Seis dicas que NÃO funcionam para economizar combustível

Não adianta nem tentar apostar nos economizadores, usar a banguela ou abastecer no horário mais frio do dia!

Por AutoPapo 25/05/18 às 10h12

Os combustíveis estão caros. Metade do preço da gasolina é imposto… O diesel não fica longe: os tributos representam 30% do valor do litro. As receitas para diminuir o consumo aparecem aos montes na internet e nos grupos de WhatsApp. Diferentemente do que você vai ver e receber por aí, listamos as dicas que NÃO funcionam para economizar combustível. Assim, você não é enganado – e não perde tempo.

1. Gasolinas Premium e Podium não ajudam

Se seu carro não é um esportivo e nem tem um super motor de alta compressão (e potência), não adianta abastecer com gasolina Premium ou Podium.

Até é possível melhorar o consumo do seu carro, mas não acredite em tudo que lê por aí! Listamos algumas inverdades que prometem economizar combustível.

2. Banguela é coisa de cabeça oca

Não adianta jogar ponto-morto nas longas descidas para diminuir o consumo. Nos carros modernos, que são equipados com injeção eletrônica, essa prática até aumenta o gasto de combustível.

3. É automático, mas não mágico quando o assunto é economizar combustível

A caixa automática convencional não reduz o consumo. Pelo contrário: aumenta. O câmbio automatizado (Dualogic, I-Motion, etc) não gera essas perdas, desde que o motorista não abuse do acelerador.

Até é possível melhorar o consumo do seu carro, mas não acredite em tudo que lê por aí! Listamos algumas inverdades que prometem economizar combustível.

4. Pequenos também podem ser beberrões

Motor de menor cilindrada não é, necessariamente, sinônimo de menor consumo. Carro com motor 1.0 pode beber até mais que um 1.3, pois obriga o motorista a pisar fundo em determinadas situações. Mas é verdade que os novos motores dotados de tecnologia moderna, como os tricilíndricos, turbinados e com injeção direta, deixam o carro mais econômico.

5. Economizador é p-i-c-a-r-e-t-a-g-e-m

Imediatamente após o anúncio de aumento do preço do combustível, surgiram também os “milagrosos” economizadores. Não acredite em nenhum deles, seja nos que se adaptam junto ao circuito de combustível, seja nos conectados ao sistema elétrico do motor. Não caia também no conto do chip: aquele que a oficina diz reprogramar na central eletrônica para economizar combustível.

Até é possível melhorar o consumo do seu carro, mas não acredite em tudo que lê por aí! Listamos algumas inverdades que prometem economizar combustível.

6. Abastecer no frio 

A densidade dos combustíveis sofre alteração com a variação de temperatura. É preciso considerar, no entanto, que os combustíveis são expostos à variação de temperatura por muito pouco tempo, só enquanto o carro é abastecido, e que tanto a gasolina quanto o etanol são acondicionados em tanques subterrâneos isolados termicamente. Ou seja, abastecer de manhã ou em dias frios não representa economia. Para entender melhor, leia a matéria.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    washington 29 de maio de 2018

    O “especialista” se equivocou com o comentário pois os veículos equipados com injeção eletrônica que monitoram a velocidade do veículo, rotação do motor e posição do corpo de borboleta. Com esses sinais ela realiza uma estratégia chamada cut off. que tem a função de diminuir a emissão de poluentes e diminuir o consumo de combustível.

  • Avatar
    José Couto 29 de maio de 2018

    “Banguela é coisa de cabeça oca” É impressionante, mas assisti agora há pouco no Fala Brasil da RECORD, um “especialista” dizendo para “jogar” o carro no ponto morto um pouco antes de parar no semáforo, isso para economizar combustível. Brincadeira hein “especialista”? Além de não economizar aumenta o risco, ou seja, diminui a segurança. Onde esse “especialista” estudou?????????

  • Avatar
    Carlos Alberto 26 de maio de 2018

    Excelente artigo, parabéns

Avatar
Deixe um comentário