menor. Muito pelo fato de as variantes três-volumes serem um tanto “sem graça” no design traseiro.
Ainda mais na última geração do modelo da marca estadunidense, que teve a marra de usar o sobrenome Fastback e ainda insistiu em brigar com aquela dupla indigesta no mercado, Corolla e Civic. O carro vendeu muito menos que o hatch – que já não foi bem nesta última fase.
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Bom dia meus caros. tenho um citroen aircross live 2019, 1.6 automático. gosto do carro, mais já sinto as dificuldades de reposição de peças. recentimente tive que trocar as molas e os amortecedores dianteiros e não foi facil encontrar. tenho vontade de vende-lo. gostaria da opinião dos nossos leitores.
Como assim “todo o mundo odeia”??? “Todo o mundo” quem??? E simplesmente “odeia”???
Uma coisa é não ser unanimidade, ou pecar em algum quesito, ou não ter um pós-venda satisfatório. Mas “todo o mundo odiar” também não, né???
Tenho um Etios sedan, o meu segundo, um dos “odiados” dessa lista. Carro excelente, só tem qualidades! É pra quem quer um carro de verdade, e não pra quem quer desfilar.
Tente achar um em lojas de usados, vai ter que andar muito!
Tenho uma Peugeot 207 SW Automática 2008/2009. Minha mãe comprou como PCD (foi o primeiro carro que ela comprou assim) e está na família desde então. Ok, o câmbio AL4 não é um primor (dá alguns trancos), o motor 1.6 com esse câmbio fica bem beberrão mas a dinâmica dela é uma delícia. Adoro viajar com ela pois a estabilidade é muito boa. Ainda penso em fazer um projeto nela talvez colocando o THP 1.6 com câmbio automático de 6 marchas… Ah, sim, apesar do ano ela está com apenas 115.000 km.
Tá aí um carro sedan que eu acho bonito de frente ao fundo é o Ford Focus sedan
Tenho um Etios 1,3-l, ano modelo 19/20 que é muito legal. Seu motor casou muito bem com o câmbio manual de 6 marchas.
Cinco anos completados em julho, média entre 14, 15 litros por quilômetro na cidade e zero de manutenção.
O carrinho é tão bom, que pretendo ficar com ele mais uns cinco anos.
Tem mais, ele é completo no “jogo de letrinhas”.
Fernando, fica tranqüilo: vc “pegou leve”.
Eu, como ex-proprietário de uma Zafira, posso dizer: a Spin não ‘tá com nada !