Conheça a peculiaridade do retrovisor externo direito

Por BORIS FELDMAN13/05/18 às 13h30

O retrovisor externo, do lado do passageiro, reflete uma distância que pode tanto ajudar o motorista durante as manobras, quanto colocar em risco a sua segurança durante uma mudança de pista.

[TRANSCRIÇÃO]

Muita gente fica encucada com o fato do espelho retrovisor externo da direita ser diferente do espelho da esquerda, o do motorista. E por que o espelho do lado do passageiro tem uma curvatura externa, ele é convexo, enquanto do motorista é plano?  Simples, esse espelho do lado direito é convexo pra aumentar a visibilidade do motorista. Sendo convexo, ele tem uma visão mais panorâmica e percebe-se melhor os veículos vindo pela direita.

Mas, é claro, que tudo tem seu preço. Se o espelho convexo melhora a visibilidade, por outro lado os automóveis que ele mostra aparecem, não só um pouco menores, porém, mais distantes do que eles estão na realidade. Ou seja, esse espelho passa uma falsa impressão, o que exige uma atenção maior do motorista. O espelho mostra um carro que ele julga estar a 30 ou 40 metros atrás do seu, porém, ele está a apenas 15 ou 20. Aliás, em alguns países o espelho convexo é obrigado a ter uma advertência gravada na sua parte inferior dizendo exatamente isso: cuidado, este espelho é convexo e os automóveis exibidos aqui estão a uma distância menor do que aparentam.

O retrovisor externo, do lado do passageiro,

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário