Não é defeito: airbag abre apenas quando é necessário
É muito comum em algumas colisões frontais o airbag não abrir, pois o sistema sabe quando o impacto não é suficiente para causar ferimento grave
É muito comum em algumas colisões frontais o airbag não abrir, pois o sistema sabe quando o impacto não é suficiente para causar ferimento grave
Pois é, aí vem o motorista de um carro reclamar comigo: “eu bati o meu automóvel contra um outro na frente. Estragou o meu, danificou o outro também, e o airbag não abriu. Como assim? algum defeito?”
E a minha resposta é “Não!” Se você está reclamando comigo, eu estou te vendo aqui, se não teve o arranhão, não machucou, não teve nada, é porque não precisava mesmo do airbag e abrir, sabe porque? Ele é programado para inflar a bolsa só a partir de 40 km/h, porque até essa velocidade não há riscos de dano à sua integridade física.
VEJA TAMBÉM:
Agora, tem gente que exige ainda mais do Airbag e diz que “o meu carro capotou, rodou duas, três vezes fora da estrada e o airbag não se manifestou.”
E a resposta é mais ou menos a mesma. O airbag frontal que o seu carro deve ter, porque é obrigatório no Brasil, ele não abre quando o carro roda ou capota lateralmente. Só se ele tivesse airbags laterais de cortina, aí sim, porque se há um choque na lateral o airbag abre para proteger motorista e passageiros.
Então o airbag é um elemento de segurança essencial, mas não faz milagre!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Bom dia.
Bati meu honda fit 1.5 2007 de frente num barranco e rodei danificando lateral e traseira esquerda ao final de uma curva a 60 ou 70km/h, destruiu a frente, empenou colunas A e B seguro deu PT e, o air bag não abriu.
O pior é que o acidente 9correu pirque aparentemente a direção eletrica “não obedeceu” à correção da trajetória ao final da curva inicio de reta.