Confira 9 carros legais, mas que todo mundo odeia

Relembre nove automóveis que são bons, mas com os quais o público tem evidente má vontade e os haters não perdoam

chevrolet spin ltz
Chevrolet Spin é prático, econômico, mas tem uma legião de haters que adoram criticá-lo (Foto: GM | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 18/09/2024 às 08h00

Existem automóveis que parecem amaldiçoados. São carros até com qualidades, mas que ou todo mundo odeia de forma gratuita, ou torna-se um fracasso em vendas – ou o pior: acontece os dois.

VEJA TAMBÉM:

Separamos 10 exemplos de carros que todo mundo odeia e que são alvo preferencial de haters e críticos de plantão. Concorda que eles são maltratados exageradamente? Sentiu falta de algum? Deixe sua opinião nos comentários – sem odiar o autor da matéria por favor.

1. Peugeot 207

peugeot 207 cinza prado frente
Bem diferente do 207 europeu, o nacional era um 206 de cara espichada e isso deixou muita gente nervosa (Foto: Peugeot | Divulgação)

A Peugeot até deu motivos para o hatch ser um dos carros que todo mundo odeia. Em vez de aproveitar o sucesso do 206 e fazer o seu sucessor aqui, a fabricante francesa resolveu fazer uma adaptação à brasileira. Em 2008, aproveitou a plataforma do 206 e tascou uma casca de 207 europeu.

Muita gente e a imprensa viram isso como uma “gambiarra” e caíram de pau em cima de um automóvel que trazia as mesmas qualidades do antigo hatch. A solução à brasileira da Peugeot, chamada até hoje de 206,5, refletiu na imagem da marca nas vendas da empresa na categoria de compactos, que ainda tenta viver dias melhores até hoje.

2. Renault Fluence

1950 novorenault fluence2015
A bronca com o Fluence é quase inexplicável, uma vez que ele era praticamente o Megane (Foto: Renault | Divulgação)

Em 2011, a Renault substituiu o Mégane pelo Fluence. Não que o sedã médio francês anterior tivesse sido um sucesso, pelo contrário, mas a má vontade com o novo três-volumes derivado do sul-coreano Samsung S5 foi notória e o modelo logo virou um daqueles carros que todo mundo odeia injustamente.

Isso porque o Fluence oferece conforto no rodar e bom espaço interno. Além disso, usa motores conhecidos e com bom desempenho. Claro que nunca foi páreo para um segmento dominado pela dupla Corolla e Civic, porém, está longe de ser uma bomba ou um veículo ruim.

3. Fiat Linea

fiat linea t jet preto frente parado em local aberto
O pecado da Fiat foi ter bancado a ideia de que o Linea era um médio como Marea, sendo que na verdade era um compacto  (Foto: Fiat | Divulgação)

Outro que pagou o pato pelo posicionamento no mercado. O Linea foi lançado no Brasil em 2008 em mais uma tentativa da Fiat de emplacar um carro no segmento de sedãs médios. Acontece que o modelo era derivado do Punto, ou seja, um compacto – ao contrário de veículos como Tempra e Marea.

Disputaria numa boa espaço com rivais como Honda City e Volkswagen Polo Sedan, mas a Fiat insistiu em querer fazê-lo concorrente de Corolla e Civic. A “petulância” da marca fez o carro cair em desgraça, ainda mais que o Linea usava um controverso motor 1.9 e oferecia caixa automatizada Dualogic em vez de uma transmissão automática convencional.

4. Toyota Etios

etios
O Etios era um carro com ótimas virtudes, mas pecava no estilo e na simplicidade que pouco lembravam um Corolla (Foto: Toyota | Divulgação)

O Etios foi um dos carros mais odiados de todos os tempos. Isso antes mesmo de ser lançado, em 2012, quando um grupo de jornalistas teve um primeiro contato com o carro e descascou o compacto de origem indiana pelo acabamento interno e design. Ao chegar ao mercado, a rejeição quanto ao estilo foi evidente.

Uma pena porque, apesar de não parecer um Toyota no que salta aos olhos, o Etios carrega a boa qualidade mecânica da marca japonesa. Tanto que, passado o “impacto” da estreia, sempre vendeu tudo que produzia em Sorocaba (SP), até ser tirado de linha, em 2022.

5. Volkswagen up!

VW up! 2020
O up! foi um dos carros mais legais da década passada, mas a Volks errou na mão ao elevar demais o preço do “pote de sorvete” (Foto: VW | Divulgação)

Se alguém sofreu com posicionamento foi o up!. Lançado em 2013 no Brasil, o subcompacto chegou com uma plataforma moderna, motor de três cilindros eficiente, mecânica apurada alemã e altos níveis de segurança. Mas nem isso o salvou de ser um dos carros que todo mundo odeia.

Isso porque era um projeto caro e a Volkswagen o posicionou inicialmente muito próximo ao Gol. Depois, o up! ainda passou o veterano hatch na tabela. Para um mercado que compra carro a metro, foi a senha para as vendas minguarem ano a ano. Saiu de linha em 2021.

6. Jeep Renegade 1.8

renegade banguela aclive
A turma pegou ranço do Renegade com motor 1.8 devido ao consumo elevado (Foto: Jeep | Divulgação)

O Renegade vende bem até hoje, mas nos primeiros anos de mercado foi o mais emplacado da categoria por muitos períodos. Só que mesmo com 90% das vendas do SUV compacto serem da versão 1.8, o que não falta é gente que odeia a opção flex aspirada do jipinho produzido em Goiana (PE).

Ok, o propulsor E.torQ é beberrão, áspero e se faz ouvir na cabine do utilitário. Mesmo assim, falar que não sobe nem meio fio soa exagerado. O carro anda bem. Fato que era covardia quando comparado às antigas versões turbodiesel. De qualquer maneira, a Jeep optou por tirar os dois de linha e usar apenas o 1.3 turboflex.

7. Hyundai HB20 “bagre”

050220221644070138hb20 sense 1 ms qtewqzxacy
A Hyundai atualizou o HB20 em 2019, mas exagerou no estilo que logo foi condenado pelo público, mas mesmo assim é um dos mais vendidos do país (Foto: Hyundai | Divulgação)

Na remodelação da linha HB20, em 2019 – que a Hyundai considera uma nova geração -, a montadora sul-coreana resolveu ousar. Ousou demais no visual, porque hatch e sedã adotaram uma frente que foi logo apelidada de “cara de bagre” e tornou-se um dos carros que todo mundo odeia.

Isso não abalou comercialmente a gama compacta da Hyundai, Continuou entre os carros mais vendidos do país, graças às virtudes mecânicas, diversidade de versões e pós-venda com boa reputação. Até hoje, contudo, o HB bagre – que já mudou – ainda recebe suas alfinetadas.

8. Chevrolet Spin

chevrolet spin 2023 cinza vista do alto carro de sete lugares
O Spin está no mercado há 12 anos, nunca foi um exemplo de sexy appeal, mas agrada pela versatilidade, mas mesmo assim tem seus detratores (Foto: GM | Divulgação)

Nem o fato de ser ainda a única minivan feita no Brasil poupa a Spin de críticas maldosas e de ser um dos carros que todo mundo odeia. No entanto, trata-se de um dos modelos mais versáteis do mercado, equipado com motor conhecido e de manutenção simples e ainda com opção de 7 lugares.

Tanto que é o carro queridinho dos taxistas – tudo bem que eles vivem se lamentando de saudades da Zafira e Meriva. Noves fora isso, não faltam piadinhas para cima da Spin, em especial pelo design com as comparações inevitáveis com as capivaras.

9. Ford Focus Fastback

ford focus fastback titanium plus
A Ford adicionou o sobrenome Fastback no Focus sedã, mas visualmente não trazia nenhum apelo visual, e a galera não perdoou (Foto: Ford | Divulgação)

O Ford Focus sempre foi cultuado. Mas só o hatch. A configuração sedã sempre sofreu muitas críticas. Não pela dinâmica ou pela mecânica, cheia de qualidades como o irmão menor. Muito pelo fato de as variantes três-volumes serem um tanto “sem graça” no design traseiro.

Ainda mais na última geração do modelo da marca estadunidense, que teve a marra de usar o sobrenome Fastback e ainda insistiu em brigar com aquela dupla indigesta no mercado, Corolla e Civic. O carro vendeu muito menos que o hatch – que já não foi bem nesta última fase.

9 carros legais, mas que todo mundo odeia

  1. Peugeot 207
  2. Renault Fluence
  3. Fiat Linea
  4. Toyota Etios
  5. Volkswagen up!
  6. Jeep Renegade 1.8
  7. Hyundai HB20 “bagre”
  8. Chevrolet Spin
  9. Ford Focus Fastback
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Arlisson 1 de outubro de 2024

Bom dia meus caros. tenho um citroen aircross live 2019, 1.6 automático. gosto do carro, mais já sinto as dificuldades de reposição de peças. recentimente tive que trocar as molas e os amortecedores dianteiros e não foi facil encontrar. tenho vontade de vende-lo. gostaria da opinião dos nossos leitores.

Avatar
Santiago 18 de setembro de 2024

Como assim “todo o mundo odeia”??? “Todo o mundo” quem??? E simplesmente “odeia”???
Uma coisa é não ser unanimidade, ou pecar em algum quesito, ou não ter um pós-venda satisfatório. Mas “todo o mundo odiar” também não, né???
Tenho um Etios sedan, o meu segundo, um dos “odiados” dessa lista. Carro excelente, só tem qualidades! É pra quem quer um carro de verdade, e não pra quem quer desfilar.
Tente achar um em lojas de usados, vai ter que andar muito!

Avatar
millemiglia 18 de setembro de 2024

Tenho uma Peugeot 207 SW Automática 2008/2009. Minha mãe comprou como PCD (foi o primeiro carro que ela comprou assim) e está na família desde então. Ok, o câmbio AL4 não é um primor (dá alguns trancos), o motor 1.6 com esse câmbio fica bem beberrão mas a dinâmica dela é uma delícia. Adoro viajar com ela pois a estabilidade é muito boa. Ainda penso em fazer um projeto nela talvez colocando o THP 1.6 com câmbio automático de 6 marchas… Ah, sim, apesar do ano ela está com apenas 115.000 km.

Avatar
Izael dos Santos 18 de setembro de 2024

Tá aí um carro sedan que eu acho bonito de frente ao fundo é o Ford Focus sedan

Avatar
Etios 2020 18 de setembro de 2024

Tenho um Etios 1,3-l, ano modelo 19/20 que é muito legal. Seu motor casou muito bem com o câmbio manual de 6 marchas.
Cinco anos completados em julho, média entre 14, 15 litros por quilômetro na cidade e zero de manutenção.
O carrinho é tão bom, que pretendo ficar com ele mais uns cinco anos.
Tem mais, ele é completo no “jogo de letrinhas”.

Avatar
RuyJr 18 de setembro de 2024

Fernando, fica tranqüilo: vc “pegou leve”.

Eu, como ex-proprietário de uma Zafira, posso dizer: a Spin não ‘tá com nada !

Avatar
Deixe um comentário