Perigo: airbag de carros Toyota podem explodir sozinhos
Toyota emite recall para 50 mil veículos com airbags Takata e alerta motoristas para não dirigir Corolla e RAV4
Toyota emite recall para 50 mil veículos com airbags Takata e alerta motoristas para não dirigir Corolla e RAV4
A Toyota emitiu um comunicado, de cunho alarmante, orientando que proprietários de seus modelos não dirijam seus carros e chamem o reboque imediatamente. O alerta é direcionado aos donos de 50 mil unidades equipadas com airbags da Takata.
VEJA TAMBÉM:
Isso porque existe o risco de o airbag estourar espontaneamente, independentemente de uma colisão frontal, como é de praxe na deflagração das bolsas. De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que é a autoridade de trânsito dos Estados Unidos, descobriu que as bolsas de modelos produzidos há cerca de 20 anos, que o gás do insuflador passou por mudanças em sua composição devido a exposição a temperaturas elevadas e umidade.
Ou seja, as bolsas podem simplesmente inflar e disparar os fragmentos contra o motorista e ocupante, com o carro em movimento. Daí o alerta da própria marca de não usar o carro em hipótese alguma e ligar imediatamente para concessionar
O novo chamamento foi emitido nos EUA e envolve modelos como o sedã Corolla (fabricado entre 2003 e 2004), assim como o hatch Corolla Matrix (2003 a 2004) e RAV4 (2004 a 2005). Ainda não se sabe se há unidades envolvidas no Brasil, no entanto há unidades do SUV que foram importados para cá no período da produção das unidades afetadas.
As bolsas defeituosas da falida fornecedora podem estilhaçar o recipiente metálico que acomoda o equipamento de segurança. Em caso de deflagração dos airbags, fragmentos são disparados contra os ocupantes, podendo gerar ferimentos e até a morte destes.
Em todo mundo, mais de 30 pessoas morreram em decorrência do impacto dos fragmentos contra seus corpos. Outras centenas se feriram com os detritos ejetados do insuflador. O caso da Takata também gerou a maior campanha de recall da história envolvendo mais de 100 milhões de veículos em todo o mundo.
A Toyota tem um grande histórico de polêmicas. Em 2010 o Ministério Público de Minas Gerais proibiu a comercialização do Corolla em Minas Gerais devido à aceleração espontânea, depois de negar a fazer o recall do modelo.
A fabricante seguiu negando que havia problema com o carro e foi convocada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor em Brasília, do Ministério da Justiça, e recebeu a seguinte orientação: “se não fizer o recall, a Toyota está proibida de vender o Corolla no país inteiro.”
Recentemente precisou suspender a produção de modelos Daihatsu, Mazda, Subaru e Toyota, no Japão, após ter sido confirmada fraude no teste de colisão de modelos, que eram enviados para os ensaios com componentes diferentes daqueles que eram equipados nos carros de produção. Inclusive, a tramoia também foi detectada no Yaris Cross, que chegará em breve ao Brasil.
Dias atrás, também foi detectado que irregularidades na certificação de motores diesel, em uma de suas fábricas no Japão. A inconformidade exigiu a suspensão de remessas de motores para modelos como Hilux e SW4.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os Air-Bags Takata equiparam carros de praticamente todas as marcas, portanto, o problema atingiu todas as marcas que usaram Air-Bags desse Fornecedor Takata.
Seja um repórter de verdade e faça uma reportagem informando todas as marcas e modelos que utilizaram esses Air-Bags, aliás, isso só demonstra a SERIEDADE da Toyota em efetuar recall para carros tão antigos!
Olá, Rodrigo. Bem-vindo ao AutoPapo, talvez você não nos conhece há muito tempo. Desde que surgiu o escândalo do airbag da Takata nos dedicamos a essa cobertura. Neste link, as matérias que já publicamos sobre o assunto: https://autopapo.uol.com.br/?s=airbag+takata#gsc.tab=0&gsc.q=airbag%20takata&gsc.page=1
Obrigado e abraço
Obrigado pelo retorno.
Como é possível perceber e como eu havia ressaltado, o problema envolve o fornecedor de Air-Bags Takata e atingiu várias marcas, afinal, o problema NÃO foi apenas com a Toyota. Atingiu VÁRIAS MARCAS que utilizaram esses Air-Bags.
Chevrolet, FIAT, VOLKSWAGEN, Honda, Toyota, Mitsubishi, São apenas algumas delas…
É muito importante que as marcas NAO fabricam todas as peças de um carro e que TODAS as marcas, muitas vezes, usam peças de um mesmo fornecedor. Por exemplo, quantos carros de quantas marcas utilizam a mesma bateria Moura ou Heliar??? Se uma bateria explodir ou der problema, quem é o culpado????
O ponto aqui é que o Auto Papo ADORA denegrir a imagem da Toyota, chega a ser nojenta a perseguição contra a Toyota.
Importante ressaltar que não tenho carros da Toyota, tenho de outras marcas mas vocês precisam rever essa postura para não perderem a credibilidade.
Jornalismo é MUITO diferente de sensacionalismo.
A atitude da Toyota em realizar recall em carros tão antigos SÓ REFORÇA o quanto a Toyota é seria e comprometida com seus clientes e isso me faz até repensar em trocar meus carros atuais de outras marcas para um Toyota.
Isto demonstra que a Toyota também não é tudo o que se falam, carro indestrutível, tem falhas também como todos as outras marcas tem, mas o pior que pouco será feito para punir os culpados.
Um sistema de airbag, independente da marca, é eficiente e seguro mesmo depois de 20 anos? Considerando que um veículo possa ficar exposto a condições climáticas adversas como frio e calor extremos será que é seguro dirigir veículos assim?
Excelente questionamento. Tenho minhas dúvidas disso.
Matéria antiga desnecessária, mas mostra que carros japoneses não são essas maravilhas conforme um famoso mecânico youtuber. Podem ser mais resistentes mas não inquebraveis e podem apresentar falhas também.
Notícia JABAtida.
É público e notório que você tem uma implicação crônica com a Toyota. Mas acho um absurdo publicar uma notícia como essa, alarmante, dando a impressão de que o fato é recente. Sensacionalista, manchete induz o leitor a entrar na mensagem, falando de coisa velha, de 20 anos, como se fosse algo ainda acontecendo. Acho que não precisa disso para atrair leitores.
Fiz essa réplica sobre a resposta dele para o meu comentário e não publicaram.
A perseguição deles contra a Toyota chega a ser nojenta, parece que recebem de alguém para fazer isso…
Entretanto, apesar de ter carros de outra marca, a atitude da Toyota em fazer recall em carros tão antigos só atesta a SERIEDADE, COMPROMISSO COM A QUALIDADE E ATENCAO com o cliente.
Outro ponto que esquecem é que a Toyota não era a fabricante desses Air-Bags… A Takata equipou Air-Bags de carros de várias marcas que enfrentaram o mesmo problema… Volkswagen, Chevrolet, Fiat, Ford, Mitsubishi, Nissan, Honda. Etc…
As pessoas precisam lembrar que as marcas, em sua maioria, trabalham com o mesmo fornecedor de peças… então, a diferença é como as marcas vão reagir.
Lembram do caso Explorer que captava e o problema era o Pneu?
Simples assim… O revoltante é ver um Jornalista ser tão tendencioso assim… isso não é jornalismo é sensacionalismo…
Ou seja, a qualidade Toyota que sempre ouvimos falar…
Os carros elétricos estão se revelando na Europa e EUA como negócios não viáveis a longo prazo. Para não perder mercado difamam a líder visando tomar a fatia de mercado.
É um jogo sujo que não dura e o tempo vai dizer isso. Carro elétrico subsidiado pelo governo além de ser covardia é desleal… Sujeira pra todo lado!!!!
Além disso a Toyota mente comprei um Corolla Cross prometeram 3 revisões grátis mas não deram bandidos essa marca do demônio não entra mais na minha garagem vendi a porcaria que tem um item de acessório Android carplay e comprei um HAVAL GEM estou muito satisfeito lá Android carplay nem acessório é
Notícia antiga, requentada, recall com registro no Denatran e associado nos sistemas informatizados. Se há algum veículo sem ter feito deve não ter realizado emplacamento anual há muitos anos.