Na emergência, álcool da farmácia sim! Do supermercado, não!
Usar álcool doméstico é a única solução? Veja os cuidados que você deve tomar ao apelar para esse recurso emergencial
Usar álcool doméstico é a única solução? Veja os cuidados que você deve tomar ao apelar para esse recurso emergencial
Uma dúvida comum em tempos de escassez de combustível é se é possível fazer o motor funcionar emergencialmente com álcool doméstico, aquele encontrado em supermercados e farmácias. A resposta é sim e não! Como assim?
VEJA TAMBÉM:
Boris Feldman explica a questão. Assista ao vídeo:
Em caso de extrema necessidade é possível usar sim, mas o de farmácia, pois deve ser observado o grau GL, informação contida na embalagem do álcool. O diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, alerta que uma graduação de 54%GL (o de limpeza, encontrado no supermercado) não consegue ser vaporizado e dificilmente faz o motor funcionar.
O consultor técnico da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Ricardo Dilser, esclarece que o etanol vendido nas bombas já é hidratado, ou seja, já tem um percentual de água de 7%, ou seja 93°GL. O grau °GL (°Gay Lussac) indica a quantidade em mililitros de álcool absoluto contida em 100 mililitros de mistura hidro-alcoólica.
Nas farmácias, encontra-se o álcool chamado “puro”, com teor GL de 96,8. Este pode ser usado nos carros flex ou a etanol, sem problema, pois é até mais puro do que o hidratado das bombas.
O álcool doméstico mais comum, facilmente encontrado em supermercados, é o com a graduação de 54°GL. Esse não pode ser usado, pois praticamente a metade dele (46%) é composto de água (em 1 litro, 460 ml é água).
Como a graduação alcoólica delas raramente excede os 50°GL, o uso delas não é viável, assim como o do álcool gel.
Em todas as embalagens de álcool deve constar o percentual GL.
Confira antes de criar problemas no seu motor
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Usa se o álcool 92 em quê?
Excelente palavras. Bem colocadas e fáceis de entender, parabéns e que continue assim sempre.
O de 96 GL realmente serve, obviamente para uma situação emergencial, pois o mesmo possuí um custo bastante elevado, na região do Vale do Ribeira está custando 10 reais.
Coloquei álcool limpador de uso institucional será que vai ter algum problema
PATRÃO MISTURO ÁLCOOL 46º COM GASOLINA SERA QUE EU CONSIGO RECUPERA A GASOLINA MISTURADA
BOA TARDE TO COM SEGUINTE DUVIDA PATRÃO MISTURO ÁLCOOL 46º COM GASOLINA SERA QUE EU CONSIGO SEPARA ÁLCOOL DA GASOLINA PRA APROVEITA AMESMA
Sim!
Acrescente bastante água à mistura, agite bastante, e deixe descansar por várias horas. O álcool vai misturar com a água, e separar a gasolina. A gasolina pura vai ficar na parte de cima do recipiente, então, vc vai ter que drenar por baixo a água misturada com o álcool. Detalhe: após esse procedimento, mesmo a álcool já misturado à gasolina lá na refinaria será removido e o que sobrar será uma gasolina mais pura que o encontrado na bomba do posto de gasolina.
Propagandas em excesso… só com AdBlock!
é necessário a total garantia de ter gasolina em araxa e em toda a estrada(o que ninguem tera)…. o caminho correto é o adiamento!
— não há condições mínimas de conforto e segurança para a realização do evento !!! Infelizmente, a greve dos caminhoneiros, mesmo que termine neste momento, é um problema sistêmico, que supera em muito a capacidade de gerenciamento, e trará reflexos inevitáveis nos próximos dias.
Sendo assim, remarquem a data, mantendo todas as suas características!
nao existe mais clima alguma para nada!
Tinha um monza 88 e as vezes ficava no prego e colocava alccol de supermermado e pronto saia do prego.
gostaria de ter lido a matéria, pena que as propagandas não deixaram !
Existe também álcool absoluto, 99GL
Tem que ser o 96 GL
Corria o ano de 1985, governo do marimbondo Sir Ney (como dizia o Millor), tinha um fusquinha a álcool. Num fim semana depois de uma viagem o tanque tava na reserva. Foi neste glorioso desgoverno que os postos fechavam às 20 hs e nos fins de semana. Não tive dúvida, fui à farmácia mais próxima e comprei 10 litros de álcool. Funcionou que foi uma beleza.
Se o álcool de 54 GL não acende nem churrasqueira, que dirá servir como combustível.