Alpine A290: conheça a reencarnação nervosa do Renault 5

Divisão esportiva da Renault apresenta compacto elétrico inspirado na versão endiabrada do lendário R5 Turbo que faz de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos

alpine a290 2024 azul movimento
Alpine A290 compartilha base e carroceria com o moderno Renault 5 E-Tech (Fotos: Alpine | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 14/06/2024 às 10h03

Todo fabricante tem um carro para marca sua história. Na Renault, esse automóvel foi o 5, ou R5, como também era conhecido. Um compacto que chegou ao mercado em 1972, com formas retilíneas e se tornou um sucesso de vendas que ficou em produção até 1996.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Prestes a completar 50 anos de seu lançamento, a marca francesa apresentou um conceito inpirado no R5. A versão definitiva (5 E-Tech) foi revelada no início do ano como sucessor do Zoe, com versões de 120 e 150 cv. Mas faltava um legítimo sucessor do R5 Maxi Turbo, versão aluscinante com motor central que correu no Grupo B da FIA.

Mas essa gafe histórica foi corrigida com o novíssimo o novíssimo Alpine A290. Trata-se basicamente do mesmo compacto, mas com motores mais potentes.

alpine a290 2024 azul frente teto
Faróis auxiliares são marca registrada da marca esportiva da Renault

O A290 será oferecido com unidades de 180 cv e 220 cv e 30 kgfm de torque. Infelizmente, ao contrário do R5 Turbo, a tração do carrinho é dianteira, assim como na versão Renault.

Mas isso não importa, fato é que o A290 tem pegada mais esportiva que o primo com emblema da Renault. O visual também é mais arrojado, com faróis auxiliares destacados, novos para-choques, kit aerodinâmico e acabamento exclusivo na versão GTS.

O esportivo de apenas 3,99 m de comprimento conta com pneus Michelin Pilot Sport e pesa menos de 1,5 tonelada, alimentado por baterias de 52 kWh com promessa de 380 km de autonomia. Já seu motor é capaz de entregar aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos.

alpine a290 2024 azul traseira lateral teto
Para-lamas alargado e os vincos nas portas traseiras são referências claras do Renault R5 Turbo

Alpine A290 por dentro

Por dentro, o interior tem apelo mais esportivo que no primo da Renault. Mas a instrumentação é basicamente igual, com quadro de instrumentos agregado ao multimídia. Apesar de não resgatar o exótico volante do R5 original (em forma de L), o A290 conta com várias teclas destacadas, como ajuste de regneração (modo One Pedal), modo de condução e um chamativo botão vermelho com a sigla OV. Trata-se de um botão que libera todas as retrições para momentos de ultrapassagem.

alpine a290 2024 azul interior
Quadro de instrumentos integrado com multimídia se tornou cada vez mais corriqueiro nos automóveis atuais

É como aquele botão do nitro dos filmes de perseguição. Serve para imprimir uma dramaticidade na hora da manobra. O motorista se vira para o lado e diz: “se segura meu bem, pois vamos decolar!”.

A edição, com pintura em azul, terá apenas 1.955 unidades produzidas em alusão ao ano de fundação da marca criada por Jean Rédélé.

Assim, o A290, assim como 5 E-Tech, chegam para ampliar o nicho de compactos elétricos inspirados em modelos do passado. Hoje, Mini e Fiat bebem dessa fonte com Cooper SE, e 500e e Topolino.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário