Para que serve a alavanca do retrovisor interno? Respondemos!

Quando um carro vêm atrás com o farol alto ou desregulado, a luz é refletida pelo retrovisor e incomoda o motorista; essa simples alavanca ameniza isso

alavanca retrovisor dia noite volkswagen polo track 2023
Essa peça pequena pode te salvar de um ofuscamento (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/03/2023 às 08h02
Atualizado em 16/03/2023 às 08h49

Ser ofuscado por faróis na estrada é um grande perigo para o motorista. Em carros mais equipados, o espelho interno fotocrômico escurece e reduz esse incomodo. Mas como fica nos carros mais simples? É para isso que existe aquela alavanca no retrovisor.

Quando essa alavanca é movida, o ângulo do retrovisor muda e a luz refletida dele para de incomodar o motorista. Esse sistema era chamado antigamente de “espelho dia/noite”, quando era um opcional ou item de carros mais caros.

uso da alavanca dia noite em retrovisor interno de volkswagen polo track 2023
Note que ao mudar a posição, o reflexo fica mais escuro (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

VEJA TAMBÉM:

O nome caiu em desuso quando todos os carros passaram a trazer esse tipo de espelho com a alavanca, mas ainda é útil na hora de procurar a peça no mercado. Se o motorista não gostar de dirigir com a alavanca se destacando sob o retrovisor, ele pode comutá-la e regular a posição do espelho. Isso não muda o funcionamento.

Espelho retrovisor eletrocrômico dispensa a alavanca

Em carros compactos mais equipados e nos carros médios vêm um espelho sem a alavanca, mas que escurece quando recebe luz vinda de um carro com farol alto ou desregulado. Esse é o retrovisor eletrocrômico — ou fotocrômico.

retrovisor eletrocromico Fiat Argo
Um sensor na base detecta a luz para saber se deve escurecer o espelho ou não (Foto: Fiat | Divulgação)

Ele traz um sensor que compara a luz projetada no espelho com a ambiente. Se a diferença for grande, correntes elétricas acionam um gel eletrocrômico presente na lente, escurecendo-a e impedindo que ocorra projeção no rosto do condutor.

Por ser mais complexo e eletrônico, o espelho fotocrômico é mais caro. Em compensação, a posição do espelho não muda e isso garante uma visibilidade melhor mesmo recebendo luz forte.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Rocha 15 de março de 2023

Tinha que ter fiscalização severa do uso de luzes altas ou desreguladas! É um absurdo esse bando de imbecis que utilizam farol alto sem a menor necessidade!, ainda mais quando o “inteligente” lasca um insulfilm do mais escuro possível. Certo fez um cabra que instalou 4 faróis de milha em cima do veículo virado para trás (apesar de proibido): ai daquele que não baixar os faróis!

Avatar
jose 19 de março de 2023

aqui no rio de janeiro a fiscalização cabe ao invisivel detran e a ausente guarda municipal – terra de ninguem – o peão mete um filme escurão, não enxerga nada, e ferra com os outros

Avatar
Deixe um comentário