Permissão para alterações em rodas, pneus e suspensão é rejeitada
Relator da proposta que queria autorização para modificações em elementos estruturais afirma que customização coloca em risco a segurança dos veículos
Relator da proposta que queria autorização para modificações em elementos estruturais afirma que customização coloca em risco a segurança dos veículos
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 2623/19, que permite, nos termos definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que sejam modificados elementos estruturais dos automóveis, como suspensão, rodas e pneus.
Apresentada pelo deputado Giovani Cherini (PL-RS), a proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro, com o argumento de que a customização de carros é “extremamente popular”.
LEIA MAIS
O parecer do relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), foi contrário ao projeto e ao PL 5236/19, apensado. O parlamentar avaliou:
De fato, a prática de se modificar automóveis é antiga, motivada principalmente pela estética e pela sensação de exclusividade que a personalização proporciona. Contudo, a vaidade, ou o legítimo retorno financeiro de alguns empreendedores, não pode se sobrepor ao interesse coletivo na busca da segurança veicular no trânsito.
“A alteração na suspensão ou no conjunto de rodas e pneus é frequentemente associadas a acidentes, geralmente fatais”, acrescentou o relator. Segundo ele, centenas de acidentes são causados por modificações nesses componentes do automóvel, “seja pela utilização de material de baixa qualidade, por falha na execução dos serviços ou, simplesmente, por incompatibilidade da modificação com as características estruturais do veículo”.
De caráter conclusivo nas comissões, a proposta será arquivada, a não ser que haja recurso contrário.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Uma vergonha trabalhar igual eu trabalhei pra conquistar meus sonhos aí quando adquiro minhas rodas com tanta batalha e n posso uza Las por causa de um político q n tem oq fazer , ??esse nosso Brasil tá cada dia mais porqueira , vc compra seu bem , mas nada é seu , vc n pode fazer nada sem ser humilhado primeiro
Na minha opinião . O carro e seu , trabalhou e comprou e tem o direito de usar como quiser . Que graça tem ter um bem e não poder mandar .
Um cara tem um sonho, estuda, cursa engenharia, rala pra c@r@lho a vida inteira, consegue uma vaga numa montadora, participa do projeto de um carro. Esse carro passa por rigorosos testes dinâmicos e de segurança e é colocado no mercado. Aí vêm vossas excelências os “customizadores” e modificam tudo, travam o trânsito pq essas merdas não passam nas lombadas nem empurradas e vêm reclamar dos enquadros kkkk. Pátio é pouco. Pega a via azul e vai pra casa a pé
O referido deputado tem investido sua energia em defender temas “relevantes”…
Esse cara deve ser um frustrado. Vou continuar com meu carro baixo e com rodão.
Como um carro rebaixado todo cuidado pelo dono vai causar acidentes se os caras andam abaixo de 60 km hora pra não estragar seu bem kkkkk
Sabe de nada esse cara .
Na minha opinião acidente grave acontece até com rodas original também que vale e o motorista só querem ganhar dinheiro com agente deviam proibir os leds de fabrica também porque que agente não podemos colocar nós nossos carros
Na minha opinião . O carro e seu , trabalhou e comprou e tem o direito de usar como quiser . Que graça tem ter um bem e não poder mandar .
O problema não é a customização e sim a customização porca. É a mesma coisa do farol. Por causa de gente que coloca LED e xenon porcaria que cega todo mundo ninguém mais é autorizado a alterar a lâmpada, mesmo que seja infinitamente melhor do que a original.
A alteracao da suspensão e amparada pela resolução 282/contran o que em minha opinião é um erro craso, gera uma insegurança jurídica.
Quanto a alteração de rodas e pneus e vedado pela referida resolução!
Esses caras que não deixa é pq eles são as pessoas que comem o nosso dinheiro pra legalizar
Eu não concordo com a opinião sobre customização ser a causa de acidentes. Na verdade o que causa muitos acidentes com vítimas fatais são irresponsáveis beberem e dirigir em auta velocidade. Pois quem trabalha com customização tem seus produtos certificado testado antes de serem utilizados pós rodas e pneus mais largos deixam o veiculo com mas estabilidade o carro fica mas no chão.voltando a causa de acidentes um outro motivo são rodovias esburacadas. Mal sinalizadas. Por conta dos desvios de dinheiro que muitos desse engravatados de Brasília embolso em sua cuecas e contas em nome de laranjas
Concordo plenamente!!!
Ele tinham que entrar com uma lei de proibição de ruas mal pavimentadas.
Meu carro é rebaixado e rodas maiores que as originais tudo legalizado.
Queria saber o perigo dessas alteração,a não ser os buracos na rua…?
Os carro de stock car só deveriam fazer alterações no motor,pq altura e rodas é um risco pros pilotos…
(Pq os carros são colado no chão e as rodas 18×10.5 furacão 5×120)e essas medidas são dos carro apresentado nas corrida… como Corolla,cruze,Civic todos fora do padrão original…
Boca fechada não entra mosca.
Na minha opinião acidentes graves acontece até com o carro original vai de cada motorista infelizmente sempre tem um que quer se a mostrar, modificamos pq gostamos não para desafiar a lei, deveria rever isso e apoiar quem curti.
Na minha opinião, c vc passa por uma vistoria isso significa q vc está dentro das normas exigidas pela (contram)
Só acho q esses políticos deveriam focar seus objetivos em assuntos de mais importância como saúde e educação, q por sinal está um caos em todo país, agora se a pessoas é irresponsável em colocar produto do seu carro de baixa qualidade, isso é um risco ele sendo modificado oh não isso depende de cada pessoa e de sua situação financeira, todos nós sabemos q morrem muitas pessoas em trânsito, mais e sinal de irresponsabilidade de motoristas q respeitam as leis de trânsito.
FC aq uma dica para esses parlamentares q não tem nd pra fazer e fica querendo mudar as leis q foram aprovadas, vão tentar mudar esse país com tanto roubo nos cofres públicos, e não venham tirar o sonho de muitos q e6 ter um carro modificado q por sinal não é crime desde q seja legalizado,…. FC a dica deu deputado ????
Ja que esta proibido modificar as rodas dos veiculo que tem veiculo com aro 13 simplesmete tera que para de usar o mesmo porque os pneu aro 13 ficou igua encontra ouro no pais
Não entendi nada desse proposta, meu carro é modificado e legalizado no Detran e inmetro com rodas e suspensão a ar no documento. A proposta era fazer as modificações sem ter que passar por vistoria?
Seria uma boa se aprovasse essa lei , é muita burocracia para fazer a legalização
Eu só acho que carro rebaixado não é crime , agente que tem o carro modificado e descriminado mesmo tendo o carro legalizado ,sempre quando e parado o enquadro e mais enteressante pros policiais.
Pelo meu ponto de vista 80% dos carros customizados são bem cuidados pelos seus donos que envestem muito neles .
Gosto é igual * cada um tem o seu kk
O problema não as pessoas que fazem alterações comuns, como rodas certificadas no mesmo diâmetro, LED correto só no farol com produto com iluminação adequada certificação do Inmetro… o problema é a ”Manolagem” descaracterizam os veículos completamente, e por causa destes.. todos pagam.
Ué se existe empresa para certificar a segurança dos veículos exemplo a certificação de segurança veicular CSV que está autorizada a fazer essa vistoria … Simplesmente, se o carro não cumpre os quesitos de segurança não aprova e pronto . Mas se cumpre todos os requisitos ..porque proibir ?! Se vamos falar em segurança tira os caminhões sucatas que rodam nas estradas …. Façam um asfalto decente aí voltamos a conversar de segurança né hipócritas da política!