Valores das alíquotas ao redor do país variam de 0,5% a 7% de acordo com o tipo de veículo e a determinação do governo estadual
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das despesas que mais pesa no bolso do condutor brasileiro. Mas, o que muitos motoristas não sabem é que o valor desse imposto varia de estado para estado de acordo com o valor da alíquota estabelecida pelo governo estadual.
Os motoristas do Paraná, por exemplo, podem comemorar, pois foi anunciada uma redução massiva de até 45% no tributo. Enquanto isso, outros estados gradativamente aumentam a taxa que deixa o imposto mais caro a cada ano.
VEJA TAMBÉM:
Confira a seguir quais as alíquotas mais baratas e mais caras do Brasil, que podem variar de acordo com o tipo de veículo (ciclomotores, motocicletas, veículos de passeio, ônibus, caminhões, veículos elétricos e híbridos, etc.) :
A base de cálculo do IPVA consiste no valor de mercado do veículo multiplicado pela alíquota estadual. No caso do carro usado, por exemplo, é considerado o preço médio praticado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança.
Normalmente é levado em consideração a cotação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). O carro zero, por sua vez, tem como referência o valor da nota fiscal.
No caso de carro antigo importado diretamente por consumidor, aplica-se, como a base de cálculo, o preço que consta no documento de desembaraço aduaneiro, acrescido dos demais tributos e encargos, ainda que não recolhidos pelo importador.
Dessa forma, um carro de com valor de mercado de R$ 100 mil no estado do Paraná, com alíquota de 1,9%, terá um IPVA de R$ 1.900 , por exemplo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |