Para que serve a alavanca do retrovisor interno? Respondemos!
Quando um carro vêm atrás com o farol alto ou desregulado, a luz é refletida pelo retrovisor e incomoda o motorista; essa simples alavanca ameniza isso
Quando um carro vêm atrás com o farol alto ou desregulado, a luz é refletida pelo retrovisor e incomoda o motorista; essa simples alavanca ameniza isso
Ser ofuscado por faróis na estrada é um grande perigo para o motorista. Em carros mais equipados, o espelho interno fotocrômico escurece e reduz esse incomodo. Mas como fica nos carros mais simples? É para isso que existe aquela alavanca no retrovisor.
Quando essa alavanca é movida, o ângulo do retrovisor muda e a luz refletida dele para de incomodar o motorista. Esse sistema era chamado antigamente de “espelho dia/noite”, quando era um opcional ou item de carros mais caros.
VEJA TAMBÉM:
O nome caiu em desuso quando todos os carros passaram a trazer esse tipo de espelho com a alavanca, mas ainda é útil na hora de procurar a peça no mercado. Se o motorista não gostar de dirigir com a alavanca se destacando sob o retrovisor, ele pode comutá-la e regular a posição do espelho. Isso não muda o funcionamento.
Em carros compactos mais equipados e nos carros médios vêm um espelho sem a alavanca, mas que escurece quando recebe luz vinda de um carro com farol alto ou desregulado. Esse é o retrovisor eletrocrômico — ou fotocrômico.
Ele traz um sensor que compara a luz projetada no espelho com a ambiente. Se a diferença for grande, correntes elétricas acionam um gel eletrocrômico presente na lente, escurecendo-a e impedindo que ocorra projeção no rosto do condutor.
Por ser mais complexo e eletrônico, o espelho fotocrômico é mais caro. Em compensação, a posição do espelho não muda e isso garante uma visibilidade melhor mesmo recebendo luz forte.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tinha que ter fiscalização severa do uso de luzes altas ou desreguladas! É um absurdo esse bando de imbecis que utilizam farol alto sem a menor necessidade!, ainda mais quando o “inteligente” lasca um insulfilm do mais escuro possível. Certo fez um cabra que instalou 4 faróis de milha em cima do veículo virado para trás (apesar de proibido): ai daquele que não baixar os faróis!
aqui no rio de janeiro a fiscalização cabe ao invisivel detran e a ausente guarda municipal – terra de ninguem – o peão mete um filme escurão, não enxerga nada, e ferra com os outros