Alpine A290: conheça a reencarnação nervosa do Renault 5
Divisão esportiva da Renault apresenta compacto elétrico inspirado na versão endiabrada do lendário R5 Turbo que faz de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos
Divisão esportiva da Renault apresenta compacto elétrico inspirado na versão endiabrada do lendário R5 Turbo que faz de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos
Todo fabricante tem um carro para marca sua história. Na Renault, esse automóvel foi o 5, ou R5, como também era conhecido. Um compacto que chegou ao mercado em 1972, com formas retilíneas e se tornou um sucesso de vendas que ficou em produção até 1996.
VEJA TAMBÉM:
Prestes a completar 50 anos de seu lançamento, a marca francesa apresentou um conceito inpirado no R5. A versão definitiva (5 E-Tech) foi revelada no início do ano como sucessor do Zoe, com versões de 120 e 150 cv. Mas faltava um legítimo sucessor do R5 Maxi Turbo, versão aluscinante com motor central que correu no Grupo B da FIA.
Mas essa gafe histórica foi corrigida com o novíssimo o novíssimo Alpine A290. Trata-se basicamente do mesmo compacto, mas com motores mais potentes.
O A290 será oferecido com unidades de 180 cv e 220 cv e 30 kgfm de torque. Infelizmente, ao contrário do R5 Turbo, a tração do carrinho é dianteira, assim como na versão Renault.
Mas isso não importa, fato é que o A290 tem pegada mais esportiva que o primo com emblema da Renault. O visual também é mais arrojado, com faróis auxiliares destacados, novos para-choques, kit aerodinâmico e acabamento exclusivo na versão GTS.
O esportivo de apenas 3,99 m de comprimento conta com pneus Michelin Pilot Sport e pesa menos de 1,5 tonelada, alimentado por baterias de 52 kWh com promessa de 380 km de autonomia. Já seu motor é capaz de entregar aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos.
Por dentro, o interior tem apelo mais esportivo que no primo da Renault. Mas a instrumentação é basicamente igual, com quadro de instrumentos agregado ao multimídia. Apesar de não resgatar o exótico volante do R5 original (em forma de L), o A290 conta com várias teclas destacadas, como ajuste de regneração (modo One Pedal), modo de condução e um chamativo botão vermelho com a sigla OV. Trata-se de um botão que libera todas as retrições para momentos de ultrapassagem.
É como aquele botão do nitro dos filmes de perseguição. Serve para imprimir uma dramaticidade na hora da manobra. O motorista se vira para o lado e diz: “se segura meu bem, pois vamos decolar!”.
A edição, com pintura em azul, terá apenas 1.955 unidades produzidas em alusão ao ano de fundação da marca criada por Jean Rédélé.
Assim, o A290, assim como 5 E-Tech, chegam para ampliar o nicho de compactos elétricos inspirados em modelos do passado. Hoje, Mini e Fiat bebem dessa fonte com Cooper SE, e 500e e Topolino.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |